Obra sobre extremos hidrológicos foi uma das finalistas na categoria Geografia e Geociências da premiação nacional
Na última terça-feira, pesquisadores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS) estiveram presentes na cerimônia do Prêmio Jabuti Acadêmico. A obra “Impacto da Mudança Climática nos Recursos Hídricos do Brasil – Volume 2 – Extremos Hidrológicos”, da qual são autores, foi finalista na categoria Geografia e Geociências.
Representando o livro na premiação, estiveram presentes o professor do IPH e organizador do livro, Rodrigo Paiva e os organizadores Alexandre Abdalla Araujo e Saulo Aires, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e o pesquisador e professor da Unicamp Hugo Fagundes. A obra é uma parceria do IPH com a ANA e se fizeram presentes o diretor do Instituto, Alfonso Risso e a diretora da Agência, Cristiane Battiston.
Embora a obra não tenha obtido o prêmio, a indicação é celebrada pelos pesquisadores como uma importante conquista. Para a equipe do IPH, alcançar a etapa final de uma das premiações literárias e científicas mais prestigiadas do país representa uma oportunidade única de amplificar o debate sobre as emergências climáticas no Brasil, além de dar visibilidade nacional à produção acadêmica do Instituto.
Um dos autores da obra, o professor do IPH Rodrigo Paiva, destaca o sentimento da equipe após o reconhecimento:
“Ficamos muito felizes e agradecidos pelo reconhecimento da qualidade do nosso trabalho e da importância do tema. Foi uma grande oportunidade para divulgar o nosso livro e foi muito bonito ver a mobilização e união dos envolvidos, colegas e amigos que ficaram na torcida. Vamos lembrar desse momento com muita alegria”
– Rodrigo Paiva
Confira abaixo os registros da participação dos pesquisadores no evento:






UFRGS em destaque na premiação
Outros dois livros também representaram a UFRGS na premiação do dia 11 de agosto. A obra “Cosmologias e cosmopolíticas afropindorâmicas” escrita pelo pró-reitor de Ações Afirmativas e Equidade da UFRGS e docente no Instituto de Física (IF/UFRGS) Alan Alves-Brito, foi a vencedora da premiação especial – categoria Divulgação Científica.
Além disso, o livro “Mar de plástico: um panorama da ciência sobre o lixo no mar” do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar/UFRGS) foi finalista na categoria Ciências Agrárias e Ciências Ambientais.
Imagens: Divulgação/Prêmio Jabuti
Texto: Diandra Conchy | Graduanda em Jornalismo pela UFRGS
