Dissertações

2019

Aluno(a): Márcia Teresinha Metz

Orientador(a): Silvia Balestreri Nunes

Aluno(a): Guilherme Conrad

Orientador(a): Inês Alcaraz Marocco

Aluno(a): Letícia Schwartz

Orientador(a): Clóvis Dias Massa

Falarfazendo dança afro-gaúcha: ao encontro com mestra Iara 

Aluno(a): Manoel Gildo Alves Neto

Orientador(a): Suzane Weber da Silva

Morredeiro : a corporalidade perturbadora numa criação cênica de horror

Aluno(a): Paulo Roberto Farias

Orientador(a): Mirna Spritzer

2018

Insônia: o ator criador e o castelo de cartas

Aluno(a): Marcelo Mertins

Orientador(a): Inês Alcaraz Marocco

 

QUEER me Atuação e Remontagem

Aluno(a):  Diego Luiz Nardi

Orientador(a): Silvia Patricia Fagundes

 

Corpo Remixado nas Danças Urbanas: Um recorte desde os anos 1970 em Porto Alegre

Aluno(a):  Marco Aurélio Julio Rodrigues

Orientador(a): Monica Fagundes Dantas

 

Caixa de memórias: ressignificações da prática cênica em sala de aula

Aluno(a): Mariana Pinto Vieira Vellinho

Orientador(a): Vera Lucia Bertoni dos Santos

 

Ação urbana meditativa: presença cênica em meio ao movimento

Aluno(a): José Guilherme Benetti Marcon

Orientador(a): Silvia Patricia Fagundes

 

Mestre King: corporalidade(s) negra(s) no ensino da dança em Salvador

Aluno(a): Luziana Cavalli de Oliveira

Orientador(a): Suzane Weber da Silva

 

Corpo-máscara em jogo: a rua como lugar de encontro

Aluno(a): Alexandre Borin Antunes

Orientador(a): Ines Alcaraz Marocco

 

Do Pensamento-ação à Inundação da escrita: A Dramaturgia a Partir da Experiência Junto à Comunidade Haitiana no Rio Grande do Sul

Aluno(a): Carina Zatti Corá

Orientador(a): Clovis Dias Massa

 

Cartas para desver o conceito de resto: a cenopoesia no Hotel da Loucura

Aluno(a): Nicole Nunes da Cruz

Orientador(a): Silvia Balestreri Nunes

 

O PROTAGONISMO DE OLGA REVERBEL NO ENSINO DE TEATRO NO BRASIL Um percurso biográfico

Aluno(a): Cristiano Laerton Goldschmidt

Orientador(a): Vera Lucia Bertoni dos Santos

 

Para além de nossas diferenças: teatro, poéticas e deficiência intelectual

Aluno(a): Patrícia Avila Ragazzon

Orientador(a): Joao Pedro Alcântara Gil

 

Em travessia no teatro ritual: uma investigação no trabalho do ator sobre si mesmo

Aluno(a): Suellen Araujo de Brito

Orientador(a): Ines Alcaraz Marocco

 

A canção em cena: corpo e gesto nas vozes de Mônica Salmaso e Maria João

Aluno(a): Ligia Antonela da Silva Petrucci

Orientador(a): Mirna Spritzer

 

Criação em videodança: corpos em contaminação

Aluno(a): Daniel Silva Aires

Orientador(a): Monica Fagundes Dantas

 

“Enrola um, dois, três até a cintura…”: princípios organizativos de movimento nas aulas de dança contemporânea de Eva Schul

Aluno(a): Fellipe Santos Resende

Orientador(a): Suzane Weber da Silva

 

2017

Escuto poesia na vida alheia : um processo de criação radiocênica

Aluno(a): Mariana da Rosa Azevedo

Orientador(a): Mirna Spritzer

 

Fratura exposta

Aluno(a) Alessandro Rivellino Oliveira de Borba

Orientador(a): Silvia Balestreri Nunes

 

