Pagamento de débitos

Esclareça sua política de recebimento de TCCs. Exemplo.

 

Após a aprovação pela banca, é comum que o graduando fique com dúvidas sobre a entrega do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Onde entregar, em qual formato, etc.

Para ajudar a esclarecer essas dúvidas foi criado este conjunto de informações e orientações para os alunos da Faculdade de Ciências Econômicas, no qual se busca informar os procedimentos que devem ser seguidos e o papel da Biblioteca da FCE nesse processo.

O documento completo no formato pdf, sem proteção.

O termo de autorização para disponibilidade no Lume - Repositório Digital da UFRGS, impresso, preenchido e assinado.

- O TCC deve ser entregue somente em versão digital. Versão impressa não é aceita.

- O TCC deve estar em apenas um arquivo.

- A ficha catalográfica deve ser incluída no mesmo arquivo do TCC, posicionada após a folha de rosto.

- Para fazer a ficha catalográfica, utilize o Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica para Teses, Dissertações e TCCs da UFRGS.

- Antes de fazer a entrega, revise o arquivo com o seu TCC. Verifique principalmente os seguintes pontos:

  • - presença de todos os elementos pré e pós-textuais, incluindo apêndices e anexos, quando houver;
  • - presença de todos os capítulos da parte textual, com indicação correta de páginas, igual ao informado no - sumário do TCC;
  • - presença de todas as imagens, quando houver;
  • - todas as informações de identificação do trabalho, como seu nome, nome do(a) orientador(a), local, ano, etc.

- O termo de autorização deve ser impresso a partir do arquivo disponível no site do Lume.

- É importante constar a assinatura do(a) orientador(a). Caso você não autorize a disponibilidade do TCC no Lume ou autorize parcialmente, a assinatura do(a) orientador(a) é obrigatória, assim como a justificativa para a não disponibilidade completa do TCC.

A Biblioteca não recebe TCCs diretamente dos alunos. Os trabalhos devem ser entregues às Comissões de Graduação (COMGRADs), que os encaminharão para a Biblioteca. Portanto, busque a sua COMGRAD para realizar a entrega, conforme seu curso.

Comissão de Graduação de Ciências Atuariais

Telefone: (51) 3308-3323
E-mail: cgatu@ufrgs.br

Comissão de Graduação de Ciências Contábeis

E-mail: cgcon@ufrgs.br

Fone: 51 3308.4720

Comissão de Graduação de Ciências Econômicas

Fone: 51 3308.3030

E-mail: cgeco@ufrgs.br

Comissão de Graduação de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural

Fones: 51 3308.3147 / 51 3308.4174

E-mail: cgplageder@ufrgs.br

Comissão de Graduação de Relações Internacionais

Fone: 51 3308.3325
E-mail: comgrad_rel@ufrgs.br

 

Após a entrega do TCC à COMGRAD, o arquivo do documento e o termo de autorização serão encaminhados à Biblioteca. A Biblioteca revisará o conteúdo do arquivo entregue. Caso algum problema seja identificado, como ausência de partes, sumário incompleto, imagens que não abrem, etc., será feito contato com o COMGRAD para informar o problema constatado. A COMGRAD, nessa situação, deverá entrar em contato com o(a) autor(a) para solicitar a correção e entrega de nova versão do TCC.

Não havendo problemas com o TCC, este será processado por bibliotecário e receberá um registro no catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas da UFRGS, o SABi. O prazo aproximado para esse procedimento, em geral, é de até uma semana, podendo variar para mais ou para menos conforme o volume de TCCs entregues.

Feito o registro, a Biblioteca encaminhará o trabalho e o termo de autorização para a Gerência do Lume, responsável por disponibilizar na internet o documento.

O trabalho e o termo de autorização serão encaminhados para a Gerência do Lume pela Biblioteca após o registro no SABi. É da responsabilidade da Gerência do Lume a inclusão do trabalho no repositório digital e a criação de link para o texto completo no SABi. O prazo aproximado para esse procedimento é cerca de uma a duas semanas após o envio por parte da Biblioteca, podendo variar para mais ou para menos conforme o volume de TCCs encaminhados. Você não receberá aviso informando-o(a) quando o TCC for disponibilizado no Lume. Portanto, verifique o SABi e o Lume para conferir se seu TCC já está registrado e disponível, levando em conta os prazos aproximados mencionados acima.

É importante notar que há uma janela de tempo entre o registro no SABi e a disponibilização do texto completo do TCC no Lume. Portanto, se você encontrar seu TCC no SABi sem link para o documento, isso é normal e esperado.

Mas, se após um período de tempo muito superior aos prazos mencionados acima o seu TCC ainda não tiver sido registrado ou o texto completo não estiver disponível no Lume, entre em contato com a Biblioteca pelo e-mail pi-bibeco@ufrgs.br ou pelo telefone (51) 3308-3138.

O Núcleo Acadêmico dará prosseguimento ao processo de diplomação após a entrega do TCC e do termo de autorização. A Biblioteca não possui acesso aos dados que liberam o processo de diplomação. Portanto, dúvidas quanto ao diploma devem ser dirigidas a COMGRAD.

A entrega de TCCs em formato digital é estabelecida pela regulamentação a seguir:

  • - Instrução Normativa nº 01/2010 da Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS, de 21 de janeiro de 2010 – Regulamenta a entrega dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em formato digital;
  • - Ofício Circular nº 01/2010 da Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS, de 19 de janeiro de 2010 – Traz instruções para submissão de TCCs para disponibilização no Lume.

Portanto, os procedimentos adotados são baseados nesses dois documentos e devem estar em conformidade com eles.

