Submissão de Recursos Educacionais ao Lume

Os recursos educacionais produzidos na Universidade por seus docentes,  técnico-administrativos e discentes (desde que orientados por docentes ou técnicos-administrativos) são disponibilizados à comunidade através do Lume – Repositório Digital da UFRGS, pela Coordenação Acadêmica da SEAD.

Antes de encaminhar o seu material para submissão, conheça os requisitos mínimos, os procedimentos e as etapas para a disponibilização de um recurso educacional no Lume.

Etapa 1 – VERIFICAÇÃO DOS  REQUISITOS MÍNIMOS PARA CADA TIPO DE RECURSO EDUCACIONAL

Para publicação no Lume, o recurso educacional deve atender condições mínimas, de acordo com o tipo de recurso que foi produzido. 

Lembre-se de que o proponente é o responsável pela qualidade do recurso educacional, no que diz respeito à correção gramatical, inserção de créditos, direitos autorais e de imagem, clareza de conteúdo, imagem e som, entre outros critérios.

Saiba quais são os requisitos mínimos, obrigatórios para cada tipo de recurso educacional:

Recurso que cria a ilusão de movimento em imagens sequenciais. Uma animação pode conter textos e sons.

Verifique se o recurso educacional atende aos itens obrigatórios do checklist:

  1. O recurso educacional apresenta uma ficha técnica com nomes dos envolvidos, logos das instituições e agradecimentos?
  2. Conta com o nome completo e a indicação de responsabilidade intelectual de todos os envolvidos?
  3. Está isento de erros ou falhas técnicas?
  4. O layout/interface de uso/ acesso é intuitivo?
  5. Disponibiliza links sem erros de direcionamento?
  6. O texto (se houver) é apresentado com instruções claras e sem erros evidentes de ortografia?
  7. Foi utilizado tipo de fonte, tamanho, cores/contraste que facilitem a leitura?
  8. Apresenta clareza de áudio (se houver)?
  9. O som está livre de ruídos externos (por exemplo: ruído de trânsito, televisão, animais, conversas)?
  10. O volume do áudio está adequado (por exemplo: o volume não fica audível mesmo estando no nível máximo do player)?
  11.  

Software para uso em dispositivos móveis, que pode ser um programa de consulta e registro de dados, um jogo, um sistema de avaliação ou de recomendação, entre outras possibilidades.

Verifique se o recurso educacional atende aos itens obrigatórios do checklist:

  1. O recurso educacional apresenta uma ficha técnica com nomes dos envolvidos, logos das instituições e agradecimentos?
  2. Conta com o nome completo e a indicação de responsabilidade intelectual de todos os envolvidos?
  3. Está isento de erros ou falhas técnicas?
  4. O layout/interface de uso/ acesso é intuitivo?
  5. Disponibiliza links sem erros de direcionamento?
  6. Apresenta menus bem organizados para facilitar a localização do que se procura?*
  7. Apresenta suporte ao usuário com instruções sobre as funcionalidades básicas e/ou respostas a perguntas comuns?
  8. Apresenta clareza de áudio (se houver)?
  9. O som está livre de ruídos externos (por exemplo: ruído de trânsito, televisão, animais, conversas)?
  10. O volume do áudio está adequado (por exemplo: o volume não fica audível mesmo estando no nível máximo do player)?
  11. O texto (se houver) é apresentado com instruções claras e sem erros evidentes de ortografia?
  12. Foi utilizado tipo de fonte, tamanho, cores/contraste que facilitem a leitura?

Registro de som que pode ser uma música, um programa (podcast), uma aula, uma explicação breve sobre um conteúdo.

Verifique se o recurso educacional atende aos itens obrigatórios do checklist:

  1. O recurso educacional apresenta uma ficha técnica com nomes dos envolvidos, logos das instituições e agradecimentos?
  2. Conta com o nome completo e a indicação de responsabilidade intelectual de todos os envolvidos?
  3. Está isento de erros ou falhas técnicas?
  4. Inicia informando o assunto, a sequência e instruções do que será abordado?
  5. Informa o número de áudios (aulas) que compreendem o tema, quando em uma série?
  6. Apresenta narração/locução de maneira clara?
  7. O som está livre de ruídos externos (por exemplo: ruído de trânsito, televisão, animais, conversas)?
  8. O volume do áudio está adequado (por exemplo: o volume não fica audível mesmo estando no nível máximo do player)?

Representação visual estática através de fotografia, pintura, desenho, ilustração, infográficos e diagramas salvos no formato imagem.

