Histórico

A Biblioteca do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (BIBIPH) foi criada após a construção do Pavilhão Central do Instituto, as primeiras obras do acervo foram registradas em 20 de maio de 1958.

Em 1978 o setor foi transferido para o prédio de Pesquisa e Extensão devido ao aumento do acervo.

Em 1998 a biblioteca foi novamente reestruturada para criar novos espaços de estudo e novamente ampliar a área de acervo.

Biblioteca em seu antigo espaço, no Prédio Administrativo do IPH

Em 7 de agosto de 2003, como parte das comemorações do cinquentenário do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), a biblioteca recebeu o nome de Biblioteca José Leite de Souza, como homenagem ao ex-diretor que administrou o IPH de 1960 a 1976.

A Biblioteca do Instituto de Pesquisas Hidráulicas é responsável pelo provimento de informação necessária ao desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão, constituindo uma biblioteca referencial na área dos recursos hídricos, no nível estadual e nacional.

 

Horário de Atendimento

A Biblioteca do IPH funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O setor fecha em feriados e dias não-letivos, de acordo com o calendário acadêmico vigente.

Eventuais alterações de horário, não previstas no calendário, são informadas:

  • neste site;
  • na página de informações do Sistema de Bibliotecas da UFRGS, onde você também encontra o horário e localização de todas as bibliotecas do Sistema;
  • na ficha da Biblioteca no Google.

 

Equipe

Nossa equipe é composta por:

Acervo

O acervo da Biblioteca do IPH é divido em coleções por tipo de material e conteúdo.

Por tipo de material: coleção de CDs, DVDs, folhetos, fascículos de revistas, livros, mapas e vídeos.

A coleção de livros se subdivide em: livros de referência (dicionários, glossários, atlas), livros publicados, dissertações, teses, relatórios, relatórios de consultoria e TCCs.

Área do acervo em 2017

Em números, a Biblioteca possui 29.879 itens (dados de fevereiro de 2018), sendo 12.705 da coleção de livros, 12.517 da coleção de revistas científicas, 4.085 da coleção de folhetos e o restante distribuídos entre as coleções de CDs, DVDs, vídeos VHS e outras mídias digitais.

Os temas do acervo abarcam as áreas de Engenharia Ambiental, Engenharia hidráulica, Hidrologia, Saneamento ambiental e perifericamente temas das áreas de Agronomia, Física, Matemática e Geologia.

Para procurar um título em nosso acervo você pode fazer uma pesquisa na janela ao lado, ou consultar diretamente o catálogo do Sistema de Bibliotecas da UFRGS, o SABi, no site: sabi.ufrgs.br.

Folhetos, cds, periódicos e relatórios estão organizados por numeração sequencial.

Os livros estão organizados pela Classificação Decimal Universal e código de autor.

 

Espaço Físico

A BIBIPH  atualmente está em reforma, em seu espaço original a biblioteca se divide em:

  • área de acervo;
  • área de estudo;
  • área administrativa/operacional.

 

Localização

Avenida Bento Gonçalves 9500, Prédio 44302 - Pesquisa e Extensão
2º andar, sala  201 (provisoriamente sala 104)
Campus do Vale
Agronomia  – Porto Alegre/RS
CEP 91501-970  Caixa Postal 15029

 

Missão

Oferecer serviços e produtos em informação que acompanhem as transformações tecnológicas e sociais dentro do escopo das áreas de pesquisa do Instituto de Pesquisas Hidráulicas com ética e profissionalismo.

Visão

Ser uma unidade de referência em informação sobre Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental no Rio Grande do Sul.

Objetivos
  1. Aprimorar os serviços prestados pela biblioteca;
  2. Atualizar o acervo de materiais informacionais de acordo com as demandas do ensino, pesquisa e extensão no IPH;
  3. Expandir o acesso on-line, às informações científicas, tecnológicas, artísticas e culturais produzidas no âmbito do Instituto;
  4. Ampliar ou reestruturar, quando necessário, a infraestrutura da BIBIPH tendo em vista atender às necessidades da comunidade;
  5. Realizar atividades de conservação do material bibliográfico;