A Produção Intelectual (PI) da UFRGS corresponde aos documentos de conteúdo científico, técnico, artístico e administrativo gerados na Universidade ou produzidos por servidores (docentes e técnico-administrativos) e discentes, desde que orientados por servidores com vínculo ativo com a UFRGS.

A Biblioteca da FCE é responsável pelo registro, armazenamento e difusão da PI da Faculdade de Ciências Econômicas no catálogo SABi, com o objetivo de preservar a memória institucional e ampliar a divulgação e o acesso ao conhecimento gerado na Universidade.

CONSUN, o CEPE e o Sistema de Bibliotecas da UFRGS estabelecem alguns critérios para a caracterização da produção intelectual (PI) e sua inclusão no SABi.

Fique atento às seguintes orientações:

  • as publicações são consideradas PI a partir da data de ingresso do servidor na UFRGS e na Faculdade. Produções com data de publicação anterior ao ingresso não podem ser consideradas PI da Universidade/Unidade;
  • o documento deve identificar o vínculo do servidor com a UFRGS, utilizando o nome completo da Universidade, em português e por extenso (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e, sempre que possível, o nome do Instituto e do departamento;
  • a PI só pode ser registrada em sua versão final/definitiva, o que significa que versões preprint, online first, ahead of print, correções do editor e outras similares devem esperar sua versão definitiva para serem registradas no SABi;
  • os servidores são responsáveis por fornecer à Biblioteca da FCE os documentos completos correspondentes à sua produção intelectual;
  • os nomes dos servidores são registrado no SABi como constam no Banco Pessoa da UFRGS. Caso utilize forma diferente, o servidor deve informar a Biblioteca.

Compete aos servidores da FCE a entrega sistemática das publicações à Biblioteca para atualização contínua do catálogo SABi e de outros sistemas da UFRGS.

Os documentos são registrados por ordem de chegada na Biblioteca. O prazo para o registro é de 15 dias úteis a partir da entrega dos documentos à Biblioteca.

O registro da PI no SABi requer o depósito dos documentos completos na Biblioteca, ou seja, é obrigatório o envio dos documentos digitais ou a entrega de documentos impressos.

  • Documentos impressos: entregues na Biblioteca da FCE.
  • Arquivos digitais: enviados para o e-mail pi-bibeco@ufrgs.br, preferencialmente em formato .pdf.
Tipo de documento Instruções para a entrega
Artigos Enviar os artigos em texto completo para o e-mail pi-bibeco@ufrgs.br, preferencialmente em formato .pdf. Não é necessária a versão impressa.Observação: artigos em preprint, online first, ahead of print e similares são registrados apenas após a publicação definitiva, com indicação de volume e paginação.
Trabalhos de eventos Entregar cópias dos resumos ou trabalhos completos acrescidos das informações sobre a publicação dos anais do evento (páginas iniciais dos anais ou anais completos ou certificados de apresentação dos trabalhos ou informações gerais sobre os eventos). Enviar página com indicação de ISBN ou ISSN, se houver.Entregar os anais impressos, eletrônicos (CD, DVD ou pen drive), ou enviar os arquivos completos para o e-mail pi-bibeco@ufrgs.br (preferencialmente em formato .pdf ou o link direto de acesso aos anais on-line).

Trabalhos apresentados em eventos e não publicados em anais podem ser registrados como manuscritos, porém são considerados “Outros documentos”.

Livros completos Entregar um exemplar do livro impresso original para o registro de autoria, tradução e revisão técnica da obra no todo.Enviar o arquivo completo do livro eletrônico para o e-mail pi-bibeco@ufrgs.br, preferencialmente em formato .pdf ou .epub.

Observação: além do registro no SABi, o(s) detentor(es) dos direitos autorais pode(m) autorizar o arquivamento e a disponibilização de livros eletrônicos no Lume, mediante o preenchimento e a assinatura do Termo de Autorização para Disponibilização no Lume.

Capítulos de livros Entregar o livro completo ou uma cópia do capítulo e das páginas iniciais da obra completa, incluindo folha de rosto (frente e verso), sumário, página com informações sobre a vinculação institucional com a UFRGS e dados de ISBN.
Recursos educacionais NAPEAD – Produção Multimídia para a Educação, ligado à Secretaria de Educação à Distância – SEAD/UFRGS, é responsável pela inclusão dos Recursos Educacionais no Lume e a Biblioteca Central pelo registro no SABi.
Patentes Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC é responsável pelo registro de patentes depositadas pela UFRGS, em parceria com o Lume e a Biblioteca Central.
Outros documentos Outros tipos de documentos da produção intelectual da UFRGS podem ser consultados neste link, com as respectivas definições.

O catálogo SABi possibilita a emissão do Relatório de Produção Intelectual da UFRGS, apresentando as produções em ordem decrescente de ano de publicação, separadas por tipo de documento. O formato do arquivo é o .pdf.

Para emitir o relatório:

  • acesse o site: www.sabi.ufrgs.br;
  • clique em Percorrer índice, na página inicial, para fazer a pesquisa;
  • selecione o campo Nome pessoal e digite o nome do autor. Exemplo: Houssay, Bernardo Alberto.
  • a partir da lista de resultados da pesquisa, selecione os documentos que deseja incluir no relatório;
  • clique em Adicionar Minha pasta, logo acima;
  • clique em Minha pasta, no frame superior;
  • clique em Emitir relatório PI;
  • salve o documento no local desejado.

 

No caso dos docentes, a consulta das publicações registradas no SABi também pode ser realizada através da emissão do Relatório de Atividades (RAD), no Portal do Servidor.