Corpo Docente

Prof. Dr. Clóvis Dias Massa (Departamento de Arte Dramática/IA/UFRGS)

Doutor em Letras/PUCRS – Estética e RecepçãoTeatral – 2005. (*)

Mestre em Artes Cênicas/USP – O Paradoxo de Criação do Ator na Encenação Teatral: Improvisação e Formalização na Fenomenologia Cênica Contemporânea Sob a Ótica da Percepção Estética – 1997.

Bacharel em Artes Cênicas – Hab. Interpretação Teatral /UFRGS – 1991.

Orientador de Mestrado e Doutorado

Linha de Pesquisa 2: Linguagem, Recepção e Conhecimento em Artes Cênicas | Orientações Concluídas

 

Profª. Drª. Inês Alcaraz Marocco (Departamento de Arte Dramática/IA/ UFRGS)

Doctor at en Esthétique Sciences et Technologie Des Arts. Université de Paris VIII, Le Geste Spectaculaire dans sa Culture "Gaucha" du Rio Grande Do Sul, 1997.

Diplôme d’Etudes Approfondies. Université de Paris VIII – Pedagogie de la Creativite dans une Formation de Théâtre-Education à l'Université Federale de Santa Maria – 1985.

Bacharel em Direção Teatral/ UFRGS – 1975.

Orientadora de Mestrado e Doutorado

Linha de Pesquisa 1: Processos de Criação Cênica | Orientações Concluídas

 

Prof. Dr. João Pedro de Alcântara Gil (Departamento de Arte Dramática/IA/ UFRGS)

Doutor em Educação/ UFMS-UNICAMP – Para Além do Jogo – 1999.

Mestre em Educação/ UFMS – O Significado do Jogo na Educação Infantil – 1988.

Licenciado em Arte Dramática / UFRGS – 1976.

Orientador de Mestrado e Doutorado

Linha de Pesquisa 2: Linguagem, Recepção e Conhecimento em Artes Cênicas | Orientações Concluídas

 

Profª. Drª. Marta Isaacsson de Souza e Silva (Departamento de Arte Dramática/IA/UFRGS)

Docteur d’Université de la Sorbonne-Nouvelle – Paris III/Arts du Spectacle – Etudes théâtrales – Le Processus Créateur de l’Acteur: Stanislavski et Grotowski, étude d’une filiation – 1991.

Diplome d’Etudes Approfondies en Arts du Spectacle/d’Université de la Sorbonne-Nouvelle – Paris III – La Méthode des Actions Physiques de Stanislavski – 1989.

Bacharel em Artes Cênicas – Hab. Direção Teatral / UFRGS – 1985.

Orientadora de Mestrado e Doutorado

Linha de Pesquisa 1: Processos de Criação Cênica |  Orientações Concluídas

 

Profª. Drª. Mirna Spritzer (Departamento de Arte Dramática/IA/UFRGS)

Doutora em Educação/UFRGS – O corpo tornado voz: a experiência pedagógica da peça radiofônica – 2005.

Mestre em Educação / UFRGS – O invisível feito visível: um estudo sobre a formação do ator na Universidade – 1999.

Bacharel em Artes Cênicas – Hab. Interpretação Teatral / UFRGS – 1982.

Orientadora de Mestrado e Doutorado

Linha de Pesquisa 1: Processos de Criação Cênica | Orientações Concluídas

 

Profª. Drª. Mônica Fagundes Dantas (Departamento de Educação Física/ ESEF/UFRGS)>

Doctorat en Études et Pratiques des Arts/ Université du Québec à Montreal / UQAM Canadá- 2006).

Mestre em Ciências do Movimento Humano /UFRGS – Dança, Forma, Técnica e Poesia do Movimento, na Perspectiva de Construção de Sentidos Coreográficos – 1997.

Licenciada em Educação Física /UFRGS – 1992.

Orientadora de Mestrado e Doutorado

Linha de Pesquisa 1: Processos de Criação Cênica | Orientações Concluídas

 

Profª. Drª. Silvia Balestreri Nunes (Departamento de Arte Dramática/IA/ UFRGS)

Doutora em Psicologia / PUC-SP – De Boal a Bene, contaminações para o teatro menor – 2004.

Mestre em Psicologia /PUC-RJ –Teatro do Oprimido: Revolução ou Rebeldia?- 1991

Bacharel em Psicologia / UFRJ -1987.

Orientadora de Mestrado e Doutorado

Linha de Pesquisa 2: Linguagem, Recepção e Conhecimento em Artes Cênicas | Orientações Concluídas

 

Profª. Drª. Sílvia Patrícia Fagundes (Departamento de Arte Dramática/IA/ UFRGS)

Doutora em Ciências del Espectáculo/ Universidade Carlos III de Madri- A Ética da Festividade na Criação Cênica. Bolsista CAPES -2010.

Mestre em Direção Teatral/ Middlessex University Londres -2003.

Bacharel em Artes Cênicas – Hab. Direção Teatral/ UFRGS -1995.

Orientadora de Mestrado

Linha de Pesquisa 1: Processos de Criação Cênica | Orientações Concluídas

 

Profª. Drª. Suzane Weber da Silva (Departamento de Arte Dramática/IA/ UFRGS)

Doctorat en Études et Pratiques des Arts/ Université du Québec à Montreal/ UQAM Canadá. Bolsista CAPES. – 2008

Mestre em Ciências do MovimentoHumano/ UFRGS – A Celebração Dionisíaca do Corpo no Ator Contemporâneo – 1999.

Bacharel em Artes Cênicas – Hab. Interpretação Teatral/ UFRGS – 1992.

Orientadora de Mestrado e Doutorado

Linha de Pesquisa 1: Processos de Criação Cênica | Orientações Concluídas


Profª. Drª. Vera Lúcia Bertoni dos Santos  (Departamento de Arte Dramática/ IA/ UFRGS)

Doutora em Educação/ UFRGS – No Fio do Equilibrista: Professor de Teatro e Construção de Conhecimento (conclusão 1º Semestre 2006).

Mestre em Educação/ UFRGS –  A Estética do Faz-de-Conta: Práticas Teatrais na Educação Infantil – 2000.

Bacharel em Artes Cênicas – Hab. Interpretação Teatral/ UFRGS – 1983.

Licenciada em EducaçãoArtística – Hab. Artes Cênicas/ UFRGS – 1990.

Orientadora de Mestrado e Doutorado

Linha de Pesquisa 2: Linguagem, Recepção e Conhecimento em Artes Cênicas | Orientações Concluídas

 

Prof. Dr. Walter Lima Torres Neto (Departamento de Artes, Universidade Federal do Paraná)

Docteur d’Université de la Sorbonne-Nouvelle – Paris III / Etudes théâtrales – L' Influence de la France dans le Théâtre Brésilien au XIX ème sicècle: l'exemple d'Arthur Azevedo, 1997.

Diplome d’Etudes Approfondies en Arts du Spectacle. Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III, Le Brésil et le Théâtre Français: La Tournée du Théâtre Louis Jouvet au Brésil (1941-1942), 1992.

Bacharel em Artes Cênicas Habilitação em DireçãoTeatral. UFRJ- 1989.

Orientador de Mestrado e Doutorado

 Linha de Pesquisa 2: Linguagem, Recepção e Conhecimento em Artes Cênicas | Orientações Concluídas