Estudos teóricos em tempos de Covid-19

DESCOLONIZANDO O FIM DO MUNDO: LEITURA COLETIVA DE AILTON KRENAK

Coordenação:  Prof Dr. Roberto Henrique Amorim de Medeiros – LATEC Saúde (Laboratório de Arte, Território, Eqüidade e Cultura), do Depto. de Saúde Coletiva – UFRGS.

Curso de Extensão

Período: 6/05/20 até 17/06/20 – semanal, das 19h às 21:10h pela plataforma MConf

Atividade online para alunxs de Saúde Coletiva cujo objetivo é aproximar a reflexão sobre humanidade, cultura, ecologia e decolonialismo por meio da filosofia indígena, em especial o pensamento do intelectual Ailton Krenak. 

O modo de produção capitalista caminha em passos largos para o esgotamento do que chama de recursos naturais do planeta, provocando catástrofes climáticas e ecológicas, além de desagregação no laço social devido ao acirramento da competição e da lógica de mercado como forma de vida hegemônica. A discussão sobre cultura, sociedade, ecologia e formas de pensamento decolonial interessa à saúde coletiva sob o ponto de vista da formação de sanitaristas com espírito crítico para avaliarem os impactos dos modos de produção nos processos de trabalho e de serviços de saúde, bem como os ataques ao meio ambiente e precarização no contexto da determinação social da saúde. A leitura de pensadores decoloniais cumpre papel importante para o diálogo e a dialética com filosofias do pensamento acadêmico hegemônico na formação do sanitarista brasileiro o para a crítica de seus atos como agentes de saúde.

Objetivo geral

Aproximar a reflexão do sanitarista e do campo das humanidades em saúde coletiva ao pensamento e filosofias indígenas como estratégia curricular decolonial.

Objetivo específico

– Realizar a leitura coletiva do livro: Ideias para adiar o fim do mundo (KRENAK, 2019);

– Promover reflexão sobre meio ambiente e cultura capitalista;

– Experimentar mudanças bibliográficas para currículos de UPPs do curso de Saúde Coletiva;

– Discutir o decolonialismo na Saúde Coletiva.

Para inscrição enviar email para extensaocoletiva@gmail.com com o título Krenak (receberá retorno com o livro e o link para a participação nas 4as feiras à noite (vagas limitadas, período de inscrição fecha dia 19/05).

Público: todxs interessados em pensar a saúde e o contexto da pandemia de COVID19 desde uma posição outra que não a medicalizada, buscando uma compreensão decolonial com o auxílio da cosmovisão (visão de mundo) de povos indígenas.

Desenvolvimento: leitura coletiva do livro Ideias para adiar o fim do mundo (KRENAK, 2019) por meio de recurso de educação à distância, utilizando a plataforma moodle e ferramenta de videoconferência em encontros presenciais síncronos semanais; Utilização de Fórum assíncrono para postagem de materiais de apoio e orientações aos alunos e alunas; 

Avaliação: Escrita ou outra produção ensaística sobre algum aspecto da cosmovisão trabalhada em relação com seu interesse pelo curso (individual).