Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Presidente da Suprema Corte da Argentina é Doutor Honoris Causa pela UFRGS

Presidente da Suprema Corte da Argentina é Doutor Honoris Causa pela UFRGS

Ricardo Luis Lorenzetti e reconhecido mundialmente como um dos maiores juristas da nova geração
12/05/2014 13:40

Galeria de imagens

Conhecido como “amigo dos vulneráveis” por sua luta para garantir, juridicamente, proteção básica a esse grupo de pessoas, Ricardo Luis Lorenzetti recebeu na manhã de hoje, dia 12, o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O homenageado é presidente da Suprema Corte da Argentina, professor titular da Universidade de Buenos Aires, reconhecido mundialmente como um dos maiores juristas da nova geração, tendo influenciado com seu pensamento humanista e social a renovação do Direito Privado (Direito Civil, Direito Comercial e do Consumidor) no Brasil e na Argentina, assim como em vários países latino-americanos.

A cerimônia, realizada na Sala dos Conselhos, foi presidida pelo vice-reitor Rui Oppermann e contou com a presença de diversas autoridades do meio jurídico brasileiro, do Consulado Argentino na capital, de professores de vários países como Uruguai, Argentina, França e Reino Unido, além de docentes, alunos, servidores, amigos, admiradores e familiares do argentino. Em sua saudação inicial, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, parabenizou Lorenzetti por conseguir conciliar com tanta eficiência sua condição de presidente da Suprema Corte e as atividades acadêmicas.

Orador da solenidade, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Antônio Benjamin discorreu sobre a brilhante carreira de Lorenzetti e sobre seu importante legado para a área jurídica de toda América Latina. Destacou, no entanto, o fato de receber o título da UFRGS “uma das mais importantes e sérias instituições de ensino superior do país e que serve de modelo em muitos estados”, bem como o fato de a honraria ter sido proposta pela professora Claudia Lima Marques, à qual se referiu como a mais importante jurista do Brasil. A mentora da ideia de conceder o título também foi homenageada pelo vice-reitor. Em relação ao novo Doutor Honoris Causa, ele ressaltou que “sua doutrina contribuiu de maneira relevante para a criação de cursos de pós-graduação na UFRGS” e falou sobre a honra que é para a Universidade tê-lo há 15 anos atuando na Faculdade de Direito como professor e orientador no Programa de Pós-graduação.

Inúmeras vezes premiado, condecorado e homenageado e detentor de nove títulos em outros países, ao receber o primeiro de uma instituição brasileira, Ricardo Lorenzetti disse ser uma honra ser agraciado pela “mais prestigiosa universidade do Brasil, um país irmão”. Disse que precisava agradecer o Supremo Tribunal Federal e a Corte Superior de Justiça porque “agora estamos em estreita colaboração” e explicou o projeto do código civil argentino que está em fase de aprovação, considerado inovador e transformador. Antes de encerrar sua manifestação, agradeceu a oportunidade de estabelecer contatos acadêmicos, a integração com os profissionais da UFRGS e por ter aprendido muito.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul