SELECIONADOS:
CARLA COSTA BOMFIM
CELSO ALEGRANSI
FABIELE RAMOS CHIARELLO
JULIANA RIBEIRO DE VARGAS
LAZIE LAERTE DA SILVA
LÉIA MIOTTO BRUSCATO
LYGIA STEPHANNY GOMES DA SILVA
MARISTER DE OLIVEIRA
ATENÇÃO: para ingresso no Programa de Idiomas EDUFRGS, é requisito realizar o teste de nivelamento, em qualquer um dos idiomas ofertados, inclusive para aqueles servidores que se consideram nível I do idioma de interesse. Para conferir os resultados do teste de nivelamento em Língua Inglesa, clique aqui.
Turma: 11
Modalidade: Presencial
Objetivos:
O programa de idiomas da EDUFRGS tem por objetivo qualificar a atuação do quadro de pessoal da Universidade, colaborando para o desenvolvimento integral dos servidores, de forma alinhada aos objetivos estratégicos da Instituição.
Conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-2016-2026), “a comunicação é uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento institucional”, sendo a comunicação um elemento-chave para a consecução dos objetivos de Inserção e Internacionalização deste Plano. Dessa forma, o desenvolvimento da competência COMUNICAÇÃO torna-se fundamental para os servidores da Universidade, a qual também pode ser apoiada pela promoção de ações de aperfeiçoamento promovidas pela EDUFRGS em diferentes idiomas.
Orientações e regras gerais sobre o Programa de Idioma EDUFRGS: clique aqui.
Conteúdo Programático:
- Gramática: Simple past; There is/there are; some and any; countable and uncountable nouns; quantifiers; comparatives.
- Vocabulário: Regular and irregular verbs in the past; go/have/get; prepositions; food and drink; high numbers.
Requisitos: Considerando que os cursos de idiomas da EDUFRGS possuem uma abordagem comunicativa, para a modalidade a presencial é necessário que o servidor participe dos momentos de interação, pois eles facilitam a troca de conhecimentos e a construção coletiva do saber, enriquecendo o processo de capacitação. O professor poderá disponibilizar atividades e materiais complementares no Moodle Colaboração. Para essas atividades, é necessário que o servidor disponha de computador com acesso à internet. Esses recursos tecnológicos visam qualificar a aprendizagem, as interações entre professores e colegas de turma, bem como a experiência geral com o exercício do idioma.
Livro adotado: American English File (3ª edição) – Editora Oxford. A EDUFRGS não disponibiliza o livro didático. Verifique aqui a correspondência deste nível com a Unidade do livro didático que será utilizada em aula.
Data(s): 13/03/2025 a 22/05/2025 (quintas-feiras)
Horário(s): 18h às 20h
Carga horária total: 30h, podendo ser 20h presenciais e 10h assíncronas.
Local / Plataforma: Sala 324 – Prédio Anexo I da Reitoria (Campus Centro) + Moodle Colaboração
Competências Desenvolvidas:
Competência Institucional “Internacionalização”: Ser capaz de contribuir para a inserção internacional, nacional e regional, expandindo parcerias e acordos, ampliando a integração e o caráter multilinguístico das ações da universidade.
Competência Tranversal ao Serviço Público “Comunicação”: Escutar, indagar e expressar conceitos e ideias nos momentos apropriados e de forma efetiva, garantindo-se a dinâmica produtiva das interações internas e externas.
Necessidade PDP 2025: Aprendizado em língua estrangeira: espanhol, inglês, francês e italiano.
Público-Alvo:
- Servidores vinculados que concluíram o Nível II (anterior ao III) em 2024/2 e que pretendem dar continuidade aos estudos do idioma.
- Servidores da UFRGS ainda não vinculados ao Programa de Idiomas e que realizaram teste de nivelamento via EDUFRGS a partir de 2024/1, classificados no Nível III.
- Servidores que participaram do Programa nos últimos dois anos (a partir de 2023/1), mas que não estiveram vinculados no último semestre (2024/2), poderão se inscrever para o último nível cursado ou para a turma subsequente, sem necessidade de realização de nivelamento, estando condicionados ao respectivo processo seletivo.
Ministrante: Nathália Vargas de Almeida
Vagas: 20
Inscrições: até o dia 05/03/2025 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).
Resultado da seleção: estará disponível no dia 06/03/2025 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.
Observações Gerais:
– Para técnicos administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Para docentes em estágio probatório não é válido para o PAAP.
– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos (síncronos), realização das atividades assíncronas e demais atividades do curso, de forma a obter aproveitamento mínimo de 70%.
– Nos casos de participação em encontro(s) síncrono(s) nas capacitações a distância, fique atento às orientações dos/as ministrantes sobre a forma de registro das frequências.
– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.
– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.