Verifique se o recurso educacional atende aos itens obrigatórios do checklist:

  1. O recurso educacional apresenta uma ficha técnica com nomes dos envolvidos, logos das instituições e agradecimentos?
  2. Conta com o nome completo e a indicação de responsabilidade intelectual de todos os envolvidos?
  3. Apresenta nitidez de imagem?
  4. O texto (se houver, exemplo: descrição da imagem) é apresentado com instruções claras e sem erros evidentes de ortografia?
  5. Foi utilizado tipo de fonte, tamanho, cores/ contraste que facilitem a leitura?

Recurso baseado em regras pré-definidas e objetivos, podendo ou não se utilizar de competição e pontuação. O jogo deve fornecer respostas, orientações ou retornos a partir das ações do jogador.

Verifique se o recurso educacional atende aos itens obrigatórios do checklist:

  1. O recurso educacional apresenta uma ficha técnica com nomes dos envolvidos, logos das instituições e agradecimentos?
  2. Conta com o nome completo e a indicação de responsabilidade intelectual de todos os envolvidos?
  3. Está isento de erros ou falhas técnicas?
  4. O layout/interface de uso/ acesso é intuitivo?
  5. Disponibiliza links sem erros de direcionamento?
  6. Apresenta regras e objetivos claros?
  7. Disponibiliza respostas, orientações ou retornos a partir das ações do jogador?
  8. O texto (se houver) é apresentado com instruções claras e sem erros evidentes de ortografia?
  9. Foi utilizado tipo, tamanho de fonte, cor/ contraste que facilitem a leitura?
  10. Apresenta clareza de áudio (se houver)?
  11. O som está livre de ruídos externos (por exemplo: ruído de trânsito, televisão, animais, conversas)?
  12. O volume do áudio está adequado (por exemplo: o volume não fica audível mesmo estando no nível máximo do player)?

Conjunto de materiais, tais como vídeos, textos, imagens, que são parte integrante de um curso ou disciplina, mas que não estão reunidos em um site.

Verifique se o recurso educacional atende aos itens obrigatórios do checklist:

  1. O recurso educacional apresenta uma ficha técnica com nomes dos envolvidos, logos das instituições e agradecimentos?
  2. Conta com o nome completo e a indicação de responsabilidade intelectual de todos os envolvidos?
  3. O recurso educacional possui uma capa contendo título e título alternativo, indicações de autoria e outras colaborações? 

Para os demais itens, utilize o checklist correspondente ao que tipo de recurso educacional proposto (por exemplo, vídeos, áudios, imagens, etc.).

Recurso que permite ao usuário visualizar e experimentar virtualmente uma situação real. É empregada especialmente para reprodução de situações que envolvam risco na sua aplicação em ambiente real, sem se limitar a essas.

Verifique se o recurso educacional atende aos itens obrigatórios do checklist:

  1. O recurso educacional apresenta uma ficha técnica com nomes dos envolvidos, logos das instituições e agradecimentos?
  2. Conta com o nome completo e a indicação de responsabilidade intelectual de todos os envolvidos?
  3. Está isento de erros ou falhas técnicas?
  4. O layout/interface de uso/ acesso é intuitivo?
  5. Disponibiliza links sem erros de direcionamento?
  6. O texto (se houver) é apresentado com instruções claras e sem erros evidentes de ortografia?
  7. Foi utilizado tipo de fonte, tamanho, cores/contraste que facilitem a leitura?
  8. Apresenta clareza de áudio (se houver)?
  9. O som está livre de ruídos externos (por exemplo: ruído de trânsito, televisão, animais, conversas)?
  10. O volume do áudio está adequado (por exemplo: o volume não fica audível mesmo estando no nível máximo do player)?

Conjunto de páginas para a web, que podem ser compostas de textos, imagens, vídeos, áudios, entre outros, além de poder conter links para outras páginas ou sites.

Verifique se o recurso educacional atende aos itens obrigatórios do checklist:

  1. O recurso educacional apresenta uma ficha técnica com nomes dos envolvidos, logos das instituições e agradecimentos?
  2. Conta com o nome completo e a indicação de responsabilidade intelectual de todos os envolvidos?
  3. Está isento de erros ou falhas técnicas?
  4. O layout/interface de uso/ acesso é intuitivo?
  5. Disponibiliza links sem erros de direcionamento?
  6. Os menus e submenus estão bem organizados? O usuário consegue navegar entre as páginas sem se perder?
  7. O site pode ser visualizado em diferentes navegadores?
  8. Os desenhos são consistentes em todas as janelas (tamanhos, cores, ícones, tipos de letras)?
  9. Os botões, figuras e logos estão isentos de falhas no carregamento?
  10. O texto é apresentado com instruções claras e sem erros evidentes de ortografia?
  11. Foi utilizado tipo de fonte, tamanho, cores/contraste que facilitem a leitura?