 

Formulário de orientação para entrega de TCCs

(Exemplo)




ENTREGA DE TESES E DISSERTAÇÕES

Após a aprovação pela banca, é comum que o mestrando ou doutorando fique com dúvidas sobre a entrega do seu trabalho acadêmico. Onde entregar, em qual formato, etc.

Para ajudar a esclarecer essas dúvidas foi criado este conjunto de informações e orientações para os alunos da FCE, no qual se busca informar, passo a passo, os procedimentos que devem ser seguidos e o papel da BIBFCE nesse processo.

Para saber mais, acesse o checklist para pós-graduandos elaborado pela Biblioteca e, para dúvidas relacionadas ao formato de apresentação do trabalho, consulte o Manual de Trabalhos Acadêmicos da BIBFCE.

O que você deve entregar

Tese/dissertação completa no formato PDF sem proteção, preferencialmente em pen-drive (será devolvido).

O termo de autorização para disponibilidade no Lume – Repositório Digital da UFRGS (em duas vias), impresso, preenchido e assinado.

Quanto ao trabalho:

– Deve ser entregue somente em versão digital. Versão impressa não é aceita.

– Deve estar em apenas um arquivo. Se isso não for possível, numere os  diferentes arquivos que compõem o trabalho de forma que possam ser unificados com facilidade na ordem correta.

– Ficha catalográfica. Para elaborá-la, utilize o  Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica para Teses, Dissertações e TCCs da UFRGS.

– Antes de realizar a entrega, revise o arquivo verificando principalmente:

  • presença de todos os elementos pré e pós-textuais, incluindo apêndices e anexos, quando houver;
  • presença de todos os capítulos da parte textual, com indicação correta de páginas, igual ao informado no sumário
  • presença de todas as imagens, quando houver;
  • todas as informações de identificação do trabalho, como seu nome, nome do(a) orientador(a), local, ano, etc.

 

Quanto ao termo:

– O termo de autorização deve ser impresso a partir do arquivo disponível no site do Lume.

– A assinatura do(a) orientador(a) é obrigatória.

– Caso você não autorize ou autorize parcialmente a disponibilidade do trabalho no Lume, a justificativa é obrigatória. Exemplos: Dados confidenciais relacionados a … / Contrato de publicação com…

Onde você deve entregar
O que a Biblioteca faz

Uma vez encaminhado, o trabalho  será recebido por um servidor da BIBCSH, que revisará o conteúdo do arquivo em PDF e o correto preenchimento do termo de autorização que será assinado e enviado ao Lume.

Caso o servidor da Biblioteca identifique algum problema no arquivo, como ausência de partes, sumário incompleto, imagens que não abrem, etc., o termo não será assinado e retornará ao PPG com o(s) motivo(s) da devolução. Nesse caso, o PPG deverá entrar em contato com o autor para solicitar a correção e a entrega da nova versão.

Quando a tese ou dissertação é disponibilizada no Lume

Você não receberá aviso informando-o(a) da finalização desses procedimentos. Portanto, verifique no SABi e no Lume se seu trabalho já está registrado e disponível. Tempo médio: 2 a 3 semanas.

É importante observar que há uma janela de tempo entre o registro no SABi e a disponibilização do trabalho na íntegra no Lume.

Se após um período de tempo muito superior aos prazos mencionados, seu trabalho ainda não tiver sido processado ou o arquivo não estiver disponível no Lume, entre em contato com o Processamento Técnico da BIBCSH pelo e-mail pi-bibeco@ufrgs.br ou pelo telefone (51) 3308.3138.

Sobre a diplomação

Uma vez recebido o trabalho e o termo de autorização, o PPG dará seguimento ao processo de diplomação. A Biblioteca não possui acesso aos dados que liberam o processo de diplomação. Portanto, dúvidas quanto ao diploma devem ser dirigidas ao seu PPG.

Impressão de cópia pela Gráfica da UFRGS

Você tem direito à impressão gratuita de uma cópia de sua tese ou dissertação pela Gráfica da UFRGS. Solicite ao seu PPG uma requisição de cópias ou entre em contato com a Gráfica da UFRGS pelo e-mail  tesesedissertacoes@ufrgs.br para obter mais informações.

Regulamentação da entrega de teses e dissertações

A entrega de teses e dissertações é estabelecida pela regulamentação a seguir:

  • – Resolução nº 007/2015 da Câmara de Pós-Graduação da UFRGS, de 17 de março de 2015 – Estabelece orientações sobre a visibilidade e acessibilidade, preservação e difusão via internet, das teses, dissertações e trabalhos de conclusão de mestrado produzidos no âmbito da Universidade;
  • – Art. 40 da Resolução nº 10/2014do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), de 12 de março de 2014 – Dispõe sobre o depósito de teses e dissertações em meio eletrônico;
  • – Instruções para Submissão de Teses, Dissertações, Trabalhos de Conclusão de Mestrado e de Especialização para Divulgação no Lume – Repositório Digital da UFRGS, da Biblioteca Central, de dezembro de 2010;
  • – Ofício Circular nº 07/2007-PROPG da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, de 15 de agosto de 2007 – Instruções para submissão de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de mestrado e de especialização para disponibilização da Biblioteca Digital (atual Lume);
  • – Portaria nº 013 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 15 de fevereiro de 2006 – Institui a obrigatoriedade da disponibilidade digital das teses e dissertações por parte dos programas de pós-graduação reconhecidos;
  • – Resolução nº 129/2005 da Câmara de Pós-Graduação da UFRGS, de 12 de julho de 2005 – Depósito de tese, dissertação e trabalho de conclusão de mestrado profissional nos formatos impresso e eletrônico, na biblioteca setorial e na Biblioteca Digital (atual Lume).

Portanto, os procedimentos adotados estão baseados nesses documentos e devem estar em conformidade com as disposições mais recentes.