Beckett-we : em busca de uma poética do vazio

Aluno(a): Luciana Brito

Orientador(a): Silvia Balestreri Nunes

 

Dança-teatro com jovens : uma proposta pedagógica inspirada em processos de criação de Pina Bausch

Aluno(a) Jeferson de Oliveira Cabral

Orientador(a): Vera Lucia Bertoni dos Santos

 

Israel Galván : poética em metamorfose

Aluno(a):  Silvia de Rezende Canarim

Orientador(a): Monica Fagundes Dantas

 

Insônia: a tecnologia audiovisual como catalisador para a imersão no teatro

Aluno(a): Maurício Pezzi Casiraghi

Orientador(a): Marta Isaacsson de Souza e Silva

 

Corpo Del Puerto: gesto flamenco no espetáculo Las Cuatro Esquinas

Aluno(a): Daniele Luciana Zill Heuert

Orientador(a): Suzane Weber da Silva

 

Instantes de encontro: o vínculo entre música e dança como processo de criação

Aluno(a): Andrea Mariana Morera López

Orientador(a): Monica Fagundes Dantas

 

Teatro e cinema: experimento interdisciplinar na criação

Aluno(a): Paula Emilia Almeida Martins de Martins

Orientador(a): Marta Isaacsson de Souza e Silva

 

Corpo exposto/Mundo dilatado : a vivência em práticas somáticas como fio condutor da criação artística

Aluno(a): Alexandra de Castilhos Moojen

Orientador(a): Suzane Weber da Silva

 

Um teatro sem espetáculo em Carmelo Bene

Aluno(a): Luis Fabiano de Oliveira

Orientador(a): Silvia Balestreri Nunes

 

Criação compartilhada em dança : trajetórias de SeteOito – Impermanências

Aluno(a): Marco Antonio Fillipin Rodrigues

Orientador(a): Silvia Patricia Fagundes

 

IS@. Coreo : processos_de_mediação/interação_tecnológica_de_uma_bailatriz_latino-americana

Aluno(a): Roberta Savian da Rosa

Orientador(a): Ines Alcaraz Marocco

 

Legislação e produção de teatro em Porto Alegre entre 1985 e 2005

Aluno(a): Alexandre Magalhães da Silva

Orientador(a): Walter Lima Torres Neto

 

Todas Nós : práticas de intimidade e atuação cênica

Aluno(a): Iassanã Martins da Silva

Orientador(a): Silvia Patricia Fagundes

 

A Rua da Praia e seus artistas : cartografando sensações, multiplicando desejos

Aluno(a): Gabriela Tarouco Tavares

Orientador(a): Silvia Balestreri Nunes

 

Um olhar sobre as gestualidades em IN/Compatível? e Tempostepegoquedelícia

Aluno(a): Luciano Correa Tavares

Orientador(a): Suzane Weber da Silva

 

Formação em teatro na UFRGS (1960-1973) : memórias de tempos de ousadia e paixão

Aluno(a): Juliana Ribeiro Wolkmer

Orientador(a): Vera Lucia Bertoni dos Santos

2016

Conhecimento em teatro e afetividade : desenvolvimento moral e experiências discentes na educação básica

Aluno(a): Gustavo Machado de Araujo Reinisch

Orientador(a): Vera Lucia Bertoni dos Santos

 

Poéticas singulares : um estudo sobre a territorialidade na produção artística do grupo de teatro Miseri Coloni, de Caxias do Sul/RS

Aluno(a): Juliana Canali Demori

Orientador(a): Clovis Dias Massa

 

Coreografando em larga escala : corpo social, corpo dançante

Aluno(a): Gabriela Maffazzoni Chultz

Orientador(a): Suzane Weber da Silva

 

Práticas performativas no ensino médio : experiências na disciplina de Artes Visuais

Aluno(a): Geraldo Bueno Fischer

Orientador(a): Vera Lucia Bertoni dos Santos

 

