Por Enfª Drª Mariana Bello Porciuncula – Enfermeira da Divisão de Promoção da Saúde
Coronavírus: estou gestante, e agora?
– Gestantes devem se proteger e seguir as mesmas recomendações do público em geral para evitar o contágio pelo vírus.
– Até o momento, as gestantes não parecem ser um grupo de maior risco para doença grave, como ocorreu na pandemia da gripe H1N1.
– O novo coronavírus não é transmitido ao feto ou ao bebê durante a gravidez ou no parto, segundo estudos disponíveis até o momento.
– O vírus não foi encontrado em amostras de líquido amniótico ou leite materno.
Coronavírus: sou lactante, e agora?
– Mesmo infectadas, lactantes não devem deixar de amamentar. Até o momento não há recomendação de interrupção do aleitamento materno, e pelo contrário, entende-se que nesse momento o bebê receberá anticorpos produzidos pela mãe.
– Ao manter a amamentação, a recomendação são os cuidados básicos que já criam barreiras para a proliferação da doença: lavar as mãos, usar a máscara e álcool gel.
EM AMBOS OS CASOS todas devem realizar as medidas de prevenção: lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel, não compartilhar objetos pessoais, manter os ambientes ventilados e evitar aglomerações.