Como o jornalismo tem reportado a Reforma da Previdência? Podcast ajuda a responder; ouça

Ao lado dos repórteres Rene Almeida e Arthur Ruschel, jornalista do portal Sul21 analisa a cobertura jornalística das novas regras para a aposentadoria no Brasil propostas pelo Governo Bolsonaro.

#ConversaHumanista

O que muda nas regras da aposentadoria dos brasileiros com a Reforma da Previdência? É uma pergunta cuja resposta o jornalismo tenta encontrar desde que o Governo Bolsonaro enviou a proposta de alteração na legislação ao Congresso Nacional, em fevereiro. E foi um esforço relativamente bem-sucedido, pelo menos no que diz respeito às novas regras propriamente ditas e como afetam individualmente aos trabalhadores. É a conclusão que sai do oitavo episódio do #ConversaHumanista.

Os repórteres Rene Almeida e Arthur Ruschel, do Humanista, com a companhia de Luís Eduardo Gomes, jornalista do portal Sul21, chamam a atenção, no entanto, para a adesão quase unânime da mídia tradicional à narrativa de que reduzir benefícios da Previdência Social é a única solução para a crise econômica que o país enfrenta, deixando de ouvir especialistas sobre outras alternativas.

O podcast conta também com depoimentos da advogada Jane Berwanger, ex-presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário) e professora com doutorado na área, que alerta para privilégios à determinadas categorias mantidos mesmo com a reforma, como é o caso dos militares, e, ao mesmo tempo, reconhece a necessidade de reformar o sistema periodicamente. A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 6/2019 foi aprovada na Câmara Federal no dia 11 de julho e volta ao plenário no início de agosto para votação em segundo turno; se aprovada, segue para duas votações no Senado.



O podcast

O #ConversaHumanista é produzido quinzenalmente por estudantes da disciplina de Laboratório de Jornalismo Convergente da Fabico/UFRGS, com técnica de Neudimar da Rocha, sob a supervisão do professor Felipe Moura de Oliveira e da estagiária de docência Janaína Kalsing, jornalista e pesquisadora de doutorado. Nos episódios anteriores, os temas foram: a série de reportagens da #VazaJato; a relação entre mulheres e futebol, no contexto da Copa do Mundo feminina;  jornalismo ambiental; os decretos do porte de armas; crise na Venezuela; o tabu sobre o noticiamento do suicídio; e os 55 anos do Golpe Civil-Militar de 1964. Todos ficam disponíveis também no SoundCloud e no Spotify.


 

Um comentário em “Como o jornalismo tem reportado a Reforma da Previdência? Podcast ajuda a responder; ouça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *