Mestrado ProfÁgua

Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

GESTÃO E REGULAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

O ProfÁgua é um programa de pós-graduação stricto sensu em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Coordenado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tem como objetivo proporcionar a formação continuada dos profissionais que atuam em órgãos gestores de recursos hídricos (em nível federal, estadual e municipal), agências de água, comitês de bacia hidrográfica ou conselhos de recursos hídricos, seja participando desses órgãos ou submetendo pedidos ou projetos de utilização e controle de recursos hídricos.

 Apoio:  Agência Nacional de Águas (ANA)

 

Secretário ProfÁgua: Davi Nunes de Alcântara

Fone: (51) 3308-6670  /  E-mail: profagua@iph.ufrgs.br

Professores Profágua

Ana Luiza Carvalho da Rocha
André Luiz Lopes da Silveira
Cristhiane Michiko Passos Okawa
Fernando Mainardi Fan
Franciéle Schwanck Carlos
Guilherme Fernandes Marques
Jussara Cabral Cruz
Marcelo Giulian Marques
Maria Cristina de Almeida Silva
Nelson Luiz Sambaqui Gruber

Áreas de concentração

  • Instrumentos de Política de Recursos Hídricos
  • Regulação e Governança de Recursos Hídricos

Linhas de pesquisa

  • Ferramentas Aplicadas aos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos
  • Metodologias para Implementação dos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos
  • Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos
  • Segurança Hídrica e Usos Múltiplos da Água

Processos Seletivos

IES PARTICIPANTES

  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)
  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)
  • UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)

Disciplinas da Área de Concentração 1: Instrumentos de Política de Recursos Hídricos

Geotecnologias aplicadas aos Recursos Hídricos - 45h / 3 créditos

Introdução ao geoprocessamento e sensoriamento remoto. Representação de Dados Cartográficos: sistemas vetorial e matricial. Conceito de Banco de Dados Geográficos: organização e consulta. Sistemas de aquisição de dados geográficos, digitalização e conversão de arquivos. Modelo numérico do terreno: aplicações. Processamento de dados de sensoriamento remoto e aplicações. Análise Espacial: ferramentas analíticas e operações analíticas. Análise de Decisão: conceitos, critérios, fatores e restrições; utilização de critérios múltiplos; tomada de decisão multi-objetivo. Integração de geoprocessamento e análise ambienta. Estudos de caso em Recursos Hídricos.

Climatologia e Meteorologia aplicada a recursos hídricos - 30h / 2 créditos

Climatologia e Meteorologia. Definição e conceitos. Climatologia dinâmica e climatologia clássica. Composição atmosférica e a atuação do vapor de água nos processos de precipitação. Caracterização de região e classificação climática. Compreensão da gênese do clima e sua participação no comportamento das chuvas. Balanço de radiação, circulação atmosférica, correntes oceânicas. Ocorrência do fenômeno El Niño e a atuação da TSM no processo de flutuação do regime de chuvas. As principais massas de ar existentes na América do Sul. Atributos do clima e as suas unidades e grandezas. Definição de ritmo a partir da organização de episódios climáticos. As diferentes gêneses das chuvas no território brasileiro e sua a dinâmica ao longo do ano. Distribuição espacial e temporal da precipitação. Flutuação, variabilidade e mudanças climáticas.

Modelagem da dispersão de poluentes e da qualidade das águas - 45h / 3 créditos

Introdução à modelagem da qualidade da água e da dispersão de poluentes em corpos hídricos interiores e costeiros, e da modelagem da dispersão difusa em bacias hidrográficas. Modelagem da qualidade da água e da dispersão de poluente no contexto da gestão de recursos hídricos. Aspectos importantes, teóricos e práticos, a se considerar na modelagem. Modelagem da qualidade da água e da dispersão de poluentes em: rios e canais; lagos e reservatórios (estuários e lagoas costeiras; e em baías e costas).Exemplos de modelos. Análise conceitual e prática dos modelos. Exemplos de aplicação. Modelagem da dispersão difusa em bacias hidrográficas e do aporte de constituintes a corpos hídricos. Exemplos de modelos. Análise conceitual e prática dos modelos. Exemplos de aplicação. Estudo de casos.

