Tratamento e análise de dados coletados por meio de técnicas de pesquisa qualitativas com uso de metodologias informacionais (NVIVO) – turma 2

Detalhes

Datas:  6,7,8,9,10/1/2020
Horário:  das 8h30 às 12h30
Local: Sala 308 do Inst Psicologia – Ramiro Barcelos, 2600

Selecionados:
Daniel de Queiroz Lopes
ANNA PAULA MOURA CANEZ
Silvana Silva
FERNANDA BESTETTI DE VASCONCELLOS
Marcos Roberto de Oliveira
JULIAN DE CAMARGO MILONE
ARIEL BEHR
ROSANA CÓRDOVA GUIMARÃES
DAIANE BENINCÁ DE DAVID
Reiner Vinicius Perozzo
GABRIELA CAMPAGNA DE AZEVEDO
Michelle Dornelles Santarem
CARLISE RIGON DALLA NORA
Debora Souto Allemand
Camila Penna De Castro
Alexandre Almeida De Magalhães
João Lucas Campos De Oliveira
Christine Wetzel
Norberto Horacio Lorenzi de Souza
Amanda Oliveira Rocha

Turma: 02

Objetivo Geral: Capacitar servidores docentes e servidores técnicos no tratamento e análise de dados coletados por meio de técnicas de pesquisa qualitativas com uso de metodologias informacionais com aplicação prática.

 

Objetivos Específicos:

  • Introduzir alguns dos principais pressupostos epistemológicos da análise qualitativa de dados.
  • Introduzir diferentes abordagens analíticas.
  • Apresentar o software NVivo para análise de dados qualitativos.
  • Capacitar para a estruturação de projetos no NVivo, organização de dados e ferramentas de tratamento.
  • Preparar para o desenho de análise.
  • Introduzir o conceito de codificação e categorização de dados.
  • Introduzir as técnicas e estratégias de codificação, concepção de hierarquia de nós.
  • Apresentar as ferramentas de busca, comparação e preparação de matrizes.
  • Desenvolver habilidades de comparação, checagem e triangulação de dados e fontes.
  • Preparar modelos e produção de sínteses, relatórios e desenvolvimentos teóricos.

 

Conteúdo Programático

  • Introdução geral à análise de dados qualitativos com o uso do NVivo. Natureza dos dados qualitativos, tipos de coleta de dados, fontes primárias, fontes secundárias, arquivos suportados pelo NVivo.
  • Introdução ao tratamento de dados qualitativos com o uso do NVivo, organização de bases de dados, ferramentas de classificação de fontes e nós, uso de memos e links.
  • Apresentação de algumas abordagens analíticas: análises temáticas, de conteúdo e de discurso. Principais características, vantagens e desvantagens.
  • Introdução à grounded theory. Principais características, vantagens e desvantagens. Fundamentos de codificação. Codificação aberta, axial e seletiva.
  • Técnicas de codificação no NVivo. Ferramentas de codificação de texto, áudio, imagens e vídeos.
  • Estabelecendo níveis de codificação e análise, classificação de nós, fontes e unidades de análise: bases para elaboração de matrizes no NVivo.
  • Construindo teorias a partir de dados qualitativos: verificação e triangulação. Pensando a partir dos dados, cruzamento de fontes, pressupostos epistemológicos da construção sociológica a partir da fala do informante.
  • Produção de relatórios com o uso de modelos e links diretos.

 

Público-Alvo: servidores técnicos e docentes

 

Ministrante:

Alex Niche Teixeira – Professor Adjunto do Departamento de Sociologia da UFRGS e Diretor da Editora da UFRGS. Certificado pela QSR International como consultor independente do software NVIVO no Brasil.

 

Datas:  6,7,8,9,10/1/2020 

Horário:  das 8h30 às 12h30

Carga horária: 20h

Local: Sala 308 do Inst Psicologia – Ramiro Barcelos, 2600 

Nº de vagas: 20

 

Competências Desenvolvidas:

Competência Institucional “Gestão do conhecimento”: Ser capaz de incentivar a disseminação de conhecimentos e práticas, de forma a ampliar a comunicação e a integração acadêmica e administrativa e com a sociedade.

Competência Técnica: De acordo com as atividades específicas desenvolvidas pelo servidor no seu local de trabalho.

 

Inscrições: até o dia 26/12/19 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 27/12/19 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.

 

Observações:

– Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Para docentes em estágio probatório, é válido para o módulo III do PAAP.

– Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor.  Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, clique aqui.

– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.

– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.

Font Resize