Falando sobre medos, angústias e violências

É uma ação de extensão que propõe uma atividade grupal aberta a estudantes da universidade que objetiva oferecer um espaço de acolhimento para a expressão de sentimentos de angústia, medo e dor desencadeados pela momento atual da pandemia de Covid. Os encontros se darão por meio virtual.

O projeto de pesquisa Rotas críticas objetiva trabalhar com grupos de mulheres em situação de violência. Entendendo que os grupos presenciais poderão demorar um tempo até que seja possível realizá-los, e que os estudantes encontram-se neste momento fragilizados, está-se propondo estes encontros grupais objetivando acolher estudantes de ambos os sexos e ouvir suas demandas, angústias, medos em relação à epidemia.

O objetivo é de realizar grupos com estudantes buscando fortalecê-los frente à epidemia de covid, proporcionando um espaço protegido de escuta aos estudantes da universidade; reforçar a manutenção do vínculo com os estudantes no momento de quarentena, evitando a evasão; realizar ações de acolhimento, escuta não julgadora, e discussão de alternativas para enfrentar a dor, a angústia, a tristeza.

Público alvo: Estudantes da UFRGS

Relevância: Esta atividade de extensão está vinculada às atividades docentes no Bacharelado de Saúde Coletiva e ao projeto de pesquisa Rotas Críticas, que prevê a realização de grupos de mulheres para discutir as violências. A ideia da pesquisa é a de que os grupos de mulheres sigam sendo realizados após o término da pesquisa como uma atividade de extensão. Deste modo esta atividade de extensão se antecipa e buscará acolher estudantes neste momento de epidemia, em que os vínculos se tornam mais frágeis, buscando reforçar a adesão dos alunos à Universidade e encontrar estratégias grupais de fortalecimento destes jovens frente ao evento que vivemos.

Desenvolvimento: Serão propostas atividades grupais, utilizando ao ambiente virtual da universidade (Mconf). Serão desenvolvidos 9 encontros nas segundas feiras à noite (início 8 de junho, término 3 de agosto), das 18h30 às 21.30 h, perfazendo um total de 27 horas. Cronograma Encontros 1 e 2 – Apresentação dos membros do grupo Encontros 3 e 4 – Organização do itinerário Encontros 5 a 7 – Realização de técnicas e dinâmicas grupais Encontro 8 e 9 – Avaliação

Período: 8/06 a 03/08/2020

Coordenação: Stela Nazareth, Daniel Canavese de Oliveira e Fernanda Souza de Bairros