“Escola e arte: que trânsitos são possíveis?” – III Reunião Aberta do Arteversa


DSC_0023

No dia 26 de outubro, no Auditório do Museus de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o Arteversa realizou a III Reunião Aberta com a presença da Profa. Dra. Renata de Oliveira Caetano e Profa. Dra. Andréa Senra Coutinho do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e da Profa. Dra. Luciane Uberti da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O tema da Reunião foi “Escola e arte: que trânsitos são possíveis?”. A partir da pergunta disparadora as Professoras Renata e Andréa apresentaram o “Arte em Trânsito”, um projeto por elas coordenado no Colégio de Aplicação da UFJF; e a Professora Luciane Uberti abordou o tema a partir de sua experiência na formação de docentes no âmbito da UFRGS a partir das potencialidades da arte na educação e na escola.

No evento participaram grupos de pesquisa vinculados a diferentes universidades do Rio Grande do Sul, alunas e alunos dos cursos de Licenciatura da UFRGS e UERGS, e alunas e alunos de diferentes programas de pós-graduação, além das/dos docentes do Colégio de Aplicação da UFRGS.

A “Reunião Aberta” foi uma ação criada em 2016 e tem sido realizada anualmente. A cada ano o grupo escolhe interlocutores para responder uma pergunta gerada a partir das inquietações que perpassam as discussões e debates feitos no âmbito do grupo de pesquisa. Em 2016, foram convidados o Prof. Dr. Marcos Vilella Pereira e a Profa. Dra. Lucimar Bello Frange ; em 2017 a convidada foi a Profa. Dra. Glória Jové Monclús da Universitat de Lleida na Espanha.

Registramos nosso agradecimento ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e ao Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp UFRGS) pelo apoio e parceria na realização desse evento.

DSC_0002

DSC_0024

DSC_0037

DSC_0049

DSC_0060DSC_0034

Crédito das imagens: Ana Marina Coutinho

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>