SELECIONADOS
AUGUSTO JAEGER JUNIOR
CARLA ANDREA DELATORRE
Carolina Meira Moser
Hugo Fanton Ribeiro Da Silva
JOZI FERNANDA RODRIGUES ESTANISLAU
LUCIANA DE SOUZA CARDOSO
LUCIANI SOMENSI LORENZI
LUIS ARMANDO GANDIN
MARLON DALMORO
SIMONE BONATO LUISI
Tamires Timm Maske
Turma: 4
Modalidade: A distância (síncrona e assíncrona) – Parte da capacitação é formada por encontros de interação simultânea entre professor e aluno, com data e horário definidos, e a outra parte é formada por materiais e atividades que podem ser acessados a qualquer tempo, dento do período do curso. Todos os acessos e recursos previstos na capacitação ocorrem no Moodle Colaboração.
Objetivos:
O programa de idiomas da EDUFRGS tem por objetivo qualificar a atuação do quadro de pessoal da Universidade, colaborando para o desenvolvimento integral dos servidores, de forma alinhada aos objetivos estratégicos da Instituição.
Conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-2016-2026), “a comunicação é uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento institucional”, sendo a comunicação um elemento-chave para a consecução dos objetivos de Inserção e Internacionalização deste Plano. Dessa forma, o desenvolvimento da competência COMUNICAÇÃO torna-se fundamental para os servidores da Universidade, a qual também pode ser apoiada pela promoção de ações de aperfeiçoamento promovidas pela EDUFRGS em diferentes idiomas.
Orientações e regras gerais sobre o Programa de Idioma EDUFRGS: clique aqui.
Conteúdo Programático: descrever uma localidade; pedir informações e responder quando solicitado; descrever um percurso; indicar caminhos; desculpar-se; conhecer e comentar sobre os horários de funcionamento de lojas, farmácias, etc.; narrar eventos no passado; falar sobre as férias e do tempo meteorológico.
Requisitos: Considerando que os cursos de idiomas da EDUFRGS possuem uma abordagem comunicativa, para a modalidade a distância é necessário que o servidor disponha de computador com microfone. É desejável dispor de câmera. Esses recursos tecnológicos visam qualificar a aprendizagem, as interações entre professores e colegas de turma, bem como a experiência geral com o exercício do idioma.
Livro adotado: Nuovo Espresso – Editora Alma (Firenze). A EDUFRGS não disponibiliza o livro didático. Verifique aqui a correspondência deste nível com a Unidade do livro didático que será utilizada em aula.
Data(s): 20/03/2026 a 12/06/2026 (sextas-feiras)
Horário(s): 8h30 às 10h30
Carga horária total: 30h, podendo ser 20h síncronas e 10h assíncronas
Local / Plataforma: Moodle Colaboração
Competências Desenvolvidas:
Competência Institucional “Internacionalização”: Ser capaz de contribuir para a inserção internacional, nacional e regional, expandindo parcerias e acordos, ampliando a integração e o caráter multilinguístico das ações da universidade.
Competência Tranversal ao Serviço Público “Comunicação”: Escutar, indagar e expressar conceitos e ideias nos momentos apropriados e de forma efetiva, garantindo-se a dinâmica produtiva das interações internas e externas.
Necessidade PDP 2026: Desenvolver o aprendizado em língua estrangeira: espanhol, inglês, alemão, francês, italiano, mandarim e russo (143).
Público-Alvo:
- Servidores vinculados que concluíram o Nível II (anterior ao III) em 2025/2 e que pretendem dar continuidade aos estudos do idioma;
- Servidores da UFRGS ainda não vinculados ao Programa de Idiomas e que realizaram teste de nivelamento via EDUFRGS a partir de 2025/1, classificados no Nível III;
- Servidores que participaram do Programa nos últimos dois anos (a partir de 2024/1), mas que não estiveram vinculados no último semestre (2025/2), poderão se inscrever para o último nível cursado ou para a turma subsequente, sem necessidade de realização de nivelamento, estando condicionados ao respectivo processo seletivo.
Ministrante: Gisele de Oliveira Bosquesi
Vagas: 20
Inscrições: até o dia 11/03/2026 (através do Portal do servidor > Geral >Informações Funcionais > Solicitações > Inscrições em Ações de Aperfeiçoamento).
Resultado da seleção: estará disponível no dia 12/03/2026 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.
Observações Gerais:
– Para técnicos administrativos é válido para aceleração da progressão funcional por capacitação. Para docentes em estágio probatório não é válido para o PAAP;
– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos (síncronos), realização das atividades assíncronas e demais atividades do curso, de forma a obter aproveitamento mínimo de 70%;
– Nos casos de participação em encontro(s) síncrono(s) nas capacitações a distância, fique atento às orientações dos/as ministrantes sobre a forma de registro das frequências;
– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária;
– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.