Menu

Conexão Z

Conexão Z é um programa da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais (PROIR) executado pelo Parque Zenit, que fomenta a cooperação entre a Universidade e organizações externas de maneira a promover a inovação aberta. O objetivo é conectar organizações públicas ou privadas, como empresas, cooperativas, órgãos públicos, ao ecossistema de inovação da UFRGS, estimulando o desenvolvimento de soluções tecnológicas customizadas para os desafios do mercado e da sociedade. São promovidas rodadas de matchmaking tecnológico, semestrais e setoriais, com a participação de organizações externas e atores do ecossistema de inovação da UFRGS, que interagem na busca por soluções inovadoras.  O ponto inicial para cada rodada de matchmaking tecnológico é: “Como podemos encontrar a melhor alternativa de solucionar o desafio apresentado pela organização de forma colaborativa, inovadora e sustentável?”

Conexão Z: vantagens para a Universidade, para empresas e sociedade

A metodologia do programa alinha-se aos objetivos do pilar Inovação Aberta do Parque Zenit, cujo foco é a promoção da interação entre a Universidade e a sociedade e o mercado, como forma de tornar mais eficiente e acelerar o processo de inovação.

O Conexão Z proporciona: 

  • Apoiar as organizações a enfrentar seus desafios tecnológicos. Aumentar a rede de contatos entre empresas, startups e pesquisadores;
  • Criar ambiente favorável para a interação entre diferentes culturas e mentalidades;
  • Promover a colaboração interdisciplinar e multissetorial;
  • Focar na inovação por meio da colaboração / cooperação;
  • Olhar sob a perspectiva das organizações;
  • Aumentar o potencial de transferência tecnológica entre a UFRGS e as organizações; 
  • Promover as diferentes formas de realizar a interação entre a UFRGS e a sociedade;
  • Promover maior integração entre os ambientes de inovação da UFRGS (Parque Zenit e Reintec) e a sociedade;.
  • Facilitar a conexão entre os atores do ecossistema de inovação interno e externos à universidade.

Programa Conexão Z – Edição 2021 – Complexo de Inovação em Saúde da UFRGS

Em 2021, o foco do Conexão Z é a área da Saúde. Organizações hospitalares de Porto Alegre estão convidadas a participar levando desafios relacionados a produtos, processos e serviços, os quais são apresentados aos pesquisadores das unidades acadêmicas, laboratórios e incubadoras e aos empreendedores das empresas incubadas e estudantes que integram as empresas juniores da UFRGS. 

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) é parceira do Parque Zenit nesta edição, colaborando, com sua reconhecida excelência em ensino, pesquisa e extensão na área da saúde, na proposição de soluções inovadoras para os desafios das organizações hospitalares.

Como participar

Organizações externas: Em 2021, foram convidados a participar os hospitais situados em Porto Alegre. As organizações inscreveram seus desafios  e uma breve contextualização do problema identificado. A inscrição de cada desafio gerou uma pergunta, para a qual o programa busca potenciais soluções a serem discutidas e desenvolvidas com os responsáveis do ponto de vista técnico e gerencial.

Atores dos ecossistemas de inovação da UFRGS e da UFCSPA: Após o recebimento dos desafios enviados pelas organizações hospitalares, o Programa convida os atores do ecossistema de inovação da UFRGS e da UFCSPA para a proposição de soluções para os desafios propostos. A inscrição para cada desafio implica na participação nas rodadas de matchmaking tecnológico, para apresentar e discutir potenciais soluções junto aos representantes das organizações hospitalares proponentes do desafio. O documento com os desafios apresentados e a contextualização do problema identificado pode ser acessado no link abaixo.

Os desafios das organizações também foram apresentados em reunião realizada em 13 de julho de 2021. Confira aqui a gravação do evento.

Os atores que identificarem desafios em que podem atuar devem fazer a inscrição no Programa no formulário eletrônico disponível neste link: https://forms.gle/rn5bAQ61Quj42bD66

Atores externos:  Outros atores do ecossistema de inovação externos à UFRGS e à UFCSPA também são convidados a contribuir para com o desenvolvimento de soluções a serem discutidas 

Cronograma Conexão Z – Edição 2021

Lançamento do Programa Conexão Z01 de junho
Prospecção dos desafios das organizações hospitalares (demandas tecnológicas)01 de junho a 05 de julho
Prospecção de pesquisadores, laboratórios, grupos de pesquisa, tecnologias existentes, empresas incubadas e startups associadas da UFRGS (ofertas tecnológicas)09 de julho a 8 de agosto
Dia Conexão Z – rodada de matchmaking tecnológico18 de agosto
Apoio e acompanhamento das conexões19 de agosto a 03 de dezembro

REGULAMENTO

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

CONTATO – projetos-zenit@ufrgs.br

Atuando para conectar parceiros e promover a Inovação Aberta, o Conexão Z amplia o potencial de transferência tecnológica entre a Universidade e a sociedade.

Voltar para o menu