Levantamento será até 23 de outubro e busca subsidiar ações e políticas institucionais voltadas ao bem-estar e às condições de trabalho
14 de setembro de 2026 às 15:35
A UFRGS inicia, nesta quarta-feira, 16 de setembro, a coleta de dados da segunda edição do Censo de Saúde dos Servidores. O levantamento vai atualizar informações sobre o perfil e a qualidade de vida de docentes e técnicos administrativos, além de analisar a relação entre aspectos físicos e mentais e a realidade do trabalho na Universidade. A pesquisa ficará disponível no Portal do Servidor até o dia 23 de outubro, e os resultados vão subsidiar ações de promoção do bem-estar e aprimoramento das políticas institucionais.
Organizado pela Divisão de Promoção da Saúde da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DPS/Progesp), o levantamento foi realizado pela primeira vez em 2021, ocorrendo em um contexto marcado pela pandemia de covid-19 e pela adoção do trabalho remoto compulsório. Os dados obtidos na primeira edição permitiram a criação de programas permanentes, como o Programa de Apoio a Gestantes, Lactantes e Adotantes (Pagla), além de projetos voltados ao uso racional de medicamentos e ao autocuidado. Cinco anos depois, a nova edição considera as mudanças ocorridas no ambiente institucional e nas relações de trabalho, incluindo a adoção de novos modelos de gestão e a implementação do teletrabalho por meio do Programa de Gestão e Desempenho (PGD).
Questionário online e sigiloso
Rogério Barros, diretor da Divisão de Promoção da Saúde, explica que o preenchimento leva cerca de 40 minutos e pode ser realizado em etapas. A participação é voluntária, e Barros orienta que as respostas reflitam as condições vivenciadas pelos participantes, contribuindo para um diagnóstico mais fiel da realidade da Universidade.
As informações serão analisadas de forma coletiva e estatística, sem identificação individual. O levantamento segue as normas de proteção de dados previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Datas e locais para tirar dúvidas:
| Local | Data | Horário |
|---|---|---|
| Faculdade de Agronomia | 15 de setembro | 13h às 16h |
| Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana | 17 de setembro | 13h às 17h |
| Faculdade de Veterinária | 21 de setembro | 13h30 às 17h30 |
| Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | 22 de setembro | 8h30 às 13h30 |
| Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | 24 de setembro | 13h30 às 17h30 |
| Instituto de Matemática e Estatística | 25 de setembro | 13h às 17h |
| Instituto de Informática | 29 de setembro | 13h às 17h |