Quem pode realizar empréstimos?

Alunos, técnicos e professores, cujo vínculo com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul esteja ativo, podem realizar os empréstimos que permitem retirada do item do espaço da biblioteca.

Documento necessário: Cartão da UFRGS
Ainda não fez o seu ou o perdeu? Saiba mais sobre o cartão UFRGS aqui

A consulta na Biblioteca é livre para qualquer pessoa, somente limitada se houver restrição de acesso do próprio item.

Tipos de Empréstimos

Os empréstimos conforme o Regulamento de Circulação de Coleções no Sistema de Bibliotecas da UFRGS, e o Regulamento de Circulação da BIBIPH são:

O item pode ser retirado pelos seguintes prazos:

7 dias (alunos de graduação e servidores técnicos)

15 dias (alunos de pós-graduação e docentes).

Caso atrase a devolução, será cobrada multa de R$1,00 por dia e item atrasado.

O item é emprestado por até 3 (três) horas, sem possibilidade de renovação, se aplica principalmente para periódicos (revistas científicas) e dicionários.

Caso atrase a devolução, será cobrada multa de R$1,00 por hora e item atrasado.

Itens como mapas ou relatórios técnicos, que por suas dimensões, por serem únicos, ou por envolverem alguma limitação em relação ao direito de conteúdo precisam ser consultados no espaço da Biblioteca.

Para instituições credenciadas junto a Biblioteca do IPH, mediante cadastro através de Termo de compromisso, renovação anual do convênio e comunicação da demanda via ofício assinado pelo bibliotecário responsável da instituição solicitante.

Para membros da UFRGS, vinculados ao IPH mediante assinatura do Termo de Compromisso do Usuário (este documento contém campos de formulário, e deve ser aberto em editor de texto) e conforme os procedimentos da Biblioteca detentora do material com a qual a BIBIPH possua convênio.

Devolução

Itens de empréstimo domiciliar podem ser devolvidos de 3 (três) formas:

  • no balcão de atendimento, para registro imediato da devolução;
  • pela caixa de devolução [serviço desativado durante a reforma];
  • pelos correios.

Para os demais tipos de empréstimo a devolução deverá ser realizada no balcão de atendimento.

Caixa de devolução

A devolução via caixa de devolução possui algumas características específicas:

a caixa é verificada no início de cada manhã;

os itens são considerados como devolvidos no dia útil anterior;

serão abonadas multas relativas à madrugada, mas não multas anteriores.

Exemplos:

Caso 1: o usuário possui um item com entrega prevista para dia 03, ele deixa o item na caixa após às 17h do próprio dia 03, a equipe da biblioteca abre a caixa no dia 04 de manhã e faz a devolução do material, que ficará com multa de R$1,00, pois a devolução foi registrada dia 04. Nesse caso, a multa referente a madrugada do dia 03 para 04 será abonada.

Caso 2: o usuário possui um item com entrega prevista para o dia 01, ele deixa o item na caixa após as 17h do dia 03, a equipe da biblioteca abre a caixa no dia 04 de manhã e faz a devolução do material, que ficará com multa de R$4,00, pois a devolução foi registrada dia 04, nesse caso, como consideramos a devolução sempre no dia anterior será abonado o débito de R$1,00 referente a madrugada entre o dia 03 e 04, a multa referente ao atraso dos dia 01,02 e 03 será mantida.

Nessa modalidade de devolução o comprovante é emitido posteriormente no momento do registro no sistema.

Correios

Precisa devolver o material, mas não está na cidade?
Uma forma de evitar multas é realizar a devolução pelo correio, existem modalidades de envio, específicas para livros, que tem custo reduzido. O endereçamento para a BIBIPH será assim:

Biblioteca do IPH – BIBIPH
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Caixa Postal 15029
Agronomia
91501-970 Porto Alegre-RS

Na devolução pelos Correios é considerada data de devolução a data do carimbo do serviço postal.

Nessa modalidade de devolução o comprovante é emitido posteriormente no momento do registro no sistema.

Renovação

A renovação poderá ser feita para itens emprestados na modalidade domiciliar e sem reservas, pelos usuários que não possuam pendências (outros itens atrasados, multas ou problemas de cadastro).

O empréstimo pode ser renovado pelo SABi, pelo UFRGS Mobile (disponível para Android e iOS) e no balcão (presencialmente ou por telefone).

Reservas

Quando um item possui uma data de devolução no SABi, isso indica que o material está emprestado até aquela data. Assim, o material pode ser reservado.

Quando o item reservado for devolvido será enviado e-mail comunicando que o item pode ser retirado.

O material permanece reservado por  2 (dois) dias úteis após, a reserva é cancelada e o item passa a ficar disponível para a pessoa seguinte na fila de reservas.