WordPress: noções básicas de uso (turma 19)

WordPress: noções básicas de uso (turma 19)

SELECIONADOS:

ALEXANDRE MAGNO DE AQUINO
AMANDA SANTOS WITT
ANELISE BUENO AMBROSINI
BRENO VIOTTO PEDROSA
CARLA CRISTINE PORCHER
CENIRA DA SILVA RODRIGUES
ELISANDRA LAUX GHISIO
FERNANDA SOUZA DE BAIRROS
GUILHERME VIEIRA GOULART
JANE MEDEIROS
JOANA BAPTISTA ROCHA
JONATAN RAMIRES CARBONEIRO
JULIANI MENEZES DOS REIS
LAÍSSA GRABINSKI SALDANHA BROCKER SARDIGLIA
LETÍCIA CORRÊA BITENCOURT BIANCHI
LUCIANE DA SILVA ORTIZ
MARCIO HOFF
MARINA TREVISAN
NATHALIA VARGAS DE ALMEIDA
NATHANIEL REIS DE FIGUEIREDO
RAFAEL VIANA DA ROSA
ROGERIO MIRANDA BARROS
SIBILA FRANCINE TENGATEN BINOTT

SUPLENTES:

1º MARIA VITORIA SOARES PINTO
2º BERENICE SOLETI
3º FELIPE NETO DE FARIA
4º GABRIEL GONÇALVES
5º KLEYTON TEIXEIRA DA SILVA
6º ISABEL CRISTIANE NEPOMUCENO CARVALHO
7º ROMOLO AUGUSTO TOLDO
8º DANIEL CORREA SELAO
9º ANTONIO FERNANDO DAGORD GONÇALVES
10º FÁBIO PINTO ALVES
11º LIDIANE ALVES MENDES
12º MELINA KLEINERT PERUSSATTO
13º VITORIO AZEVEDO STRASSBURGER

Turma: 19

Modalidade: EAD

Objetivos:

Objetivo geral: fornecer noções básicas do que é e como administrar um site em WordPress.

Objetivos Específicos:

·         Compreender como o WordPress está sendo utilizado na Universidade para   gerenciar um site já existente em WordPress atualizando suas informações, modificando seu visual e acrescentando funcionalidades.

·         Saber migrar um site do Plone para o WordPress.

Conteúdo Programático: (5 horas síncronas, mais 20 horas de atividades)

Módulo/Conteúdo Descrição do conteúdo Resultados esperados
– Módulo 1-

O que é um site e por quê usar o WordPress

 

– Como funciona um site

– Onde fica instalado

– É de graça?

– Quais riscos?

– É tudo automático?

– É necessário saber linguagens de programação?

– O que é um CMS (Content Management System)?

– O que é o WordPress e como é utilizado na UFRGS?

Capacidade de compreender de forma básica o funcionamento de um site e quais as vantagens de utilizar o WordPress. Visão geral de como o WordPress é utilizado na UFRGS
– Módulo 2-

Como usar o WordPress para administrar meu site?

 

– Elementos de um site WordPress

 

– Como organizar um site (Temas, menus, páginas, widgets, plugins e etc.)

Capacidade de utilizar a ferramenta para administrar o próprio site e saber aplicar conceitos básicos de construção de sites na prática
– Módulo 3-

 

Estendendo as funcionalidades do site (plugins)

– O que são os plugins e como instalá-los;

– Turma escolherá, através de votação, quais dentre os plugins pré-selecionados serão abordados.

 

Compreender a flexibilidade e rica possibilidade de extensão do WordPress através do uso de plugins, como tradução de site, gerenciamento de eventos, formulários de contato, proteção virtual e análise de dados de acesso dos usuários e etc. (a turma terá a possibilidade de votar em uma quantidade X de plugins a serem abordados na capacitação)
– Módulo 4 –

 

Como obter suporte

– Atendimento do CPD

– Sites sugeridos e fóruns

 

Entender até onde vai o suporte do CPD na hospedagem de sites. Saber onde buscar ajuda em caso de dúvidas
– Módulo 5-

 

Atividade avaliativa e

conclusão do curso

Entrega da atividade avaliativa, autoavaliação, avaliação do curso, do ministrante e sugestões Entrega da atividade avaliativa, autoavaliação, avaliação do curso, do ministrante e sugestões

Atenção: Importante reservar 20h para a realização das atividades práticas durante o curso.

Período: 2 de abril a 3 de maio/2024

Datas das webconferências nos dias 02/04, 09/04, 16/04, 23/04 e 30/04 das 10h às 11h no Mconf.

Fim da capacitação (prazo de entrega do projeto): 03/05

Data(s): Aulas síncronas nas seguintes datas, das 10h às 11h: 

02/04/2024 – terça-feira;

09/04/2024 – terça-feira;

16/04/2024 – terça-feira;

23/04/2024 – terça-feira;

30/04/2024 – terça-feira;

03/05/2024 – sexta feira (Prazo para entrega do projeto):

Carga horária: 25 horas (05 horas síncronas, mais 20 horas de atividades). 

Horário(s): Aulas síncronas: 10h às 11h. Atividades EAD.

Competências Desenvolvidas:

Competência Técnica: De acordo com as atividades específicas desenvolvidas pelo servidor no seu local de trabalho.

Necessidade PDP 2024:

Necessário aprofundamento de WordPress | Necessário aprendizagem em plugins do WordPress |

Público-Alvo: Servidores(as) sem experiência em codificação de sites, prioritariamente aqueles que administram site (Plone ou WordPress). Não é necessário dominar informática, além do básico (Word, navegadores de internet, uso básico do Windows). É interessante que a pessoa tenha certo conhecimento de inglês técnico, mas isto não é obrigatório.

Informações importantes:

  • Para a realização das atividades, é necessário que o servidor tenha acesso a um computador, não sendo possível realiza-las pelo celular.
  • Esta capacitação não atende aos servidores(as) que administram sites de Bibliotecas em WordPress, pois estes utilizam um plugin (PageBuilder) não abordado no conteúdo como meio principal de organização do site.

Ministrante: Caio Bruno Campos e Souza: Técnico em Informática, lotado na Divisão de Produção e Suporte do CPD

Local: Moodle Colaboração e Mconf

Vagas: 23

 

Inscrições: até o dia 26/03/2024 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos), ou até o número de inscrições preencherem o número de vagas disponíveis para essa atividade

Resultado da seleção: estará disponível no dia 27/03/2024 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.

 

Observações:

– Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. NÃO é válido para PAAP.

– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. Nos casos de participação em encontro(s) síncrono(s) em capacitações a distância, as frequências de participação serão extraídas da sala virtual utilizada, sem necessidade de assinatura do participante.

– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.

– Capacitações cujo horário de execução não colida com a jornada regular de trabalho do servidor, não são passíveis de abono de carga horária, configurando adesão facultativa do(a) servidor(a). Esta orientação não se aplica para os casos em que há convocação de participação emitida pela chefia imediata.