Hidrologia Avançada - 45h / 3 créditos

Medidas e tratamento de dados pluviométricos. Relação intensidade-duração e frequência de precipitação. Evaporação: processo, métodos de medidas e de avaliação. O processo de infiltração e águas subterrâneas. Métodos de medição e avaliação da infiltração. Variação temporal da capacidade de infiltração. Escoamento superficial e medidas de vazão. Método racional e tempo de concentração. Modelos hidrográficos: chuva - vazão e previsão de vazão, com geração de dados. Precipitações intensas sobre uma bacia. Determinação de vazão de projeto de drenagem superficial. Estudo da propagação de cheias e suas soluções. Controle de cheias com uma análise dos dados de vazão. Regularização de vazões para o controle de estiagem.

Técnicas Hidrométricas e de Qualidade da Água (Medição, Levantamento e Laboratório) - 45h/ 3 créditos

Noções básicas de Hidrometria. Ciclo hidrológico e Variáveis hidrometeorológicas. Balanço hídrico, redes de monitoramento e precisão das informações - análise de consistência. Instalação, operação e manutenção de módulos de medição; Interpretação de dados e cálculos básicos para pré-análise hidrológica. Princípios hidrodinâmicos. Assoreamento de reservatórios, volume útil, regras operacionais. Introdução à curva cota-área-volume; Técnicas hidrobatimétricas: método convencional e com ecobatímetro. Planejamento de seções hidrobatimétricas - aspectos teóricos básicos. Levantamento de seções hidrobatimétricas. Apresentação e preparação de equipamentos: sistemas de navegação, sistemas de orientação, sistema de coleta de dados acústicos. Manutenção preventiva e protocolos de operação. Práticas de levantamento das seções. Equipamentos e medição de dados pluviométricos. Equipamentos e medição de dados fluviométricos.Equipamentos e medição de dados de qualidade da água. Estações meteorológicas. Radares.Sistemas de informações hidrológicas. Tratamento e processamento de dados de precipitação.Tratamento e processamento de dados de vazão. Modelos chuva-vazão.Aulas práticas

Técnicas Aspectos Qualitativos e Sedimentologia Fluvial - 45h / 3 créditos

Conceitos de sedimentologia fluvial. Hidrossedimentometria e sua relação com a qualidade dos sedimentos. Estudos de qualidade dos sedimentos. Fluxos de sedimentos e poluentes em bacias hidrográficas. Gerenciamento de bacias hidrográficas com foco em sedimentos. Sistemas sustentáveis de drenagem urbana x sedimentos.

Tópicos Especiais em Instrumentos de Gestão de Recursos Hídrico -30h / 2 créditos

Variável. Deverão ser apresentados temas atuais e relevantes em Engenharia Hidráulica visando cobrir aspectos que, pela sua diversidade, não são abordados nas disciplinas regulares que compõem o currículo do curso.

Poluição das Águas - 45h / 3 créditos

Introdução: conceitos básicos de poluição e de toxicologia, principais agentes poluidores. Fontes da poluição: naturais, domésticas e industriais. Poluição por compostos orgânicos biodegradáveis: processos de oxidação, eutrofização. Efeitos nos ecossistemas, técnicas de análise da poluição orgânica, legislação, estudo de casos. Poluição por organismos patogênicos: principais agentes, contaminação versus infecção, organismos e compostos indicadores, legislação. Poluição por tensoativos: classificação e composição química dos detergentes, efeitos ambientais e técnicas de análise. Poluição por rejeitos sólidos: classificação, formas de descarte, impactos ambientais, técnicas de tratamento, legislação. Poluição por compostos orgânicos refratários: usos e classificação, fontes de poluição e técnicas de controle, efeitos nos ecossistemas, legislação, estudo de casos. Poluição térmica: fontes, efeitos ambientais, estudo de casos. Poluição por metais pesados: fontes, efeitos nos ecossistemas marinhos, legislação, estudo de casos. Poluição radioativa: princípios da radioatividade, fontes naturais e antrópicas, efeitos nos ecossistemas, medidas preventivas e de controle, legislação, estudo de casos. Poluição por petróleo e derivados: origem e composição química, fontes de poluição, comportamento do petróleo e derivados na água, efeitos nos ecossistemas, métodos de prevenção e controle, legislação, estudo de casos.

