PREVISÕES ATUALIZADAS DE NÍVEIS D´ÁGUA NO GUAÍBA – QUARTA-FEIRA 05/06/24 12H

Os cenários de previsão indicam recessão da cheia, com níveis abaixo da cota de inundação e em declínio nos próximos dias, podendo ocorrer pequenas oscilações em função da ação dos ventos e volume dos rios afluentes. O nível do Guaíba deve retornar abaixo da cota de alerta definida para a estação de medição Usina do Gasômetro nos próximos dias.


Níveis recentes

O Guaíba apresenta níveis elevados em torno de 3,31 m (11:00) na régua Usina do Gasômetro (87444000), abaixo da cota de inundação e acima da cota de alerta para este ponto. O pico registrado até o momento ocorreu no dia 05/05 em torno de 5,35 m, com segundo pico em 14/05 em torno de 5,20 m. Apresentou desde então redução lenta devido aos volumes escoados pelos rios afluentes e episódios de represamento pelo vento sul. Apresentou redução abaixo da cota de inundação na sexta-feira (31/05), sendo expressiva no final de semana associado ao vento norte chegando a 3,43 m. Apresentou elevação de cerca de 40 cm na madrugada de segunda-feira (03/06) associado ao retorno de vento sul forte, chegando a 3,86 m, seguido de redução nas últimas 48 h.

A principal preocupação é como será a descida abaixo da cota de inundação e alerta (definidas como 3,60 m e 3,15 m pela SEMA para a régua Usina do Gasômetro) devido a oscilações causadas pelo efeito dos ventos e afluências dos rios.

Observações hidrológicas e previsão meteorológica

Os rios afluentes ao Guaíba apresentam redução lenta dos níveis, sendo os níveis elevados nos rios Jacuí e Sinos, e moderados no baixo Taquari e Caí. Precipitação acumulada nas últimas 48 h da ordem de 20 mm na região central do RS até a região da RMPA, mas sem precipitação nas últimas 24 h. As previsões meteorológicas mais atualizadas não apresentam acumulados de chuva com volume expressivo nos próximos 10 dias. Ventos sobre o Guaíba e Laguna dos Patos fraco ou de direção norte, sem previsão de vento sul expressivo nos próximos dias.

Previsão de níveis

Considerando todas as incertezas envolvidas e com base em análise das observações até momento, foram desenvolvidos novos cenários de previsão.

Os cenários de previsão indicam recessão da cheia, com níveis abaixo da cota de inundação e em declínio nos próximos dias, podendo ocorrer pequenas oscilações em função da ação dos ventos e volume dos rios afluentes. O nível do Guaíba deve retornar abaixo da cota de alerta definida para a estação de medição Usina do Gasômetro nos próximos dias.

Recomendações

Recomenda-se atenção especial a população afetada; ações para a limpeza das áreas afetadas, drenagem de águas em regiões baixas e restabelecimento o quanto antes das estruturas de proteção em precaução a cheias futuras.

Fonte: Estas previsões foram desenvolvidas voluntariamente pelo Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da UFRGS, com base na combinação de observações de chuva e vazão dos rios, modelo de previsão meteorológica, hidrológica e hidrodinâmica. Estas previsões foram elaboradas sob a liderança dos Professores Fernando Fan e Rodrigo Paiva e pelo Eng. Matheus Sampaio (mestrando no IPH/UFRGS). 05/06/2024.