Orientação de Iniciação Científica na Educação Básica é o tema do novo curso disponível na Plataforma Lúmina
O curso online “Orientação de Iniciação Científica na Educação Básica” está disponível na Plataforma Lúmina. O curso é voltado principalmente para professores da Educação Básica que atuam na iniciação científica, orientando e avaliando projetos de pesquisa.
A iniciação científica tem se feito cada vez mais presente na Educação Básica. Projetos de Pesquisa ensinam pensamento crítico, comunicação de ideias e protagonismo em relação à produção de saber. A iniciação científica, do ponto de vista institucional, é uma oportunidade de dar visibilidade à produção dos alunos e professores por meio de mostras dos projetos de pesquisa dos alunos.
Com isso em vista, o curso busca capacitar professores a orientar alunos da Educação Básica que nunca tiveram o desafio de produzir um trabalho científico. A formação oferece videoaulas, questionários e exemplos de casos práticos, sem necessidade de tutoria. O enfoque é prático, ou seja, voltado a como trabalhar com os alunos para que consigam realizar seus projetos.
Coordenado pelo professor Fábio Cantergiani Ribeiro Mendes, do Instituto Federal de Educação e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) – Campus Gravataí, o curso possui carga horária de 10h e pode ser acessado gratuitamente na plataforma Lúmina da UFRGS.
