Comunicação

A área de Comunicação da Faculdade de Ciências Econômicas responde pela divulgação de notícias sobre eventos, cursos, convênios, premiações e outras informações de interesse da comunidade universitária. A área também faz a gestão dos canais da Faculdade, em especial o Portal FCE e a página no Facebook, presta apoio à comunidade em questões estratégicas de comunicação, e auxilia no desenvolvimento de materiais gráficos e eletrônicos para eventos.

O recebimento das demandas de divulgação é feito exclusivamente pelo e-mail comunicafce@ufrgs.br.

 


Guia rápido

 

Produtos sob a responsabilidade da área de Comunicação

A área de Comunicação desenvolve e gerencia o Portal FCE, as páginas da Faculdade no Facebook, no Instagram, no Flickr e no LinkedIn e a newsletter semanal FCE Notícias.

O canal do YouTube é administrado em cogestão com setores, PPGs e comunidade acadêmica. Responsáveis por projetos, palestras e outras atividades que desejarem publicar vídeos ou fazer transmissões pelo canal da Faculdade podem solicitar acesso pelo comunicafce@ufrgs.br.

Serviços que a Comunicação oferece à comunidade

A área de Comunicação está à disposição da comunidade para dar suporte em diversas atividades. Os principais serviços oferecidos são:

Atendimento à imprensa: atendimento especializado sob demanda dos veículos de comunicação que desejam informações sobre a Faculdade ou indicação de fontes para pautas diversas.

Consultoria de comunicação: apoio à comunidade interna sobre estratégias de comunicação mais adequadas à divulgação de eventos, pesquisas, cursos de extensão, editais de seleção, entre outros.

Cobertura jornalística: produção de textos jornalísticos cujo objetivo é o de repercutir os fatos e eventos da FCE.

Criação de materiais gráficos e eletrônicos: produção de peças eletrônicas ou impressas para a comunidade acadêmica da FCE.

Divulgação: serviço destinado a professores, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e estudantes que desejarem divulgar trabalhos, pesquisas, eventos, projetos de extensão e outras atividades desenvolvidas na Faculdade.

Mailing: cadastro de destinatários aos quais a Comunicação envia e-mails com o propósito de incentivar a publicação de informações de interesse institucional.

Releases: comunicação para a imprensa visando a divulgar uma notícia de interesse da FCE e de igual relevância para a comunidade externa.

Serviços que a Comunicação não oferece à comunidade

Em razão da ampla gama de atividades que compõem a Comunicação, foi necessário definir um conjunto de atividades consideradas mais prioritárias para a FCE. Abaixo, estão listados serviços que não são oferecidos à comunidade:

Cerimonial: assessoria e suporte na organização, planejamento, execução e divulgação dos eventos realizados pela comunidade acadêmica FCE.

Criação de sites e suporte: desenvolvimento de sites e suporte técnico na área de informática para grupos de pesquisa, eventos, projetos de extensão, programas de pós-graduação, entre outros. No entanto, é possível contatar a área de Comunicação para uma consultoria sobre a necessidade de atualização do site, que tipos de conteúdos devem estar presentes nas páginas etc. Para suporte técnico para criação de sites, a comunidade pode contar com o apoio do Centro de Processamento de Dados (CPD), que disponibiliza sites pré-prontos nas plataformas Plone e WordPress, cabendo ao solicitante apenas gerenciar o conteúdo das páginas. O serviço deve ser solicitado pelo catálogo de serviços do CPD (ufrgs.br/catalogoti/serviços), acessando a opção hospedagem de sites.

Impressão de materiais gráficos: serviço destinado a servidores docentes e técnico-administrativos FCE que desejam imprimir materiais de divulgação. Ao criar peças gráficas para a comunidade, a área de Comunicação da FCE apenas entrega ao solicitante os arquivos prontos para serem encaminhados à gráfica, cabendo ao responsável pela solicitação o gerenciamento dessa etapa do processo. Mais informações sobre o serviço pelo ufrgs.br/grafica.

Produção de vídeos: serviço de produção de conteúdo audiovisual para a comunidade acadêmica da FCE. A área de Comunicação não dispõe de equipamentos e corpo técnico para a criação, captura e edição de produtos institucionais em formato audiovisual. Para atender a esse tipo de demanda, a UFRGS disponibiliza à comunidade universitária a Rede Multivídeos (ufrgs.br/redemultivideos). Os vídeos produzidos pela comunidade, no entanto, podem ser divulgados nos canais da Faculdade, após passarem pela avaliação da Comunicação.