Provocações sonoras : uma investigação da escuta na criação cênica

Aluno(a): Marina Mendo

Orientador(a): Marta Isaacsson de Souza e Silva

 

“Jovens formadores para novos espectadores” : uma experiência expandida em teatro, mediação e educação

Aluno(a): William Fernandes Molina

Orientador(a): Clovis Dias Massa

 

O andamento-ritmo no trabalho pré-expressivo do Grupo Cerco no espetáculo “O Sobrado

Aluno(a): Philipe França Philippsen

Orientador(a): Ines Alcaraz Marocco

 

A poética do sensorial : procedimentos de composição da cena imagética

Aluno(a): Luciane Panisson

Orientador(a): Marta Isaacsson de Souza e Silva

 

Ecopoética : o performer e a busca por poéticas de sustentabilidade no ambiente urbano

Aluno(a): Rossendo Rodrigues dos Santos

Orientador(a): Monica Fagundes Dantas

 

Virginia Woolf, apropriação e dramaturgia : um procedimento de escrita textual para o teatro

Aluno(a): Virgínia Maria Schabbach

Orientador(a): Ines Alcaraz Marocco

 

Performance do encontro : um estudo de práticas performativas

Aluno(a): Renata Teixeira Ferreira da Silva

Orientador(a): Suzane Weber da Silva

2015

A vocalidade poética do ator em seu processo de criação a partir de uma experimentação cômica

Aluno(a): André Assmann

Orientador(a): Mirna Spritzer

 

Ações teatrias e dramaturgias do ambiente urbano : sobre o funcionamento da cidade como local cênico específico

Aluno(a): Claudia Edith Álvarez Pérez

Orientador(a): Clovis Dias Massa

 

O Navio Negreiro em Performance : uma jornada do arquivo ao repertório

Aluno(a): Consuelo Vallandro Barbo

Orientador(a): Monica Fagundes Dantas

 

O ator em transe : aspectos para o desenvolvimento de uma consciência sensível

Aluno(a): Filippi  Mazutti

Orientador(a): Ines Alcaraz Marocco

 

Luminescência : o processo do ator como experiência corporificada do arquétipo-herói

Aluno(a): Franciele Machado de Aguiar

Orientador(a): Ines Alcaraz Marocco

 

Formas de ser um, de ser só : modos de sentir da dramaturgia brasileira contemporânea

Aluno(a): Nayara Macedo Barbosa de Brito

Orientador(a): Clovis Dias Massa

 

Sair da margem, vivenciar travessias propostas de mediação com espectadores de teatro

Aluno(a): Patrícia Gusmão Maciel

Orientador(a): Vera Lucia Bertoni dos Santos

 

O processo de composição da cena a partir da noção de intermedialidade

Aluno(a): Natália Perosa Soldera

Orientador(a): Marta Isaacsson de Souza e Silva

 

Sob os vestígios de um tango, a clave me convida a dançar : estudo de materialidades em movimento

Aluno(a): Paola de Vasconcelos Silveira

Orientador(a): Monica Fagundes Dantas

 

Biopoéticas teatrais : estudos da irrupção de memórias do real na cena

Aluno(a): Lucas Silveira Simas

Orientador(a): Mirna Spritzer

 

Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato

Aluno(a): Marcia Berselli,

Orientador(a): Marta Isaacsson de Souza e Silva

 

Pensamento curatorial em Artes Cênicas : interação entre o modelo artístico e o modelo de gestão em mostras e festivais brasileiros Porto Alegre 2015

Aluno(a): Michele Bicca Rolim

Orientador(a): Clovis Dias Massa

 

Procurando pausas em tempos atuais : um estudo do yoga para o teatro

Aluno(a): Lolita Ferreira Goldschmidt

Orientador(a): Silvia Balestreri Nunes

2014

Memória na ponta dos dedos : sistematização de práticas de teatro com surdos

Aluno(a): Adriana de Moura Somacal

Orientador(a): Silvia Balestreri Nunes

 

