SELECIONADOS:
ALBERTO JOSE MARTINS NETO
DANIELA ALMEIDA SUTEL
FABIANE MACHADO VEZZANI
FERNANDA FERREIRA GOULART
HERON TORRES
JULIANA SEVERO DE ALMEIDA
JULIO CESAR FEIJO GOULART
LIDIANE DA SILVA PLUCZINSKI
LUCAS CARVALHO DA SILVEIRA
MARCELO SANCHES GOMES
MÁRCIA JACINTA SCHLÜTER RIBEIRO
MARCIA RODRIGUES TREIN
MARELAINE MACIEL RODRIGUES PLOHARSKI
PATRICIA DE OLIVEIRA LUZ
RENATA PEREIRA FAGUNDES
SIMONE KRAUSE FERRAO
Turma: 17
Modalidade: A distância (assíncrona) – A capacitação é disponibilizada no Moodle Colaboração por um período determinado, sem encontros de interação simultânea entre professor e aluno. É composta por vídeos, textos e imagens que podem ser acessados pelo aluno a qualquer tempo, dentro do período do curso.
Objetivos:
- Divulgar informações sobre o novo Programa de Gestão e Desempenho (PGD) na UFRGS, considerando a Portaria UFRGS 176/2024 e suas alterações posteriores, incluindo as novas funcionalidades implementadas na UFRGS a partir de 2026.
- Instrumentalizar servidores e gestores sobre as principais regras e etapas do Programa, bem como sua interface com o sistema PGD da UFRGS, de forma a oportunizar uma qualificada tomada de decisão aos setores e servidores sobre possível adesão ao PGD.
- Abordar aspectos práticos do dia a dia, após etapa de adesão, necessários para a organização das equipes de trabalho com vistas ao atendimento dos objetivos do Programa.
Conteúdo Programático:
Módulo 1 – Contextualização: O que é o PGD; O PGD na UFRGS
Módulo 2 – O início no PGD: Adesão
Módulo 3 – Execução: Planos de Trabalho
Módulo 4 – Acompanhamento e Avaliação
Módulo 5 – Comunicação e Atendimento
Módulo 6 – Novas funcionalidades em unidades piloto: Modalidade presencial, controle de presencialidade, política de consequências e vinculação com Plano de Entregas da Unidade
Data(s): 09/02 a 20/02/2026
Horário(s): Realização a qualquer tempo, durante o período do curso.
Carga horária total: 10h. Essa carga horária inclui a realização das atividades obrigatórias, leitura de normas, navegação no site do Programa (em especial no item “Dúvidas Frequentes”) e possível interação no Fórum de Dúvidas, disponibilizado no espaço virtual do curso.
Local / Plataforma: Moodle Colaboração
Competências Desenvolvidas:
- Competência Tranversal ao Serviço Público “Foco nos Resultados para os Cidadãos”
- Competência Institucional “Planejamento e Avaliação”
- Competência Institucional “Gestão eficiente”
- Competência Gerencial “Gestão para Resultados”
Necessidade PDP 2026: Conhecer regras, conceitos e procedimentos relacionados ao Programa de Gestão da UFRGS, incluindo novas funcionalidades implementadas em 2026.
Público-Alvo: Servidores técnico-administrativos em educação e gestores de equipes na UFRGS, exclusivamente de unidades piloto que possuem novas funcionalidades do PGD implementadas entre fevereiro e março/2026 (CPD, FACFAR, FAGRO, IBIO, PROGESP e PROPLAN).
Ministrante: Membros do Comitê Gestor do Programa de Gestão
Órgão Responsável pelo Treinamento: Comitê Gestor do Programa de Gestão
N° de Vagas: 150
Inscrições: até o dia 05/02/2026 (Através do Portal do servidor > Geral >Informações Funcionais > Solicitações > Inscrições em Ações de Aperfeiçoamento).
Resultado da seleção: estará disponível no dia 06/02/2026 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por e-mail.
Observações:
– Para técnicos administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Não é válido para PAAP.
– Para integralizar a carga horária da atividade é necessário realizar todas as atividades obrigatórias do curso e obter desempenho mínimo de 70% no teste de conhecimento.
– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.
– Capacitações cujo horário de execução não colida com a jornada regular de trabalho do servidor, não são passíveis de abono de carga horária, configurando adesão facultativa do(a) servidor(a). Esta orientação não se aplica para os casos em que há convocação de participação emitida pela chefia imediata.