Biogeoquímica de Ambientes Estuarinos - 45h / 3 créditos

Classificação de estuários: conceitos e importância. Química das águas estuarinas. Ciclos biogeoquímicos de nutrientes, gases e elementos-traço. Intrusão Salina. Processos sedimentares em estuários. Fontes e transformação da matéria orgânica. Fluxos e transferência de materiais ao longo da zona de transição continente-oceano. Impactos antrópicos em estuários e questões relacionadas à avaliação ambiental e manejo. Estudos de caso.

Qualidade de Água em Rio e Reservatórios - 45h / 3 créditos

Fundamentos legais sobre a gestão da qualidade das águas. Bases conceituais para monitoramento de águas continentais. Conceitos, definições, tipos e morfologia de rios e reservatórios. Variáveis e parâmetros de qualidade de água em rios e reservatórios. Qualidade de água em rios e reservatórios. Redes de monitoramento. Procedimentos metodológicos para coleta em campo. Gerenciamento da qualidade de água em reservatórios. Sistemas de informação para monitoramento da qualidade da água.

Disciplinas da Área de Concentração 2: Regulação e Governança de Recursos Hídricos

Economia e Recursos Hídricos - 30h / 2 créditos

Economia: concepções e meio ambiente. A economia clássica e seus fundamentos. Ortodoxia econômica. O malthusianismo: limites ambientais? A crítica heterodoxa. O keynesianismo: mercado x estado. O “new deal” e as leis das águas no brasil. A volta da ortodoxia e a recente “virada heterodoxa”. A economia política e as políticas de recursos hídricos no Brasil. Conceitos e fundamentos econômicos. A economia clássica como padrão. Valor e preço. Premissas da economia clássica. Racionalidade dos agentes. Competição. Tendências ao equilíbrio. Economia do consumidor: a demanda. Economia da firma: a oferta. O equilíbrio entre oferta e demanda. Utilidade marginal. As falhas nos pressupostos da economia clássica: “externalidades”. Estudo de casos. Instrumentos econômicos da gestão das águas. Águas no brasil: bem público de valor econômico. Os instrumentos econômicos da gestão hídrica. A cobrança pelo uso da água no mundo. Instrumentos econômicos e o valor da água. Iniciativas e experiências da cobrança da água no brasil. Estudo de caso: a cobrança da água no rio paraíba do sul. Economia ecológica. A economia ecológica. Serviços ecossistêmicos da água. Pagamento de serviços ambientais. Estudo de caso

Gestão Participativa das Águas - 30h/ 2 créditos

Conceitos de política e de democracia. Tipos de participação. Espaços públicos de participação. Relação estado-sociedade no brasil. Sociedade civil e mobilização social. Processos de negociação social. Conceito de política pública. Água e recursos hídricos. Direito de água. O princípio da participação na PNRH. Instrumentos de implementação de políticas públicas ambientais (comitês, conselhos, consórcios, fóruns, etc). Experiências regionais de participação na gestão de recursos hídricos. Limites e desafios da gestão participativa no brasil.