Raqs el Jaci / Dança de Jaci : hibridação por antropofagia entre a dança do ventre e a poética de Eva Schul

Aluno(a): Andréa Cristiane Moraes Soares

Orientador(a): Monica Fagundes Dantas

 

Em busca de uma “poética política” na cena teatral de rua contemporânea

Aluno(a): Evelise Felizardo Mendes

Orientador(a): Marta Isaacsson de Souza e Silva

 

A relação do ator com o espaço e o espectador no espetáculo Teatro à La Carte

Aluno(a): Graciane Borges Pires

Orientador(a): Clovis Dias Massa

 

A escola como lugar de teatro : táticas de ocupação do espaço para o teatro como disciplina na Educação Básica

Aluno(a): Luciane Prestes de Freitas

Orientador (a): Vera Lucia Bertoni dos Santos

 

Caminhos para dançar-se : Elementos da psicanálise no processo criativo de Pina Bausch

Aluno(a): Maria Tereza Furtado Travi

Orientador(a): Silvia Balestreri Nunes

 

A espetacularidade e a teatralidade na cena cinematográfica

Aluno(a): Pedro Isaías Lucas Ferreira

Orientador(a): Ines Alcaraz Marocco

 

Bando de brincantes : um caminho dialético no teatro para crianças

Aluno(a): Viviane Juguero

Orientador(a): Joao Pedro Alcântara Gil

2013

Metamorfose

Aluno(a): Roberto Salerno de Oliveira

Orientador(a): Marta Isaacsson de Souza e Silva

 

O tradicionalismo gaúcho em cena : a experiência do teatro folclórico Em não te assusta, Zacaria!

Aluno(a): Renato Duarte Mendonça

Orientador(a): Clovis Dias Massa

 

Moldar a carne : a queerização do corpo no teatro de João Carlos Castanha

Aluno(a): Pedro Omar Lacerda Delgado

Orientador(a): Monica Fagundes Dantas

 

Um Títere de si mesmo : a imagem como interface dos jogos estabelecidos em uma criação sistêmica

Aluno(a): Lisandro Marcos Pires Bellotto

Orientador(a): Marta Isaacsson de Souza e Silva

 

O oceano cênico de Zoé Degani : por uma cenografia plural

Aluno(a): Lindsay Tarouco Gianuca

Orientador(a): Silvia Balestreri Nunes

 

Raízes para voar: caminhos para uma abordagem somática grouding

Aluno(a): Juliana klock Vicari

Orientador(a): Monica Fagundes Dantas

 

Práticas de ocupação da cidade pelo teatro : um estudo a partir de grupos atuantes em Porto Alegre

Aluno(a): Cecília Lauritzen Jácome

Orientador(a): Vera Lucia Bertoni dos Santos

 

Á procura de um subtexto contemporâneo

Aluno(a): Angelene Lazzareti

Orientador(a): Mirna Spritzer

 

Quando o de fora faz a gente mergulhar para dentro : utilização de uma manifestação cultural brasileira como estímulo para a criação orgânica do ator em cena

Aluno(a): Elisa Beschorner Heidrich

Orientador(a): Ines Alcaraz Marocco

2012

Não-eu : a busca incessante do performer por si mesmo

Aluno(a): Daniel dos Santos Colin

Orientador(a): Ines Alcaraz Marocco

 

Questões éticas na prática teatral : a experiência do Grupo Neelic em Porto Alegre

Aluno(a): Desirée Gomes da Veiga Pessoa

Orientador(a): Marta Isaacsson de Souza e Silva

 

Teatro e transdisciplinaridade : a experiência do projeto Amora no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluno(a): Lisinei Fátima Dieguez Rodrigues

Orientador(a): Vera Lucia Bertoni dos Santos

 

A presença de corpos ausentes : a fantasmagoria de Denis Marleau em Os cegos de Maurice Maeterlinck

Aluno(a): Maíra Castilhos Coelho

Orientador(a): Mirna Spritzer

 