Sequência de imagens em movimento que pode conter também sons e textos explicativos, bem como legendas.

Verifique se o recurso educacional atende aos itens obrigatórios do checklist:

  1. O recurso educacional apresenta uma ficha técnica com nomes dos envolvidos, logos das instituições e agradecimentos?
  2. Conta com o nome completo e a indicação de responsabilidade intelectual de todos os envolvidos?
  3. Está isento de erros ou falhas técnicas?
  4. Apresenta vinheta, capa (contendo título e título alternativo (se houver), mais a indicação dos autores) ou algum tipo de abertura?
  5. Os conteúdos correspondem a uma unidade completa, quando em uma série?
  6. Apresenta clareza de áudio?
  7. O som está livre de ruídos externos (por exemplo: ruído de trânsito, televisão, animais, conversas)?
  8. O volume do áudio está adequado (por exemplo: o volume não fica audível mesmo estando no nível máximo do player)?
  9. Efeitos sonoros e músicas são de boa compreensão?
  10. Apresenta nitidez de imagens (testar o vídeo fazendo download e abrindo em um player de modo tela cheia, verificando se as informações visuais estão nítidas)?
  11. Disponibiliza janela de visualização dos vídeos na ordem indicada pelo autor, que deve corresponder à ordem apresentada no canto superior esquerdo (onde é apresentado o nome dos arquivos)?
  12. O texto é apresentado com instruções claras e sem erros evidentes de ortografia?
  13. Foi utilizado tipo de fonte, tamanho, cores/ contraste que facilitem a leitura?
  14. Se o vídeo está em idioma estrangeiro apresenta legendas em português?

Etapa 2 – ENVIO DO RECURSO EDUCACIONAL PARA A SEAD

Para o envio do recurso educacional à SEAD com vistas à submissão, siga os seguintes passos:

  • Preencha os itens do Formulário para Submissão de Recursos Educacionais ao Lume (ele pode ser baixado no formato PDF neste link).
  • Preencha e assine o Termo de Concordância para Submissão de Recurso Educacional ao Lume – UFRGS (ele pode ser baixado no formato DOCX neste link).
  • Organize os arquivos fonte e materiais necessários para a publicação. Caso o recurso não tenha sido desenvolvido pelo NAPEAD, é preciso enviar todos os arquivos.
  • Submissões de recursos do tipo “hipertexto” devem conter apenas a pasta com os arquivos fonte. Submissões do tipo “vídeo” devem conter apenas a pasta com os vídeos.
  • Envie o formulário, o termo de concordância e os arquivos do recurso educacional para submissaore@sead.ufrgs.br. Caso seu recurso educacional tenha sido produzido pelo NAPEAD, enviar somente o formulário e o termo de concordância para napead@sead.ufrgs.br.

Se precisar, solicite mais informações através do e-mail submissaore@sead.ufrgs.br.

Etapa 3 – SUBMISSÃO PELA SEAD

Nesta etapa, a equipe da SEAD responsável pela inclusão dos recursos educacionais no Lume irá conferir se o formulário para submissão, o termo de concordância e os arquivos do recurso educacional encaminhados estão adequados e cumprem os requisitos mínimos necessários. Caso algum deles não esteja de acordo, a equipe entrará em contato, para solicitar ao proponente as devidas adequações. Por isso, é importante manter o e-mail de contato atualizado.

Quando tudo estiver correto, a equipe fará o autoarquivamento do recurso educacional no Lume, conforme os arquivos e informações fornecidas no formulário para submissão.

Etapa 4 – REVISÃO TÉCNICA PELO CPD

Esta é a etapa em que o CPD realiza a verificação das instruções de instalação, dos itens relacionados aos requisitos tecnológicos, os testes das funcionalidades e a conformidade do conteúdo do recurso educacional. Na revisão técnica também é feita a conferência das permissões de uso escolhidas e a criação do link de “demonstração do recurso”, para recursos educacionais com estrutura mais complexa, como sites, animações ou jogos. É esse mesmo link que ficará disponível no Lume ao usuário final.

Etapa 5 – REVISÃO FINAL PELA SEAD

Após a revisão técnica, é realizada pela equipe da SEAD uma revisão final, por meio da qual analisam-se os itens do recurso educacional que ficarão disponíveis no Lume ao usuário, como, por exemplo, título e título alternativo (se houver); nome dos autores, orientadores e colaboradores; resumo; palavras-chave; entre outros. Caso seja preciso, a equipe entrará em contato com o proponente, a fim de realizar os últimos ajustes no recurso educacional.

Etapa 6 – PUBLICAÇÃO NO LUME

Cumpridas todas as etapas anteriores, o recurso educacional é publicado, tornando-se disponível no Lume para acesso e reutilização pela comunidade.