Selecionados:
ALEX KIPPER
ALEXANDRE HIDALGO NICOLINI
AMAURI TEIXEIRA MARTINS
ANDRE LUIZ VALCARENGH
CARLA ENNES DE BARROS
CARLA ROSANE DA COSTA ALVES
CINTHIA COSTA KULPA
DIENES DE AZEREDO BASTOS
DIULIANE TRINDADE DA SILVA
IVONE TERESINHA ANGST
JACIR DA SILVA MENDONCA
JAMIL ANDRAUS HANNA BANNURA
Jaqueline Marcela Villafuerte Bittencourt
JOAO VICENTE TEIXEIRA BUZZATTI
LARISSA ZANETTINI TRES
LEANDRO BASTOS REIS
LOIVA MARA DE OLIVEIRA MACHADO
LUCI LUCAS COUTINHO
MAGUINORES FERREIRA PEREIRA
MARIA DA GRACA BRIZOLA MAYER
MARIANA DE MACEDO MEURER
Mário Francis Petry Londero
PATRÍCIA BENELLI
REJANE RITZEL FERREIRA
RENATA CRISTINA GRUN
RAQUEL CRISTIANE DA SILVA GUIMARAES
VANESSA GABRIELA SAGGIN
Suplentes
1- JOSÉ EDUARDO DAMAS MARTINS
2- MICAELA KOCH SCHMITT
Turma: 11
Modalidade: Presencial
Objetivos: Proporcionar treinamento introdutório, prático e teórico, sobre como utilizar as funcionalidades específicas do ChatGPT para maximizar sua eficácia no contexto operacional da Universidade.
Conteúdo Programático:
- Compreensão dos fundamentos da interação eficaz com o ChatGPT. Exploração de técnicas para iniciar, manter e encerrar interações de forma natural.
- Desenvolvimento de habilidades para resumir informações de maneira concisa. Identificação de pontos-chave em um diálogo para criar resumos relevantes.
- Compreensão do processo de inferência e sua aplicação em contextos de conversação. Exercícios para aprimorar a capacidade de deduzir informações não explicitamente fornecidas.
- Exploração de técnicas para expandir respostas de forma detalhada e informativa. Desenvolvimento de estratégias para fornecer informações adicionais de maneira coerente. Exercícios práticos para ampliar respostas sem perder a clareza e relevância.
- Estudo de métodos para transformar perguntas e declarações para garantir respostas mais apropriadas. Treinamento em técnicas de transformação para abordar diferentes estilos de linguagem. 6. Análise de casos de uso específicos para ilustrar a aplicação prática do ChatGPT. Estudo de cenários comuns em diferentes setores e como adaptar o ChatGPT para atender a necessidades específicas
Data(s):
13/05 (Quarta-feira)
15/05 (Sexta-feira)
20/05 (Quarta-feira)
22/05 (Sexta-feira)
27/05 (Quarta-feira)
Horário(s): Das 14h às 17h
Carga horária total: 15h
Local: Laboratório 210 da Faculdade de Ciências Econômicas – FCE (Campus Centro).
Competências Desenvolvidas:
Competência Técnica: De acordo com as atividades específicas desenvolvidas pelo servidor no seu local de trabalho.
Competência Transversal ao Serviço Público “Mentalidade Digital”
Necessidade PDP 2026: Necessário contato e aprendizado acerca de inteligência artificial, para desenvolvimento de habilidades em novas tecnologias
Público-Alvo: Servidores docentes e técnico-administrativos da UFRGS
Ministrante: Leonardo Bisch Piccoli
Órgão Responsável pelo Treinamento: EDUFRGS
N° de Vagas: 20
Inscrições: até o dia 06/05/2026 (através Portal do servidor > Geral >Informações Funcionais > Solicitações > Inscrições em Ações de Aperfeiçoamento). Ou até o número de inscrições preencherem o número de vagas disponíveis para essa atividade.
Resultado da seleção: estará disponível no dia 07/05/2026 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por e-mail.
Observações:
– Para técnicos administrativos é válido para aceleração da progressão funcional por capacitação.
– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.
– Nos casos de participação em encontro(s) síncrono(s) nas capacitações a distância, fique atento às orientações dos/as ministrantes sobre a forma de registro das frequências.
– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.
– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional, nem para PAAP.
– Capacitações cujo horário de execução não colida com a jornada regular de trabalho do servidor, não são passíveis de abono de carga horária, configurando adesão facultativa do(a) servidor(a). Esta orientação não se aplica para os casos em que há convocação de participação emitida pela chefia imediata.