Imagem exemplificando o podcast

Fala, Mulher

 O podcast  Fala mulher  é um programa divulgado pela rádio Quintanares, sediada na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Trata-se de uma ação de extensão dirigida à comunidade interna e externa da universidade. É uma conversa com mulheres, mas também fala a homens que se interessam por estes temas. 
Apresentado por Stela Nazareth Meneghel, professora e pesquisadora da UFRGS, coordenadora do Grupo de pesquisa Rotas Críticas e pesquisadora no tema das violências contra as mulheres, onta com a colaboração de Evirlene Souza Fonseca, sanitarista e mestre em saúde coletiva, ex-aluna da UFRGS.
Os objetivos desta ação são: conversar com mulheres sobre problemas cotidianos ligados a relacionamentos, trabalho, cuidado de filhos, violências, dentre outros. Compartilhar histórias relacionadas com estes problemas, oriundas de folclore universal, contos de fada, crônicas de jornal, histórias de outras mulheres. 
Esta ideia parte do trabalho de mulheres (Clarissa Estés; Xinran) que liam e comentavam cartas em programas de rádio “receitando”  histórias, contos de fadas, filmes, textos.
A programação é veiculada semanalmente, sempre reproduzindo o programa em duas terças feiras, às 21 horas, no endereço virtual da rádio:  
Dentre os programas já elaborados estão as seguintes histórias comentadas: Barba azul; Vasalisa; Eros, Psiquê; A mulher esquelet; História das mulheres; Patinho feio; Sapatinhos vermelhos e Pele de foca.
 

Logo do Napead Logo da Sead Logo da Ufrgs 85 Anos

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.