sIG AsSsAN

Apresentação

Os SIGs ou Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups – SIGs) são um espaço de integração por meio do qual se promovem sessões por webconferência, para realização de debates, discussões, aulas, conferências e reuniões de ensino, pesquisas e extensão à distância, em torno das temáticas de interesse do AsSsAN -CR, focadas para diversos atores da rede de parceiros na América do Sul. 

O SIG AsSsAN se propõe a atuar na promoção de projetos e atividades de ensino, pesquisas e extensão de forma articulada entre instituições brasileiras e estrangeiras da América Latina sobre temáticas relacionadas a interfaces entre a soberania e segurança alimentar e nutricional, saúde integral e a agroecologia e sociobiodiversidade em uma perspectiva sistêmica e interdisciplinar. As interfaces entre sociobiodiversidade, agroecologia e a soberania alimentar e a segurança alimentar e nutricional (SSAN) buscam a compreensão da relação dos povos e comunidades tradicionais, camponeses e agricultores familiares com os seus territórios, com o manejo da agrobiodiversidade e com o Direito Humano à Alimentação Adequada. Enfatiza-se a condição da SAN, sua relação com a saúde integral, com a diversidade cultural, a agroecologia, a conservação da agrobiodiversidade, a valorização da sociobiodiversidade, o autoconsumo e processos de interação com mercados e a etnoconservação.

O SIG AsSsAN faz parte dos SIGs que constituem a rede NutriSSAN, plataforma tecnológica de comunicação, interação virtual e cooperação em rede que funciona como uma ferramenta de apoio que favorece a formação, educação permanente, articulação e integração entre pesquisadores, extensionistas, estudantes e sociedade nas estratégias de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN). A iniciativa é uma parceria entre o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a organização social Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), inicialmente articulada em conjunto com o Ministério de Relações Exteriores. A RNP reúne grande expertise diante de experiências anteriores relacionadas à Rede Universitária de Telessaúde e Telemedicina (Rute).

Parceiros

SIG SSANPOPS
Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional de Populações Campesinas,

Tradicionais e Indígenas- da UNILA
Universidade Federal da Integração Latino Americana