Você está aqui: Página Inicial Notícias Ranking Web coloca UFRGS em posição de destaque

Ranking Web coloca UFRGS em posição de destaque

Universidade é listada como a 4ª instituição brasileira e a 7ª na América Latina em disponibilização de conteúdos na Internet
16/02/2017 09:40

Foi divulgado recentemente mais uma edição do Ranking Web of University (Webometrics.com), que avalia a relação entre atividade/presença e visibilidade/impacto do conteúdo divulgado na Internet de universidades de todo o mundo. A UFRGS está na 4ª posição entre as instituições brasileiras no ranking, sendo a 7ª da América Latina e a 357ª no mundo.

O Cybermetrics, laboratório que elabora o levantamento, é ligado ao Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), da Espanha. Ele desenvolveu métodos de análise quantitativa e vem produzindo indicadores que permitem medir a atividade científica na Internet. A qualidade dos conteúdos difundidos é medida a partir de uma espécie de referendo virtual que conta quantas menções a domínios da universidade são feitas por terceiros. A prática de apontar para a produção disponível nos sites das universidades é uma forma de reconhecimento do prestígio institucional, do valor da informação e da utilidade dos serviços apresentados por essas instituições, e envolve milhões de editores Web em todo o mundo.

Já a atividade é aferida a partir da presença, da abertura e da excelência do material divulgado. Para isso, calcula-se a quantidade de páginas hospedadas sob o domínio (endereço) principal da universidade, seus esforços em disponibilizar pesquisas a partir de repositórios digitais próprios, e os índices de citação de uma parte considerável dos estudos em seus respectivos campos científicos.

Repositórios – Webometrics também classifica os repositórios digitais das Instituições. O Lume, repositório da UFRGS, foi listado como o 2º melhor do Brasil e da América Latina (atrás apenas da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP) e como o 42º do mundo. No Ranking Web of World repositories, são avaliados especificamente os portais de acesso a coleções digitais mantidos por instituições de ensino e de pesquisa do mundo. A intenção é aferir a visibilidade das produções e valorizar as iniciativas de promoção de acesso livre às publicações científicas e acadêmicas.

O Lume, repositório digital da UFRGS, conta com cerca de 28 mil teses e dissertações, defendidas na Universidade, além de mais de 16 mil trabalhos de conclusão de curso de graduação e 5 mil trabalhos de conclusão de especialização. Estão disponíveis, ainda, mais de 15 mil artigos de periódicos; centenas de livros e capítulos de livros, entrevistas, patentes e, ainda, mais de 28 mil trabalhos apresentados em eventos, entre outros. Gradativamente são incorporados novos acervos, tais como, da Rádio da Universidade, do TelessaúdeRS e os recursos educacionais o que vem contribuindo para maximizar a visibilidade do Lume, nacional e internacionalmente.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000