Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Prevenção é o foco da campanha Setembro Amarelo na UFRGS

Prevenção é o foco da campanha Setembro Amarelo na UFRGS

Ao longo do mês, ações propõem divulgação de informações sobre saúde mental e suicídio
03/09/2020 20:08

Prestes a completar seis meses de atividades presenciais interrompidas por conta do necessário distanciamento social, a comunidade universitária tem se mobilizado para enfrentar as consequências da pandemia em todas as frentes. O Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde (CIPAS), órgão auxiliar do Instituto de Psicologia da UFRGS, mantém atualizações de apoio no site Saúde Mental, desenvolvido em parceria com o GT de Saúde Mental do Discente e o Departamento de Atenção à Saúde da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Lá estão disponíveis informações sobre temas de prevenção e cuidado, incluindo, por exemplo, materiais sobre saúde mental e a pandemia do novo coronavírus. Neste mês, a exemplo do que vem fazendo desde 2015, a Universidade adere à campanha Setembro Amarelo, realizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria, com o objetivo de prevenção do suicídio.

No momento, em tempos de home office e de Ensino Remoto Emergencial (ERE) – quando a promoção da saúde mental está na ordem do dia – o portal ganhou maior relevância. Idealizado para auxiliar estudantes, técnicos e professores, reúne informações e conteúdos sobre as principais condições psicológicas, bem como sobre conceitos importantes para se compreender a inclusão e a diversidade. A partir do consenso que a atenção à saúde mental é determinante para aproveitamento no ERE, conforme destaca a matéria publicada na edição desta semana do Jornal da Universidade, será realizada uma série de ações. A primeira delas é uma campanha via redes sociais que se inicia nesta semana, partindo da compreensão que o distanciamento social não é sinônimo de isolamento social ou afetivo. Um conjunto de cards será postado nas redes sociais da UFRGS, incentivando, entre outros aspectos, o reconhecimento e o respeito aos limites de cada um e o estímulo para que as pessoas cuidem uma das outras e fiquem atentas aos sinais de que alguém está em sofrimento.

A Rádio da Universidade e a UFRGS TV também vão produzir conteúdos direcionados ao cuidado com a saúde mental e à prevenção do suicídio. A temática também será abordada por meio de uma capacitação oferecida aos servidores (docentes e técnicos) no dia 18 de setembro, das 10h às 12h, através da Plataforma Mconf. O encontro formativo pretende criar um espaço de reflexão sobre saúde mental de discentes no período de ensino remoto, debatendo as alternativas e formas de acolhida neste momento. O curso, viabilizado pela Escola de Desenvolvimento de Servidores da UFRGS, está com inscrições abertas até o dia 13 deste mês na página da EDUFRGS.

Onde buscar ajuda

O site da Saúde Mental da UFRGS apresenta uma série de instituições de assistência psicológica e psiquiátrica que oferecem o atendimento social e de forma online, no link: https://www.ufrgs.br/saudemental/buscando-ajuda/buscando-ajuda-durante-a-pandemia/. O atendimento do CVV é realizado por chat, telefone e e-mail: https://www.cvv.org.br/.

Acompanhe as atualizações nas redes sociais da UFRGS e no site www.ufrgs.br/saudemental.

Conheça também o Pega Leve Saúde Mental do Estudante Universitário.

Confira reportagem da UFRGSTV sobre o tema:

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000