Transmissão online: transmissão de eventos organizados pela Faculdade ou com participação da FCE. Para atender a essa demanda, a UFRGS disponibiliza à comunidade universitária o Serviço de Webconferência, que pode ser acessado pelo https://mconf.ufrgs.br.

Cabe ressaltar que as relações de atividades aqui apresentadas não são algo perene, e que, periodicamente, são reavaliadas conforme as necessidades da Faculdade e a capacidade de atendimento da equipe.

Tipos de informações que são publicadas nos canais da FCE

As notícias divulgadas nos canais de comunicação da FCE têm como objetivo manter o público informado sobre assuntos como eventos, cursos de graduação e pós, pesquisas, concursos, congressos, serviços e projetos de extensão. Também são notícias, no âmbito da FCE, as novidades sobre a gestão da unidade, no que diz respeito a administração, corpo docente e discente, e servidores técnico-administrativos.

Temas aos quais os acontecimentos da FCE costumam estar relacionadas:

a) Concursos e seleções – notícias sobre concursos e processos seletivos da FCE, para docentes, discentes ou técnico-administrativos. Também se incluem nessa categoria bolsas de estudos, financiamento de pesquisas, chamada para projetos. Exemplo: abertura de editais para promoção de professores, oportunidades de bolsas de estudo, monitorias e estágios, programas de mobilidade estudantil etc.

b) Cursos e Eventos – notícias sobre cursos e eventos que tenham participação ou organização da Faculdade de Ciências Econômicas ou de membros da comunidade interna. Também se incluem nessa categoria as atividades que acontecem na FCE. Exemplos: Fórum FCE, Ufrgsmun, curso de educação fiscal, palestras externas voltadas à comunidade da Faculdade, seminários de pós-graduação etc.

c) Ensino – matérias relacionadas aos cursos oferecidos pela Faculdade. Exemplos: avaliações do MEC, cursos estrelados pelo Guia do Estudante Abril, oferta de cursos de graduação e pós, visitas e colaborações de profissionais de outras instituições etc.

d) Extensão – matérias sobre programas e projetos de extensão que tenham participação ou organização da FCE ou de membros da comunidade interna. Exemplos: Observatório Estadual de Economia Criativa, Relações Internacionais para Educadores, Ufrgsmun, curso de educação fiscal etc.

e) Institucional – informações relativas à gestão universitária, no que diz respeito à direção da unidade, aos setores e aos departamentos da FCE. Também fazem parte dessa categoria as notícias referentes a alterações nas rotinas administrativas da Faculdade. Exemplos: notas públicas, moções de pesar, assinaturas de convênios, alteração de horário de funcionamento do prédio etc.

f) Pesquisa – divulgação científica, com o objetivo de tornar públicos os projetos de pesquisa desenvolvidos na FCE, seus resultados e impactos para a sociedade. Exemplos: publicação de revistas científicas, trabalhos de grupo de pesquisas, livros etc.

—-

Mais recentemente, passamos a incluir no site da FCE oportunidades de trabalho, estágios e bolsas, a pedido da comunidade: ufrgs.br/fce/oportunidades. Não há tratamento editorial/noticioso, as informações são incluídas conforme são recebidas pela equipe.

*Notícias sobre fatos que não têm envolvimento da Faculdade de Ciências Econômicas ou de seus membros, em princípio, não são divulgadas. Notícias da UFRGS, com impacto na comunidade da FCE, são consideradas. Outros casos podem ser avaliados pela equipe de Comunicação, de acordo com critérios de noticiabilidade. Em caso de dúvidas, consulte a linha editorial dos canais ou entre em contato pelo comunicafce@ufrgs.br.

Canais em que os eventos e as notícias são divulgados

De modo geral, as notícias são publicadas no Portal (ufrgs.br/fce), na seção de notícias. Palestras e seminários são inseridos no calendário do site (ufrgs.br/fce/eventos) e aparecem na capa do Portal, na coluna “Próximos eventos”.

Tanto notícias quanto eventos são incluídos no FCE Notícias, boletim informativo semanal enviado por e-mail a alunos, professores e técnico-administrativos e a todos os inscritos no ufrgs.br/fce/newsletter. As publicações também são divulgadas nas redes sociais da FCE.

Antecedência com que as informações precisam ser enviadas para que seja feita a divulgação

O andamento das atividades depende principalmente do volume das demandas. Para não prejudicar a divulgação, é recomendável que as sugestões de notícias, no caso de eventos/atividades com data marcada, sejam enviadas com pelo menos 2 (dois) dias de antecedência.