Quem conta um conto : o amor como encontro na contação de histórias

Aluno(a): Luciene Rivoire

Orientador(a): Mirna Spritzer

 

Tecendo o invisível : o elemento circense na construção de uma dramaturgia da atriz

Aluno(a): Débora Moraes Rodrigues

Orientador(a): Ines Alcaraz Marocco

 

Corpos ditos e malditos : processos de criação e princípios de composição

Aluno(a): João Batista Soares Lima

Orientador(a): Marta Isaacsson de Souza e Silva

 

“Oô de casa!” : um processo de criação cênica a partir da vivência com mulheres da rota do tropeirismo gaúcho

Aluno(a): Kátia Salib Deffaci

Orientador(a): Ines Alcaraz Marocco

 

O hábito habitável : a experiência de ser espectador com alunos de uma escola pública de Porto Alegre

Aluno(a): Fernanda Marília Rocha

Orientador(a): Clovis Dias Massa

 

Dança na escola e a construção do co(rpo)letivo : respingos sobre um processo educativo que dança (dançante que educa?)

Aluno(a): Josiane Gisela Franken Corrêa

Orientador(a): Vera Lucia Bertoni dos Santos

2011

Fronteiras entre o ator e a arte marcial : a prática do Kildo Self Defense como treinamento para atores

Aluno(a): Ariane Guerra Barros

Orientador(a): Silvia Balestreri Nunes

 

Políticas de encontro : criação e colaboração nos processos do grupo Experimental de dança de Porto Alegre

Aluno(a): Raquel Purper

Orientador(a): Silvia Balestreri Nunes

 

A trilha sonora teatral em pauta : experiências de criadores de trilha sonora em Porto Alegre

Aluno(a): Marcos Machado Chaves

Orientador(a): Clovis Dias Massa

 

Semiótica teatral : análise do espetáculo O vendedor de palavras

Aluno(a): Rodrigo Monteiro

Orientador(a): Ubiratan Paiva de Oliveira

 

Montagem revelada : As Poéticas de Isadora. Orb – A metáfora final, de Ricky Seabra e a Un certo punto della vita dovresti impegnarti seriamente e Smettere di fare il ridicolo, de Rodrigo García

Aluno(a): Jacqueline Pinzon

Orientador(a): Marta Isaacsson de Souza e Silva

 

Canção de ninar : um encontro entre o clownesco e Beckett

Aluno(a): Priscila Genara Padilha

Orientador(a): Ines Alcaraz Marocco

 

Falos, de nós para vocês : uma interface entre a imagem eletrônica e o acontecimento teatral

Aluno(a): André Borba Arieta

Orientador(a): Ines Alcaraz Marocco

2010

Tragédia na sala de aula : um estudo de práticas de teatro na Educação de Jovens e Adultos

Aluno(a): Márcio Silveira dos Santos

Orientador(a): Joao Pedro Alcântara Gil

 

Figurino : um objeto sensível na produção do personagem

Aluno(a): Rosângela Cortinhas

Orientador(a): Marta Isaacsson de Souza e Silva

 

Imagens da pintura como estímulo para a composição da personagem teatral

Aluno(a): Agata Bau

Orientador(a): Mirna Spritzer

 

Acima de tudo, teatro! : um olhar sobre a produção teatral para infância e juventude a partir de Porto Alegre

Aluno(a): Gilberto Fonseca

Orientador(a): Vera Lucia Bertoni dos Santos

 

Aspectos da crítica teatral brasileira na era digital

Aluno(a): Helena Maria Mello

Orientador(a): Edelcio Mostaco

 

Tudo sobre Soraya : composição da personagem e atuação na consulta encenada

Aluno(a): Daniela Aquino Camargo

Orientador(a): Silvia Balestreri Nunes

 

Os reis vagabundos e as reminiscências no tear de Penélope

Aluno(a): Elizabeth Medeiros Pinto

Orientador(a): Joao Pedro Alcântara Gil

 

