Que tal um mate?

Como a pandemia mudou e ainda vai mudar as nossas vidas?

Episódio 21

Pedro Hallal e Giácomo Balbinotto no podcast "Que tal um mate?"  
Para dar continuidade à série sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e as suas relações com a sociedade, a edição de número 21 do podcast "Que tal um mate?" aborda o ODS de número três - Saúde e bem estar, com o tema “Como a pandemia mudou e ainda vai mudar as nossas vidas?" 
O episódio é parte do  Sarau do AsSsAN Círculo da UFRGS, que conversou com o epidemiologista Pedro Hallal, que coordena o EPICOVID-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil,  e o economista da UFRGS Giácomo Balbinotto, que tem como um dos focos de atuação a Economia da Saúde. 
O podcast faz uma avaliação do momento atual da pandemia, o futuro dela e busca compreender quais são os impactos que já foram causados na vida das pessoas, bem como os que ainda virão. Entre eles, os reflexos  na economia, em especial a da saúde, no Brasil e no mundo.
Para a professora Gabriela Coelho, que é coordenadora do AsSsAN Círculo e mediadora do debate, é muito importante que esse tipo de assunto seja promovido com especialistas e no ambiente da universidade, pois num ano de eleições, marcado por forte polarização, a ciência é ainda mais vital para a contextualização do tema de forma imparcial.
A realização da série ODSs é do Círculo de Referência em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, o AsSsAN Círculo, ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS, em parceria com o projeto UFRGS Sustentável e com a Rede ODS Brasil.
O Sarau do AsSsAN, que deu origem ao podcast pode ser assistido na ítegra, no YouTube, link: https://youtu.be/dICtf-WFFSI

Sobre o "Que tal um mate?"
O podcast, que busca trazer informações técnicas e científicas de forma acessível e aplicada sobre a soberania e segurança alimentar e nutricional, destacando contextos de populações em situação de vulnerabilidade, nasceu da cultura do Sul da América Latina, onde pessoas se sentam em uma roda de conversa para compartilhar uma cuia de mate. Esses são costumes que vêm dos indígenas, principalmente dos Guaranis e dos Quéchuas. Entretanto, o compartilhamento de utensílios e a aproximação de pessoas são pautas extremamente importantes em tempos de pandemia e devem ser feitas respeitando as determinações médicas e das autoridades locais.
O objetivo é abordar informações relevantes para a comunidade, explorando os temas de interesse do AsSsAN Círculo, que é ligado ao Centro Interdisciplinar Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento (CISADE) e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Interessados em contribuir com sugestões de temas e entrevistados para os próximos episódios podem enviar e-mail para: circulo@ufrgs.br.
_________
Assessoria de Imprensa AsSsAN Círculo
Silvana Granja
Jornalista (DRT/RS 10.732)
Cel. 51 99841 8082

Imagem representando o episódio do podcast
Logo do Napead Logo da Sead Logo da Ufrgs 85 Anos

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.