Gestão das Águas e do Território Urbano e Rural - 45h / 3 créditos

Território, gestão territorial e ordenamento territorial: o território na interface com a gestão e a regulação dos recursos hídricos. Urbano, rural e região de entorno: Definições e conceitos. Organizações político-administrativas territoriais e competências em gestão: União, estado, município, bacias/regiões hidrográficas, áreas protegidas, etc. Políticas setoriais e gestão territorial integrada. Instrumentos de gestão, mecanismos e estratégias para o aperfeiçoamento das práticas de gestão integrada água – território. Política de Recursos Hídricos & Municipal Urbana. Política de Recursos Hídricos & Política de Saneamento Básico. Política de Recursos Hídricos & Política Ambiental. Política de Recursos Hídricos & Política Agropecuária. Política de Recursos Hídricos & Política Florestal. Política de Recursos Hídricos & Política Hidroenergética. Política de Recursos Hídricos & Política Industrial. Política de Recursos Hídricos & Gerenciamento Costeiro. Política de Recursos Hídricos & Outras. Estudo de casos.

Gestão Integrada das Águas Interiores e Costeira - 30h / 2 créditos

Definição e caracterização da zona costeira. Interações oceano-continente e os principais problemas e conflitos de uso, gestão e governança da zona costeira. Objetivos, diretrizes, instrumentos e princípios da Política Nacional de Recursos Hidricos – PNRH e do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro – PNGC. Histórico e princípios da gestão integrada da zona costeira. Avaliação Ambiental Estratégica (AAE). Métodos para o diagnóstico, planejamento, adoção, implementação e avaliação de planos, programas e projetos de Gestão Costeira Integrada. Estudos de caso de gestão integrada de recursos hídricos na zona costeira. Governança Costeira.

Tópicos Especiais em Regulação e Governança - 30h / 2 créditos

Variável. Deverão ser apresentados temas atuais e relevantes em Engenharia Hidráulica visando cobrir aspectos que, pela sua diversidade, não são abordados nas disciplinas regulares que compõem o currículo do curso.

Indicadores de sustentabilidade aplicados à Gestão de Recursos Hídricos - 45h / 3 créditos

O conceito de desenvolvimento sustentável no contexto dos recursos hídricos. A necessidade de informações estratégicas - dificuldades e limites. Histórico e marcos conceituais no uso de indicadores e sistemas de informações em sustentabilidade voltados à tomada de decisão em recursos hídricos. Informações em sustentabilidade e recursos hídricos como ferramenta de gestão –monitoramento, disponibilidade e acesso à informação, instituições atuantes. Modelos para construção e aplicação de indicadores de sustentabilidade aplicados aos recursos hídricos nos setores governamental, empresarial e sociedade civil. Desenvolvimento e utilização de indicadores - estudos de casos.

021 Código florestal e recursos hídricos - 45h / 3 créditos

As áreas especialmente protegidas: definição e objetivos. As áreas especialmente protegidas no contexto da Política Nacional do Meio Ambiente e da Política Nacional de Recursos Hídricos. Modalidades de áreas especialmente protegidas no Brasil. Elementos de análise de paisagem aplicados à gestão de áreas protegidas. Histórico da legislação brasileira aplicada às áreas protegidas. Áreas de Preservação Permanente (APP): localização, funções, possibilidades de utilização. Reservas Legais (RL): critérios para localização, funções, possibilidades de utilização. Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Plano de Recuperação Ambiental (PRA). Instrumentos de incentivo econômico (compensação de RL, certificações, pagamento por serviços ambientais).

Hidrogeologia Ambiental - 30h / 2 créditos

Ocorrência das Águas Subterrâneas Propriedades dos Aquíferos. Movimento das águas subterrâneas. Água da Zona não Saturada Geologia e Ocorrência das Águas Subterrâneas. Qualidade da Água, Contaminação e Vulnerabilidade dos Aquíferos. Legislação hídrica e ambiental correlata. Instrumentos de gestão. Instrumentos de gestão de aquíferos.

