FCE

Destaques

Primeiro Boletim Econômico de 2020 aponta variação positiva do IPC

Foi divulgada pelo Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas da UFRGS (Iepe) a primeira edição de 2020 do Boletim Econômico. A publicação registrou uma variação inflacionária no IPC (Índice de Preços ao Consumidor) de 0,69%, o qual é pesquisado semanal e mensalmente, tendo como base as despesas de 565 famílias da Região Metropolitana de Porto Alegre que recebem de 1 a 21 salários mínimos.

Nos últimos doze meses, o valor acumulado do Índice foi de 4,42%. A variação se mantém estável desde o mês de dezembro, quando marcou o percentual de 0,72%. Entre os itens de consumo e serviço pesquisados pela amostra do Índice de Preços ao Consumidor que mais contribuíram na sua configuração estão o corte de costela da carne bovina, com aumento de 7,96% e o curso regular de 3º grau, com redução de 4,90%. São 325 itens de consumo e serviços analisados na amostra do IPC/Iepe.

O Boletim Econômico analisa também o custo do Cesto de Produtos Básicos do Consumo Popular. O valor dos produtos no mês de janeiro totalizou R$ 858,39, um acréscimo monetário de R$ 6,90 em relação ao mês de dezembro e uma taxa de variação de 0,81%, em relação aos 2,30% apresentados no mês anterior. Nos últimos doze meses, a variação chegou a 6,17%. Dos 51 produtos do Cesto de Produtos Básicos, trinta e um tiveram seus preços aumentados. Entre os itens que tiveram maior variação de preço estão a alface, com uma redução de -11,70% e a carne de frango, com aumento de 1,96%.

O Iepe pesquisa desde 1948 o Índice de Preços ao Consumidor e o Custo do Cesto Básico da região metropolitana de Porto Alegre. O Boletim Econômico do Iepe é uma publicação cuja estrutura divulga os resultados do Índice de Preços ao Consumidor e do Custo do Cesto Básico da Região Metropolitana de Porto Alegre, pesquisados pelo Iepe desde 1948.

São realizados também breves comentários sobre os principais fatos que têm norteado o comportamento da conjuntura econômica nacional e internacional, em um período recente, além de analisar índices como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculados pelo IBGE; e o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) e o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O Boletim completo pode ser acessado na página do IEPE. Mais informações pelo telefone 51 3308.3094 ou pelo e-mail iepeipc@ufrgs.br.