PANexus

Governança da sociobiodiversidade para as seguranças hídrica, energética e alimentar na Mata Atlântica Sul

O Projeto PANexus: governança da sociobiodiversidade para as seguranças hídrica, energética e alimentar na Mata Atlântica Sul, executado pelo Círculo de Referência em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – AsSsAN CR/PGDR/UFRGS, está sendo desenvolvido por meio da chamada MCTIC/CNPq Nº 20/2017 – NEXUS II: Pesquisa e Desenvolvimento em Ações Integradas e Sustentáveis para a Garantia da Segurança Hídrica, Energética e Alimentar nos Biomas Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

O objetivo geral do projeto é fortalecer os processos de governança da sociobiodiversidade promotores da segurança hídrica, energética e alimentar, fortalecendo a interação entre as redes agroecológicas e promovendo a conservação e o uso sustentável de espécies e ecossistemas de Restinga e Floresta Ombrófila Mista na Mata Atlântica Sul.

Eixos do Projeto PANexus

Oficinas do PANexus

As oficinas do projeto PANexus têm o objetivo de multiplicar conhecimentos, ensinando as melhores formas de desenvolver soluções técnicas para promover o uso sustentável de espécies dos ecossistemas da Restinga e da Mata com Araucária. O projeto oferece, a diferentes públicos e organizações, conteúdos focados em potenciais usos da biodiversidade nativa desses ecossistemas, disponibilizando ministrantes qualificados e o material necessário para as oficinas, enquanto que a organização solicitante é responsável pela logística e divulgação. Leia mais

Confira sobre os Planos Territoriais PAN e PAT