Institucional

A Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SEAD/UFRGS), instituída pela portaria UFRGS nº 2.975 de 23/10/2002, é o órgão da Administração Central responsável pela coordenação estratégica das políticas e ações de Educação a Distância (EaD) na UFRGS.

Subordinada à Reitoria, a SEAD promove institucionalmente o desenvolvimento e a implantação da Educação a Distância na Universidade, bem como o aperfeiçoamento pedagógico por meio das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

A EaD na UFRGS possui uma estrutura organizacional descentralizada, plural e interdisciplinar. Por isso, é papel da SEAD articular, fomentar e prestar assessoria às Unidades Acadêmicas, no que se refere à Educação a Distância. Para o desenvolvimento das suas iniciativas, a SEAD conta com o apoio da Reitoria, das Prós-Reitorias e dos setores vinculados, e ainda do Centro de Processamento de Dados (CPD).

Externamente, a SEAD, em parceria com a coordenação institucional da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UFRGS, articula-se com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a oferta de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu na modalidade a distância pelo programa Universidade Aberta do Brasil.