Wall Art Festival – Por que as paredes das salas de aula precisam ser brancas?


Maki Ohkojima

Vamos falar sobre a história do Big Sky, 2014. Mural de Maki Ohkojima

 

O Wall Art Festival surgiu em 2010 por iniciativa da Japan Foundation, um grupo de artistas Japoneses e Indianos, que uniram as vilas de Sujata e Ganjad ,na Índia, transformando as paredes de suas escolas em pinturas que envolvem os alunos e sua comunidade por alguns dias. O projeto surgiu quando a pedagoga Akiko Ookuni decidiu visitar uma das escolas construídas com dinheiro doado por 50 estudantes japoneses e percebeu a baixa frequência dos alunos. “Nós pensamos que se organizássemos eventos de arte que também estimulassem a criatividade das crianças, isso ajudaria a resolver o problema” contou um dos organizadores do evento.

A ação, que também aconteceu em cidades do Japão como Fukushima e Sakura, busca integrar o artista a vida das crianças levando-o a conviver com elas.

As transformações das salas de aula foram além das paredes: mais de 100 crianças voltaram a uma das escolas, e os professores notaram que as crianças começaram a interagir mais, tornando-se mais receptivas.

No final da semana do festival todas as paredes são pintadas novamente de branco e as pinturas se tornam somente registros fotográficos, para que o próprio vilarejo transforme suas vidas e suas paredes até o próximo festival. E por que isso acontece? Segundo os organizadores, seria impossível preservar as salas de aula pintadas, por que elas são usadas cotidianamente e não deveriam ser preservadas como um museu.

Um dos artistas participantes do WAF, Akira Kamo, a partir da observação de um dos lugares onde o projeto aconteceu diz:

“Entre as 8:00 e 8:05 da manhã há um momento que o sol nasce e brilha sobre tudo. Eu queria pintar isso e dizer a eles (os alunos): talvez vocês não percebam, mas estão vivendo um momento muito bonito”.

As salas de aula criadas neste projeto podem instigar alunos e professores a pensar nas possibilidades de criação existentes em um espaço tão cotidiano e comum.

E se nossas salas de aula também fossem espaços abertos para criação?

 

Akiko Ookuni

Ichiro Endo

Ichiro Endo

Yusuke Asai

Yusuke Asai

 

Maki Ohkojima

Maki Ohkojima

Tushar Vayeda & Mayur Vayeda

Tushar Vayeda & Mayur Vayeda

Rajesh Chaitya Vangad

Rajesh Chaitya Vangad

Maki OHKOJIMA

Maki Ohkojima

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes

http://wafes.net/index2.html

http://indianexpress.com/article/cities/delhi/all-the-walls-a-stage/

Vídeo:


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

One thought on “Wall Art Festival – Por que as paredes das salas de aula precisam ser brancas?