Monitoria EaD

Com o intuito de atender as demandas da comunidade acadêmica, dar suporte aos alunos, e ainda, com vistas à qualidade da formação dos estudantes por meio da mediação de monitores nos processos pedagógicos com o uso de tecnologia, em 2008 a UFRGS implantou a Monitoria a Distância, uma nova modalidade que integra o Programa de Monitoria de Atividade de Ensino. Sua implementação se deu a partir do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) do Ministério da Educação (MEC).

As vagas/bolsas de Monitoria a Distância são destinadas às atividades de ensino a distância, registradas como EaD no Sistema Acadêmico da UFRGS; ou às atividades de ensino presenciais, que utilizam os AVAs institucionais da UFRGS, quais sejam, o Moodle ou o Rooda, como ferramenta de apoio à disciplina, em cursos de graduação.

O gerenciamento do Programa é feito de maneira compartilhada entre a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), a SEAD, os Departamentos de ensino, e as Comissões de Graduação (COMGRAD), que ofertam atividades de ensino. É organizado semestralmente, com a utilização de um cronograma, divulgado em Ofício Circular, que também contém informações, tais como as regras de distribuição das bolsas para cada setor, entre outras.

Acesse abaixo os documentos norteadores:

Tutoriais de 2018:

Para mais informações sobre a Monitoria EaD, entre em contato: monitoria.ead@sead.ufrgs.br