Pele, órgãos e pensamentos de um corpo-professor: traços iniciais de uma intenção de pesquisa de Marcelo Feldhaus


O presente texto integra a intenção de pesquisa de meu doutoramento que visa promover reflexões acerca da imagem da escola e do ensino da arte na atualidade como campo expandido, enquanto corpo orgânico de potência que constrói formas de vida, modos de existência nas dimensões ética, estética e política. Os traços desta escrita desenham-se como um conjunto de intenções de um corpo-professor e é reflexo dos registros descritos em meu memorial descritivo e anteprojeto de tese apresentados durante o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação da UFRGS, no primeiro semestre de 2017. Interessa-me pensar, enquanto método, a pesquisa educacional baseada em arte a a/r/tografia, que propõe formas de escrita para além da palavra, pensando a imagem enquanto texto, potência carregadas de visibilidades e invisibilidades aparentes.

Palavras-chave: pesquisa em arte; corpo-professor; metodologia; a/r/tografia.

FELDHAUS, Marcelo. Pele, órgãos e pensamentos de um corpo-professor: traços iniciais de uma intenção de pesquisa . CRIAR EDUCAÇÃO, Criciúma, v.7, n.1,p.1-12, 2018. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/4168/3880

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

And thoughts of a teacher-body: initial traits of a research purpose skin, organs

This text is a research purpose of my doctoral degree that aims at reflecting on school and Arts teaching images as an extended field nowadays, while an organic body with power, which builds ways of life and ways of existence in ethical, aesthetics and political dimensions. Traits of this writing become a group of intentions of a body-teacher and it replicates registers, descripted in my descriptive memorial and my thesis project, presented during the entrance process at UFRGS Postgraduation Program, in the first semester of 2017. The method is a/r/tography, a kind of educational research based in Arts that purposes ways of writing beyond word, admitting images as text, potencies plenty of visibilities and invisibilities.

Keywords: research in Arts; teacher-body; methodology; a/r/tography

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>