É importante lembrar, no entanto, que a antecedência da divulgação está intimamente ligada à eficácia das ações de comunicação: uma notícia sobre um evento pode não atingir todo o público potencial caso seja divulgada com pouca antecedência. Encaminhar à Comunicação as informações cerca de 10 (dez dias) antes da ocorrência da atividade é o ideal.

Quem são os demandantes da área de Comunicação da FCE

De modo geral, toda a comunidade da Faculdade pode buscar apoio da área de Comunicação, encaminhando sugestões de pauta ou solicitando outro tipo de serviço: estudantes, professores e técnico-administrativos.

Principais dúvidas quanto ao uso da nova identidade visual

O que fazer com materiais já prontos?
Os materiais existentes e arquivos em produção devem ser atualizados na medida do possível. Atualizar a assinatura de e-mail e trocar o brasão pelo novo logo em sites e páginas de redes sociais, por exemplo, são iniciativas indicadas. Documentos impressos e digitais já publicados ou em processo avançado de edição não precisam ser substituídos/adaptados.

Que fonte deve ser usada em documentos de Word, PowerPoint, Outlook?
Para ofícios e editais, slides e e-mails, pode ser utilizada a fonte Calibri, padrão do pacote Office no Windows. Na ausência, pode ser substituída por Arial ou Helvetica, outras fontes sem serifa.

Como usar o brasão?
O brasão deve ser substituído pelo novo logo conforme novos materiais forem sendo desenvolvidos.

Como pedir apoio da área de Comunicação

As solicitações à Comunicação da Faculdade de Ciências Econômicas podem ser realizadas eletronicamente, pelo e-mail comunicafce@ufrgs.br, ou presencialmente. O atendimento presencial está disponível na sala 202D, no mezanino da Secretaria Administrativa, das 13h às 18h, de segunda a sexta.

 


Identidade visual

 

Recentemente, a Faculdade passou pelo processo de redesenho da identidade visual. Em parceria com o curso de Design Visual da UFRGS, uma nova assinatura visual para a FCE foi criada.

Com o objetivo de dar suporte ao desenvolvimento de materiais eletrônicos e gráficos no âmbito da Faculdade, os materiais estão disponíveis para uso da comunidade. Abaixo, arquivos de apoio estão disponíveis para download.

 

Logos FCE
Arquivo com os logos nas orientações e cores padronizadas. Baixar
Pacote de fontes
Família Avenir Next, para uso em materiais como banners, faixas e cartazes. Baixar
Template PowerPoint
Modelo de slides com a aplicação da identidade visual da FCE. Baixar
Assinatura de e-mail
Sugestão de uso da marca da FCE para assinatura de e-mail. Baixar
Folha timbrada
Modelo para ser usado em ofícios, editais e outros documentos oficiais. Baixar
Materiais promocionais
Aplicações para cartão de visitas, camiseta, caneta, caneca e outros. Baixar
Manual de identidade visual
Guia com orientações para uso correto da identidade visual da FCE. Baixar
Marca UFRGS
Arquivos com logo e marca promocional da Universidade. Baixar

 


Plano de Comunicação

 

No primeiro semestre de 2019, o Conselho da Unidade aprovou o Plano de Comunicação da FCE, um documento que indica diretrizes para a gestão da comunicação na Faculdade, como posicionamento nos veículos, canais utilizados e formatos de conteúdo, por exemplo. Em termos práticos, o plano guia a produção de notícias para o Portal, a elaboração de conteúdo para o Facebook e orienta os demais serviços oferecidos à comunidade universitária.

Abaixo, podem ser consultados o plano completo e outros documentos que orientam a atuação da área de Comunicação da FCE.

 

Plano 2019/2021
Plano de Comunicação da FCE, para o período 2019/2021. Baixar
Produtos e serviços
Informações sobre todos os serviços oferecidos pela Comunicação. Baixar
Linha editorial
Definições sobre o que é ou não notícia para os canais da FCE. Baixar
Gestão de crises
Orientações sobre gerenciamento de crises no âmbito da FCE. Baixar

 


Contato

 

As solicitações à Comunicação da Faculdade de Ciências Econômicas podem ser realizadas eletronicamente, pelo e-mail comunicafce@ufrgs.br, ou presencialmente. O atendimento presencial está disponível no mezanino da sala 11, das 13h às 18h, de segunda a sexta (suspenso durante a pandemia).

 


Quem somos nós

 

Tatiany Lukrafka
jornalista

Plano de comunicação, produção de conteúdo, desenvolvimento web, redes sociais

51 3308.3075
comunicafce@ufrgs.br
LinkedIn
Mais informações

    Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.