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Professores da FCE manifestam apoio ao Ensino Remoto Emergencial na UFRGS

Foi encaminhada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) hoje, 7 de julho, a manifestação de professores da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS em apoio à adoção do Ensino Remoto Emergencial na Universidade. Assinaram o documento 65 docentes, de um total de 101 em exercício na Faculdade.

Para os professores, o Ensino Remoto Emergencial é uma alternativa que possibilita à Universidade cumprir com a missão institucional de ensinar, dado o contexto de distanciamento social. “Evidentemente, o ERE está sujeito a limitações e impõe grandes desafios. É, como vem assinalando o professor Ariel [Behr] nas reuniões em nossa Unidade, uma solução subótima. No entanto, em lugar de nos acomodarmos diante das dificuldades decorrentes da pandemia da Covid-19, preferimos encarar essas dificuldades e criar soluções plausíveis que assegurem ensino com qualidade e acesso a esse ensino”, sustentam os docentes no texto.

Os professores também pedem aos conselheiros celeridade na análise da proposta de ensino remoto, encaminhada ao Cepe no dia 8 de junho: “o que esperamos é que o Cepe realize um debate racional sobre o projeto e tome uma decisão. A mais breve possível”, afirmam no documento. “O adiamento da decisão em nada contribui para que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul responda ao atual momento com o melhor de si”, argumentam os docentes, referindo-se ao encerramento da sessão do dia 2 de julho sem votação, após diversos pedidos de vistas do processo.

O documento apresenta ainda informações sobre a construção da proposta de ensino remoto, que tem sido realizada em múltiplas instâncias universitárias e com o conhecimento e participação de comissões de cursos de graduação, chefias de departamento, Câmara de Graduação, Pró-Reitoria de Graduação e representação discente. O texto também publiciza dados sobre a condução dos trabalhos na própria Faculdade, que organizou oficinas de capacitação para os docentes e criou grupos gestores para lidar com as ações práticas da implantação do ensino remoto na unidade.

O texto completo da manifestação dos docentes encaminhada ao Cepe está disponível aqui. Assista também a entrevista com o professor Ariel Behr sobre a proposta de ensino remoto em discussão na Universidade.

Docentes que manifestaram apoio ao ensino remoto na UFRGS:
Alessandro Donadio Miebach
Ana Lúcia Tatsch
Ana Tércia Rodrigues
André Luiz Reis da Silva
André Moreira Cunha
Andrés Ferrari Haines
Ângela Rozane Leal de Souza
Ariel Behr
Ário Zimmermann
Carlos Henrique Horn
Carlos Schonerwald
Cassiane Velho
Cássio Calvete
Daniela Kühn
Edilson Paulo
Edson Talamini
Eduardo Ernesto Filippi
Eduardo Plastina
Érico Esteves Duarte
Everton da Silveira Farias
Fabian Scholze Domingues
Fernanda Gomes Victor
Fernanda Momo
Fernando Cafruni
Flavio Fligenspan
Gabriela Coelho de Souza
Giácomo Balbinotto Neto
Glaison Guerrero
Gláucia Campregher
Helio Aguilar
Hélio Henkin
Henrique Morrone
Jacqueline Haffner
João Armando Dessimon Machado
João Plínio Juchem Neto
José Antônio Lummertz
Leonel Toshio Clemente
Letícia de Oliveira
Letícia Medeiros
Lovois de Andrade Miguel
Luiz Augusto Faria
Luiza Peruffo
Marcelino de Souza
Marcelo Conterato
Marcelo de Carvalho Griebeler
Márcia Bianchi
Marcilene Martins
Marco Martins
Maria de Lurdes Furno da Silva
Maria Ivanice Vendrusculo
Maurício Andrade Weiss
Neusa Piacentini
Octavio Augusto Camargo Conceição
Paulo Dabdab Waquil
Paulo Schmidt
Pedro Cezar Dutra Fonseca
Róber Iturriet Ávila
Romina Souza
Ronaldo Herrlein Jr.
Sabino da Silva Pôrto Jr.
Sergio Marley Modesto Monteiro
Sérgio Rangel Guimarães
Sílvia Ferabolli
Verônica Korber Gonçalves
Wendy Beatriz Haddad Carraro