Sobre o Zenit

Sobre o Zenit

banner_inicial

Criação

O Parque Científico e Tecnológico da UFRGS foi criado em 2012 surge com o intuito de fomentar o sistema de pesquisa, inovação e empreendedorismo da universidade através de novas ideias que transformem o setor produtivo e levem produtos e serviços inovadores à sociedade.

Zenit, o Parque Científico e Tecnológico da UFRGS

O nome Zenit foi inspirado em um termo científico, usado na matemática e na astronomia, que qualifica um “ponto imaginário” de um observador que se prolonga a partir da esfera celeste da Terra. Isso quer dizer que é uma posição sobre a qual o indivíduo encontra-se, especificamente, no ponto mais alto da órbita celeste para ver e observar a trajetória dos elementos e astros que o circundam, tendo um vasto horizonte para explorar e experimentar. Esse ponto chama-se zênite.

A origem da escolha do nome decorre da busca por uma direção, um caminho a seguir, rumo, um campo de visão maior, significando que os indivíduos podem situar-se acima das possibilidades terrenas, ampliando suas capacidades dentro de um ambiente diferenciado com a combinação dos conceitos de ciência & tecnologia, inovação e empreendedorismo. Opta-se, portanto, por um nome expressivo e marcante para o seu contexto, juntamente com a união das qualidades e características intrínsecas a sua concepção, como: a comunicação, a tradição, a transversalidade, a integração, a qualidade de ser memorizável e pronunciável (em diferentes línguas), o valor criativo, marcante e atemporal.