Por Luciani Fonsêca, médica pediatra da Divisão de Promoção da Saúde
Os finais de ano costumam carregar as possibilidades de transformação que contagiam todos nós.
É naquela fração de segundo, quando olhamos para trás e visualizamos os desafios não exitosos e os sucessos conquistados dia após dia, que surgem o instante da reflexão, o espaço para a reconstrução e a oportunidade da mudança.
Há momento mais propício para repensarmos nosso papel na implantação da Cultura da Paz no universo da criança?
Nascemos e somos apresentados aos primeiros desafios da sobrevivência, da alimentação e da segurança na busca do conforto físico e emocional. Encontramos espaços e caminhos que convidam ao crescimento e ao desenvolvimento de habilidades na comunicação e na convivência.
Cada um de nós passa, através da palavra e das ações, a sua maneira de ver o mundo, a interpretação da história, a experiência e o conhecimento adquiridos. Somos nós que servimos de modelo, de parâmetro para aqueles que engatinham na arte da comunicação, do convívio, da cooperação, da empatia e da escuta.
A cada ação, gesto, silêncio e olhar construímos um mundo também para as crianças que conosco convivem. Um mundo que ultrapassará a nossa existência.
Almejamos um mundo onde habite o entendimento, o diálogo, o equilíbrio, a cooperação?
Novas leituras podem trazer conteúdos valiosos que despertem ações práticas por um mundo de paz em casa, no trabalho e na sociedade.
Momentos prazerosos de convívio familiar e com a natureza possibilitam que o respeito ao outro e ao meio ambiente se consolidem na criança.
Disponibilidade emocional, para ouvir e se colocar no lugar do outro, enriquecem a bagagem dos pequenos que nos observam curiosos quando manejamos situações comuns do dia a dia.
Modular o tom de voz para que não se transforme em barreira na comunicação, dentro e fora de casa, ajuda a criança a descobrir que não apenas gritos e choros são ouvidos e que existem alternativas valiosas na comunicação.
Mobilizemos novos recursos para semear a Cultura da Paz em nossas crianças.
Um Ano Novo se aproxima, é hora de aproveitar o instante da reflexão, crianças e adultos esperam pelo nosso movimento!
