PARTICIPANTES
ADRIANA DA SILVA PELUFO
AGUSTIN JAVIER DIAZ CEJAS
ALESSANDRA DE ALMEIDA ABREU DAGOSTINI
ALEX MIRANDA SANTANA
ALINE DA COSTA PEREIRA
ANA PAULA GOULART SCHULTZ
ANDRÉ DE PAULA GANDON
ANDREA HELENA RODRIGUES COLOMBO
ANDREIA POSTAL
ÁTILA DOS ANJOS BARROS
BIANCA MATOS DE BARROS
CAMILA QUEVEDO CARVALHO
CELVIO DERBI CASAL
DANIEL PIRES MARTINS
EDER GONÇALVES DORNELES
EDUARDO PINTO MACHADO
Eliciane Brüning de Salles
ELISANGELA PIRES RAMOS DE JESUS
ELISE MARIA DI DOMENICO COSER
FABIANO SILVA DOS SANTOS
FÁBIO CELESTINO PEREIRA
FELIPE ANTÔNIO GUIDI SAUERESSIG
FRANCISCA MARIA DE FREITAS MARCELINO
FRANCISCO ANISIO MOREIRA SILVA
GIOVANA SOARES CARNEIRO DE FREITAS
GUSTAVO ANDRADA BANDEIRA
JESSICA LENARA DE SOUZA AMBOS
João Victhor Nogaroli
JORGE ROBERTO ESCOUTO DIAS
JULIANA ALBANO SCHUBSKY
JULIANE BORBA MINOTTO
KARINA CORREA PIRES
LAURA GOMES MACHADO
LIGIA ANTONELA DA SILVA PETRUCCI
LUCAS ANTONIO MORATES
LUCAS COSTA NOGUEIRA DA SILVA
LUCIANA DENISE FLORES
LUIS CARLOS ESPINDULA
LUIS CARLOS GONCALVES MAGALHAES
LUIS CARLOS STURMER
LUIS FERNANDO PINHEIRO
LUÍS PEDRO NUNES LESSA
MABILA CORREA MAKRAKIS
MAGDA ALINE BAUER
MARCIA DE LIMA ATHAYDE
MARCUS RIBAS MOREIRA
MARIANA DEPIERI AMORIM
MICHELE BARCELOS DOEBBER
MICHELE REUSCH DE QUADROS
NATASCHA HELENA FRANZ HOPPEN
NERON ROBERTO MARTINS SILVA
NICOLE ANDRESA BERTOTTI
PAMELA DA SILVA POCHMANN
Patrícia do Amaral Borde Faria
PAULA ALEXANDRA LINN
PAULA BEATRIZ DA SILVA SERPA
PAULO RENATO FARIAS BORGES
PEDRO ERE DISCONZI BRUM
RAFAEL EDSON CARDOSO
RENATA CRISTINA GRUN
SILVIO LUIS DE OLIVEIRA
SIMONE KRAUSE FERRAO
THAIS DEL RIO DELLA GIUSTINA
TULA BRUNELLI GONCALVES
VERÔNICA MARIA STEIN
Turma: 4
Modalidade: A distância (assíncrona) – A capacitação é disponibilizada no Moodle Colaboração por um período determinado, sem encontros de interação simultânea entre professor e aluno. É composta por vídeos, textos e imagens que podem ser acessados pelo aluno a qualquer tempo, dentro do período do curso.
Objetivos:
- Divulgar as novas modalidades e funcionalidades do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) na UFRGS, implementadas a partir de 01/05/2026 para todas as Unidades da Universidade, conforme cronograma da Portaria UFRGS 176/2024.
- Instrumentalizar servidores e gestores sobre as principais alterações do Programa.
Conteúdo Programático:
Novas modalidades e funcionalidades do PGD (a partir de 01/05/2026):
- Modalidade presencial
- Controle de presencialidade
- Política de consequências
- Plano de Entregas da Unidade
Data(s): 07 a 13/05/2026
Horário(s): Realização a qualquer tempo, durante o período do curso.
Carga horária total: 5h. Essa carga horária inclui a realização das atividades obrigatórias (videoaulas e teste de conhecimento), releitura de normas, navegação no site do Programa (em especial no item “Dúvidas Frequentes”) e possível interação no Fórum de Dúvidas, disponibilizado no espaço virtual do curso.
Local / Plataforma: Moodle Colaboração
Competências Desenvolvidas:
- Competência Tranversal ao Serviço Público “Foco nos Resultados para os Cidadãos”
- Competência Institucional “Planejamento e Avaliação”
- Competência Institucional “Gestão eficiente”
- Competência Gerencial “Gestão para Resultados”
Código e Necessidade PDP 2026: 45 – Conhecer regras, conceitos e procedimentos relacionados ao Programa de Gestão da UFRGS, incluindo novas funcionalidades implementadas em 2026.
Público-Alvo: Servidores técnico-administrativos em educação já vinculados ao PGD e respectivos gestores de equipes com servidores vinculados ao PGD da UFRGS.
Ministrantes: Comitê Gestor do Programa de Gestão
Órgão Responsável pelo Treinamento: Comitê Gestor do Programa de Gestão
N° de Vagas: 150
Inscrições: até o dia 05/05/2026 (Através do Portal do servidor > Geral >Informações Funcionais > Solicitações > Inscrições em Ações de Aperfeiçoamento).
Resultado da seleção: estará disponível no dia 06/05/2026 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por e-mail.
Observações:
– Para técnicos administrativos é válido para aceleração da progressão funcional por capacitação. Não é válido para PAAP.
– Para integralizar a carga horária da atividade é necessário realizar todas as atividades obrigatórias do curso e obter desempenho mínimo de 70% no teste de conhecimento.
– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.
– Capacitações cujo horário de execução não colida com a jornada regular de trabalho do servidor, não são passíveis de abono de carga horária, configurando adesão facultativa do(a) servidor(a). Esta orientação não se aplica para os casos em que há convocação de participação emitida pela chefia imediata.