A primeira tese escrita e defendida em inglês no PPGD/UFRGS

O doutorando do PPGD, Matheus Gobbato Leichtweis, defendeu, no dia 15 de Outubro de 2024, a tese intitulada ‘‘International Law and the Perpetual Management of Misery: Global Poverty Eradication within the Framework of Agenda 2030’’.
Aprovada com louvor, a tese entra para história como a primeira escrita e defendida em inglês no Programa, estabelecendo um marco significativo para a internacionalização do PPGD/UFRGS.
A banca, presidida pelo professor orientador Fabio Costa Morosini, foi composta pelos professores Fernanda Frizzo Bragato, (Unisinos/UFRGS), Lucas Lixinski (UNSW), Florian Hoffmann (PUC-RJ) e Tor Krever (University of Cambridge).
A pesquisa abordou criticamente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 1 da Agenda 2030 das Nações Unidas, explorando a infraestrutura normativa, institucional e epistemológica que sustenta as abordagens convencionais à erradicação da pobreza global no direito internacional. Com foco na evolução histórica da pobreza e uma crítica às abordagens predominantes, a tese propõe uma análise mais radical e sistêmica do problema, colocando em debate questões como o capitalismo global e a ordem neocolonial, destacando-se assim como uma contribuição inovadora para os estudos críticos sobre pobreza e desenvolvimento no direito internacional.