Voz & emoção : provocações a partir de Wolfsohn, Roy Hart e Pantheatre

Aluno(a): Laura Beatriz Backes

Orientador(a): Marta Isaacsson de Souza e Silva

 

Práticas teatrais na escola : histórias sobre processos coletivos de conhecimento em teatro

Aluno(a): Belonice Medeiros da Silva

Orientador(a): Vera Lucia Bertoni dos Santos

 

Ética, boniteza e convívio teatral entre grupos e comunidades

Aluno(a): Maria Amélia Gimmler Netto

Orientador(a): Clovis Dias Massa

 

A organicidade da palavra no processo criativo do ator

Aluno(a): Silvana Baggio Ávila

Orientador(a): Mirna Spritzer

 

Para além do ensaio : a meditação tibetana no processo de criação cênica

Aluno(a): Rochele Resende Porto

Orientador(a): Mirna Spritzer

 

Palcos da vida : O vídeo como documento do teatro em Porto Alegre nos anos 1980

Aluno(a): Newton Pinto da Silva

Orientador(a): Clovis Dias Massa

2009

Cia. Stravaganza : um olhar sobre os processos criativos no teatro de grupo

Aluno(a): Adriane Cecília Pinto Mottola

Orientador(a): Mirna Spritzer

 

Movimentos de encenação em corpos de pensamento-criação

Aluno(a): Jezebel De Carli

Orientador(a): Joao Pedro Alcântara Gil

 

Juntou deu nisso : percursos entre arte contemporanea e processos de criação cênica na escola

Aluno(a): Mônica Torres Bonatto

Orientador(a): Vera Lucia Bertoni dos Santos

 

Motivação criadora e recepção estética no espetáculo Re-sintos da Muovere Companhia de Dança

Aluno(a): Rubiane Falkenberg Zancan

Orientador(a): Clovis Dias Massa

 

Misterioso, mas não indecifrável : um estudo sobre a aprendizagem na iniciação teatral

Aluno(a): Joana Izabel dà Silva,

Orientador(a): Vera Lucia Bertoni dos Santos

 

Em três atos : jovens e teatro

Aluno(a): Aline Cristiane Grisa

Orientador(a): Joao Pedro Alcântara Gil

 

Do topo aos horizontes possíveis : ação artística e aprendizagem inventiva no ensino de teatro

Aluno(a): Mateus Gonçalves

Orientador(a): Silvia Balestreri Nunes

 

Treinamento do ator : plano para a reinvenção de si

Aluno(a): Tatiana Cardoso da Silva

Orientador(a): Marta Isaacsson de Souza e Silva

 

Da discussão “clown ou palhaço” às permeabilidades de clownear-palhaçar

Aluno(a): Patricia de Oliveira Freitas Sacchet

Orientador(a): Silvia Balestreri Nunes

 

Performance-me! : o processo de si pelo movimento dos desejos

Aluno(a): Alexandra Gonçalves Dias

Orientador(a): Ines Alcaraz Marocco

 

Bailarino-ator-autor : a experiência do corpo biográfico no fazer de companhias gaúchas

Aluno(a): Alecsandro Dall’Olmo

Orientador(a): Marta Isaacsson de Souza e Silva

 

Nada é sempre a mesma coisa. Um motivo em desdobramento através da Labanálise

Aluno(a): Cibele Sastre

Orientador(a): Ines Alcaraz Marocco

 

Fluxo de consciência : variações no teatro contemporâneo

Aluno(a): Ângela Francisca Almeida de Oliveira

Orientador(a): Clovis Dias Massa

2008

A estética metaficcional do teatro de animação gaúcho contemporâneo

Aluno(a): Paulo César Balardim Borges

Orientador(a): Ubiratan Paiva de Oliveira

 

Fragmentos Brietzkianos : estudo da cena nas montagens Brechtianas de Irene Brietzke

Aluno(a): Carlos Humberto Vasconcellos Vieira

Orientador(a): Mirna Spritzer