Frente pela Vida

O terceiro movimento feito pela Frente pela Vida foi a construção coletiva do Plano de Enfrentamento a pandemia de Covid-19 – PEP-COVID-19. O terceiro movimento pode ser acessado clicando aqui.

Abaixo está disponível o PEP – COVID-19:

O Departamento de Saúde Coletiva convida a comunidade da UFRGS e a sociedade gaúcha para conhecer e apoiar a Frente Pela Vida que foca na defesa da vida, das medidas de cuidado contra a Covid-19 apresentadas pela Organização Mundial de Saúde, nas evidências científicas e no fortalecimento do SUS.

A iniciativa é liderada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Rede Unida, Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES).

Os pilares da Frente Pela Vida são o direito à vida é o bem mais relevante e inalienável da pessoa humana, sem distinção de qualquer natureza; as medidas de prevenção e controle para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 devem ser estabelecidas com base científica e rigorosamente seguidas a partir de planejamento articulado entre os governos federal, estadual e municipal; o Sistema Único de Saúde (SUS) é instrumento essencial para preservar vidas, garantindo, com equidade, acesso universal e integral à saúde; a solidariedade, em especial para com os grupos mais vulneráveis da população, é um princípio primordial para uma sociedade mais justa, sustentável e fraterna; a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, garantindo a todos uma vida ecologicamente equilibrada e sustentável; a democracia e o respeito à Constituição são fundamentais para assegurar os direitos individuais e sociais, bem como para proporcionar condições dignas de vida para todas as brasileiras e todos os brasileiros.

Quando perdemos o direito à vida, o que resta de nossa humanidade? Assista o vídeo que endossa os pilares da Frente pela vida e convoca à Marcha pela Vida: https://www.youtube.com/watch?v=Wn7pYUHcvEE

A frente foi lançada no dia 29 de maio, e a cobertura completa pode ser acessada em: https://www.abrasco.org.br/site/noticias/lancamento-da-frente-pela-vida-saude-e-democracia-sao-inseparaveis/48677/

Uma das atividades da Frente será a Marcha pela Vida, amanhã dia 09/06, com intensa programação ao longo de todo o dia 9 de junho com mobilizações e informações que podem ser acessadas no site https://marchavirtualpelavida.org.br/ e também atualizadas no portal da Saúde Coletiva Contra a Covid-19.

Muitas entidades da sociedade civil, universidades, organismos e entidades já se associaram a esse movimento! Participe você também nesse movimento e venha defender a vida de todas e todos brasileiras e brasileiros!