Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Startup de pesquisadora da UFRGS recebe prêmio Mulheres Inovadoras

Startup de pesquisadora da UFRGS recebe prêmio Mulheres Inovadoras

Ziel Biosciences atua nas áreas de saúde da mulher e oncologia. Premiação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação visa estimular startups lideradas por mulheres
27/08/2020 12:46

A Ziel Biosciences foi uma das cinco empresas selecionadas no Programa Mulheres Inovadoras, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Graduada na Incubadora Empresarial do Centro de Biotecnologia do Rio Grande do Sul (IECBiot) da UFRGS, a startup é dirigida pela professora colaboradora do PPG Ciências Biológicas: Farmacologia e Terapêutica da Universidade Caroline Brunetto de Farias. Além disso, atualmente é vinculada ao Parque Científico e Tecnológico da UFRGS, o Zenit.

A cerimônia de premiação ocorreu nesta quarta-feira, 26, em Brasília. Voltada às áreas de saúde da mulher e oncologia, a empresa é a única de fora de São Paulo dentre as cinco selecionadas para o prêmio.

Caroline explica que um dos produtos desenvolvidos pela Ziel é um kit de rastreamento de câncer de colo do útero. O kit é composto por um autocoletor de secreção vaginal, similar a um aplicador de pomada, e de um autoteste, parecido com um exame de gravidez. Dessa forma, a mulher pode coletar sua própria secreção vaginal e realizar o teste. Caso o exame aponte alguma alteração, ela deve procurar atendimento médico.

O autocoletor já foi validado e está em fase de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As pesquisadoras da Ziel realizaram estudos preliminares sobre o autoteste e a Fundação Osvaldo Cruz validou a tecnologia, mas ainda é necessário promover mais estudos sobre a eficácia.

“O nosso objetivo com esse produto é aumentar o acesso ao rastreio de câncer de colo de útero”, esclarece a pesquisadora. “Hoje, no Brasil, temos cerca de 50 milhões de mulheres em idade de rastreio, mas apenas 20% delas fazem esse rastreamento. Isso ocorre por diversos motivos, como falta de acesso, por exemplo”, acrescenta.

Outro produto desenvolvido pela Ziel é um kit de avaliação personalizada de diferentes tratamentos para câncer. A partir de uma amostra de medula óssea do paciente, o teste avalia, entre os 25 fármacos mais frequentemente usados no tratamento de leucemias e linfomas, qual deles obtêm melhores resultados para o tumor naquela pessoa. Assim, é possível saber quais os medicamentos são mais adequados para cada indivíduo.

Sobre o prêmio - Criado pelo MCTI e pela Finep, o Prêmio Mulheres Inovadores tem como objetivos estimular startups lideradas por mulheres e contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional. Nesta primeira edição, se inscreveram 223 empresas de todo o país. Dessas, 21 foram selecionadas para participar de mentorias, coaching e incremento de planos de negócio, o que ocorreu em junho deste ano. “Foi um processo intenso, de muito aprendizado. Após essa rodada, nós apresentamos nossos projetos para uma banca, que selecionou as cinco vencedoras”, conta Caroline. Cada uma das cinco empresas selecionadas recebeu um prêmio de R$ 100 mil. Além disso, pelos próximos dois anos, as startups passam por um acompanhamento da Finep, ajudando a expandirem seus negócios.

Essa iniciativa certamente nos ajuda a ir para o mercado, a precificar nossos produtos, enfim, é um grande aprendizado para nós”, relata a pesquisadora, que completa: “E, para nós, também é uma honra e um orgulho que a Ziel tenha começado e seja vinculada à UFRGS”.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000