Recuperação de áreas degradadas - 45h / 3 créditos

Introdução geral - Áreas Degradadas, recuperação , EIA-RIMA, PRAD. Movimentos naturais de massa sólida – erosão. Movimentos de massa, susceptibilidade/ risco. Monitoramento/ controle da erosão, vegetação e estabilidade de taludes. Técnicas de bioengenharia, Diagnóstico do estado de degradação do solo. Planejamento para estratégias de conservação do solo (PRAD). Qualidade dos Solos, Resíduos - Aterros de RSU. Aquíferos, Introdução ao transporte de contaminantes no subsolo.

Disciplinas Obrigatórias

Metodologia Científica - 30h / 2 créditos

A metodologia e as controvérsias conceituais. A construção do arcabouço teórico metodológico da pesquisa. A teoria da abordagem (método) e os instrumentos de operacionalização do conhecimento (as técnicas) na pesquisa científica interdisciplinar. Métodos de pesquisa. A classificação das pesquisas quanto à abordagem (qualitativa e quantitativa) e à finalidade (exploratórias, descritivas, explicativas e interpretativas). Identificação da problemática e dos objetivos da pesquisa. Formulação de hipóteses. Estratégias de pesquisa. Os instrumentos metodológicos para a pesquisa empírica.

Hidrologia e Qualidade de Água - 60h / 4 créditos

HIDROLOGIA - Ciclo hidrológico, balanço hídrico, bacia hidrográfica e suas características fisiográficas, precipitação, interceptação, infiltração, evapotranspiração, escoamento superficial, águas subterrâneas e interrelações com águas superficiais, transporte de sedimentos, medição e interpretação de variáveis hidrológicas e sedimentométricas. A ocorrência da água na natureza. Distribuição de água no planeta. Água como meio ecológico; Apresentar e discutir os conceitos e integração dos processos do ciclo hidrológico; Caracterizar a bacia hidrográfica quanto as suas características geomorfológicas e seus recursos naturais clima, solo, cobertura vegetal e uso e ocupação; Desenvolver atividades aplicadas com séries históricas (precipitação e escoamento) e analisar os resultados. Regionalização hidrológica, eventos extremos (cheias e secas), hidrologia estocástica, regularização de vazões e aplicações de técnicas de SIG, otimização e modelagem computacional. Impactos e medidas mitigadoras de atividades antrópicas sobre o ciclo hidrológico. Apresentação de estudos de casos – hidrologia.

QUALIDADE DE ÁGUA - Ciclo hidrológico ambiental, relações entre bacias hidrográficas e qualidade hídrica, caminhos da poluição, fontes pontuais e difusas. Qualidade de água de reservatórios de acumulação, lagos, rios, canais, estuários e águas subterrâneas, Parâmetros físicos e químicos de avaliação da qualidade, Características biológicas, Índices de Qualidade e Bióticos. Coletas de amostras para o monitoramento da qualidade da água, Amostragens de água e sedimentos e Redes de amostragem. Resoluções CONAMA relacionadas com efluentes e qualidade de água e Classificação, enquadramento e usos da água. Impactos e medidas mitigadoras de atividades antrópicas sobre a qualidade da água, Eutrofização de reservatórios, lagos, rios, canais e estuários, Estados tróficos, Salinização, Controle de poluição e tratamento de efluentes versus qualidade de água, Estudos de autodepuração e Modelagens computacionais no planejamento de melhoria de aspectos qualitativos. Apresentação de estudos de casos: qualidade de água.

Aulas Práticas: Medições de vazão líquida, infiltração, umidade do solo e condutividade hidráulica do solo, piezometria e sedimentometria de cargas de arraste e suspensão. Amostragens e determinações analíticas in situ, e em laboratório, de parâmetros de qualidade de água.Interpretação de resultados de medições de parâmetros quantitativos e qualitativos.

