Ciência com Afeto

# 16 - Pachamama em pessoa

Trajetórias de Pesquisa

Neste episódio das Trajetórias de Pesquisa na Ciência com Afeto conhecemos a trajetória da Aline Araújo, que é Advogada, graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande, Mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutoranda em Ciências Sociais pela mesma instituição.


Ao longo de doutorado, Aline sustenta que a presença da Pachamama no mais importante documento de um Estado, na Constituição do Equador, pode ser um convite para pensarmos naquilo que extrapola os limites entre o que concebemos por natureza e também por cultura. Ela afirma, na tese que está desenvolvendo no seu doutorado, que, a Pachamama, embora tenha sido traduzida e incorporada no texto constitucional como sendo sinônimo de natureza, não é só natureza e tampouco se limita a ser apenas uma expressão das culturas indígenas daquele país - uma expressão do sagrado, do conhecimento, da epistemologia ou da cosmovisão andina.


Por meio desses temas imbricados na própria trajetória da Aline, ela nos convida a olhar com afeto nos diálogos possíveis entre mundos que não são os mesmos, entre distintas ontologias - e não epistemologias. Dito de outro modo, esse acontecimento - que é a presença da Pachamama na arena da política equatoriana - coloca em questão o monopólio das nossas práticas de fazer um mundo que se pretende único, o mundo moderno.


A Ciência com Afeto é um projeto coletivo que vem sendo cultivado por uma equipe especial. Nos episódios deste ano, acompanhando trajetórias de pesquisa, buscamos divulgar e popularizar o acesso a pesquisas científicas. Neste episódio, quem conduz o programa é a Jaqueline Patrícia Silveira e Anie Barrios, mas, além delas, a equipe se completa com Fabiana Thomé da Cruz, Kellen Cristine Pasqualeto, Daiana Schwengber e Gabriela Leal. Além disso, contamos com a edição de som de Fábio Tavares e a vinheta de Douglas Peixoto - Dodô. A identidade visual é de Vicente Marques e o apoio técnico de Luís Fernando Heckler.

 

Referências mencionadas no episódio:

BLASER, Mario e DE LA CADENA, Marisol. Proposals for a World of Many Worlds. In: A World of Many Worlds. BLASER, Mário e DE LA CADENA (editores). Durham: Duke University Press, 2018. p. 01-22.

BLASER, Mario. Um relato sobre la globalización desde El Chaco. Popayán: Universidad del Cuaca, 2013.

DE LA CADENA, Marisol. Earth beings: ecologies of practice across Andean worlds. Durham and London: Duke University, 2015.

STENGERS. Isabelle. No tempo das catástrofes - resistir à barbárie que se aproxima. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

https://www.metropoles.com/brasil/cortaram-um-pedaco-do-nosso-corpo-diz-cacique-sobre-rio-paraopeba

https://oglobo.globo.com/brasil/vale-joia-brasileira-nao-pode-ser-condenada-por-acidente-em-brumadinho-diz-presidente-da-empresa-23452566

Imagem representando o episódio do podcast
Logo do Napead Logo da Sead Logo da Ufrgs 85 Anos

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.