Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Projetos da Enactus UFRGS recebem prêmio de empreendedorismo sustentável

Projetos da Enactus UFRGS recebem prêmio de empreendedorismo sustentável

09/03/2020 16:41

Dois projetos liderados pelo time Enactus UFRGS receberam o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, que reconhece projetos de empresas, pessoa física e estudantes, cuja atuação sirva de referência para o desenvolvimento sustentável e que promova impactos positivos na sociedade. Na categoria Empreendedorismo Educacional, o Programa Crescer foi vencedor na modalidade graduação, e na Empreendedorismo Econômico, o Projeto Heley (antigo Projeto Acolhida) recebeu menção honrosa.

Em sua 13º edição, a premiação contou com 48 projetos finalistas de 13 estados com ideias e projetos de empreendimentos sustentáveis desenvolvidos nas categorias Ambiental, Econômica, Social e Educação. Além da premiação “Liderança Globalmente Responsável”. A cerimônia de premiação foi realizada em Curitiba, no início de fevereiro.

Sobre os projetos premiados

O Programa Crescer surgiu no primeiro semestre de 2018 através da parceria entre a Enactus UFRGS e a loja Drive Viamão da rede Mc Donald’s. O projeto objetiva ensinar empreendedorismo para estudantes de escolas públicas de Porto Alegre e região metropolitana, auxiliando-os a criar uma miniempresa. No seu primeiro ano, o projeto foi implementado em duas escolas, consistindo em aulas teóricas que abordaram gestão financeira, pesquisa de mercado, sustentabilidade e marketing, além de aulas práticas que focaram no desenvolvimento de um produto. Ao final dos ciclos realizados, uma das escolas finalizou sua miniempresa com sucesso, organizando uma feira para realizar a venda do que foi produzido.

Participantes: Isabelle Alves - Graduanda em Engenharia Química, Carolina Patussi - Graduanda em Design Visual, Janaína Quadros - Graduanda em Administração, Alexsandra Dias - Graduanda em Medicina Veterinária, Murilo Lencina Priebe - Graduando em Relações Internacionais, Samuel Silva - Graduando em Engenharia Metalúrgica, Vanessa Castro - Graduanda em Farmácia.

O Projeto Heley (antigo 'Projeto Acolhida') é uma colaboração do time Enactus UFRGS com a “SOS – Casas de Acolhida”, uma organização de proteção e acolhimento a crianças e adolescentes que foram vítimas de violência. Ao ver a oportunidade de desenvolver uma ação empreendedora, o time, em contato com a comunidade, organizou um projeto que visa a autonomia financeira da instituição com ações que contemplem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para isso, foram propostas quatro frentes: uma campanha de marketing para aumentar a visibilidade das casas no Instagram, a promoção de uma cultura de organização e transparência na organização, a implementação de uma ferramenta de apadrinhamento virtual, e um projeto de corte de gastos com energia elétrica e de instalação de fontes de energia limpa. Desde abril de 2019, a campanha de marketing está sendo posta em prática e uma seção de transparência de gastos já foi incluída no site da SOS. Como resultado, o número de seguidores na rede social aumentou 448% e o engajamento teve uma melhora. Em seguida, será dado início à implementação do apadrinhamento virtual e à prospecção de empresas e parcerias para ser instalada a nova fonte de energia nas casas.

Participantes: Renê Barbosa - Graduando em Engenharia Química, Caetano Setti - Graduando em Administração, Camila Farias - Graduanda em Pedagogia, Felipe Branco - Graduando em Administração, Gustavo Santos Graduando em Direito, João dos Santos - Graduando em Relações Internacionais, Pedro dos Santos - Graduando em Relações Internacionais.

Sobre a Enactus UFRGS

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que busca fomentar o empreendedorismo social no meio universitário por meio dos mais de 1700 times espalhados por 36 países, e, no Brasil, a Enactus já impactou mais de 10.000 pessoas com seus mais de 100 times. O time Enactus UFRGS é o único no Rio Grande do Sul composto por 26 estudante da UFRGS e 4 projetos.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000