Governança e Regulação das Águas - 60h / 4 créditos

Desenvolvimento: aspectos conceituais. Recursos hídricos como fator indutor ou limitante de desenvolvimento. Políticas de recursos hídricos e desenvolvimento. A Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) no contexto do desenvolvimento. Objetivos, fundamentos e diretrizes. Histórico: do uso setorial aos usos múltiplos; da gestão centralizada à integrada, descentralizada e participativa. Instrumentos de gestão e sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos. Estágio de implementação da Política. Panorama da governança e regulação dos recursos hídricos no Brasil, considerando: recursos hídricos superficiais, subterrâneos e de transição. As referências nacional, regional, estadual, municipal e transfronteiriça. A integração multisetorial. Estudo de casos.

Instrumentos para a Gestão de Recursos Hídricos - 60h / 4 créditos

Na disciplina objetiva-se capacitar discentes sobre os instrumentos de gestão de recursos hídricos como condição indispensável para que sejam capazes de conhecer e analisar o quadro atual de implantação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos- SINGREH no Brasil. Serão abordados os instrumentos de gestão de recursos hídricos no Brasil previstos na Política Nacional de Recursos Hídricos- PNRH: 1) Planos de Recursos Hídricos: Definição; Diretrizes para elaboração dos planos; Escalas e competências; Plano Nacional de Recursos Hídricos; Plano Estadual de Recursos Hídricos; Plano de Bacia Hidrográfica: etapas do Plano de Bacia Hidrográfica; termo de referência; arranjo para acompanhamento; diagnóstico; cenários e prognósticos; formulação da proposta; aprovação da proposta; monitoramento e implementação; Estudo de Casos. 2) Enquadramento dos Corpos d’Água: Aspectos Conceituais e Legais; Etapas do processo de formulação e implantação do enquadramento; Exemplos de enquadramentos e alcance de metas progressivas de qualidade da água. 3) Outorga de Direito de Uso: Definição; A

Outorga e os instrumentos da Política de Recursos Hídricos; Aspectos legais sobre a outorga; A Outorga para as diversas finalidades de uso; Outorga na União e nos Estados; Fiscalização do uso de recursos hídricos: definição; infrações e penalidades; instrumentos de fiscalização; Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos: definição; metodologias de cadastramento de usuários da água; o Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos (CNARH).4) Cobrança pelo Uso da Água Bruta: Histórico; Aspectos Legais da Cobrança; Aspectos conceituais; Competências relacionadas à Cobrança; Passos para implantação da Cobrança; Mecanismos e Valores de Cobrança; Experiências brasileiras; Realidades e desafios. 5) Sistema de Informação: Definição; Conceitos; Metodologias; Programas; e Estudos de Caso. Será discutida também a integração entre os instrumentos da PNRH e destes com os instrumentos de outras políticas relacionados à gestão dos recursos hídricos, dentre os quais: zoneamento ecológico- conômico, pagamento por serviços ambientais, planos diretores municipais, planos de saneamento e avaliação de impacto ambiental de obras hídricas. Pretende-se analisar também as competências de cada ente do SINGREH - a saber: i) Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH); ii) Agência Nacional de Águas (ANA); iii) Conselhos de Recursos Hídricos dos Estados e do DF; iv) Órgãos dos poderes públicos federal, estaduais, do Distrito federal e municipais cujas competências se relacionem com a gestão de recursos hídricos; v) Comitês de Bacia Hidrográfica e vi) Agências de Água – relacionadas a cada instrumento da PNRH.

Seminário I (Local) - 15h / 1 crédito

Ementa variável a ser definida pela Comissão de Organização do Seminário.

Seminário II (Rede Nacional) -15h / 1 crédito

Ementa variável a ser definida pela Comissão de Avaliação do Seminário.

POLO UFRGS PORTO ALEGRE - RS

Cristiano Poleto
Coordenador

E-mail: cristiano.poleto@ufrgs.br

 

Guilherme Fernandes Marques
Vice-Coordenador

E-mail: guilherme.marques@ufrgs.br

 

Resoluções ProfÁgua

Dissertações Defendidas – Gestão E Regulação De Recursos Hídricos – Profágua

Top