Comunicação

A área de Comunicação da Faculdade de Ciências Econômicas responde pela divulgação de notícias sobre eventos, cursos, convênios, premiações e outras informações de interesse da comunidade universitária. A área também faz a gestão dos canais da Faculdade, em especial o Portal FCE e a página no Facebook, presta apoio à comunidade em questões estratégicas de comunicação, e auxilia no desenvolvimento de materiais gráficos e eletrônicos para eventos.

 


Guia rápido

 

Produtos sob a responsabilidade da área de Comunicação

A área de Comunicação desenvolve e gerencia o Portal FCE, a página da Faculdade no Facebook, a newsletter semanal FCE Notícias e a publicação impressa Anuário da FCE.

Serviços que a Comunicação oferece à comunidade

A área de Comunicação está à disposição da comunidade para dar suporte em diversas atividades. Os principais serviços oferecidos são:

Atendimento à imprensa: atendimento especializado sob demanda dos veículos de comunicação que desejam informações sobre a Faculdade ou indicação de fontes para pautas diversas.

Consultoria de comunicação: apoio à comunidade interna sobre estratégias de comunicação mais adequadas à divulgação de eventos, pesquisas, cursos de extensão, editais de seleção, entre outros.

Cobertura jornalística: produção de textos jornalísticos cujo objetivo é o de repercutir os fatos e eventos da FCE.

Criação de materiais gráficos e eletrônicos: produção de peças eletrônicas ou impressas para a comunidade acadêmica da FCE.

Divulgação: serviço destinado a professores, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e estudantes que desejarem divulgar trabalhos, pesquisas, eventos, projetos de extensão e outras atividades desenvolvidas na Faculdade.

Mailing: cadastro de destinatários aos quais a Comunicação envia e-mails com o propósito de incentivar a publicação de informações de interesse institucional.

Releases: comunicação para a imprensa visando a divulgar uma notícia de interesse da FCE e de igual relevância para a comunidade externa.

Serviços que a Comunicação não oferece à comunidade

Em razão da ampla gama de atividades que compõem a Comunicação, foi necessário definir um conjunto de atividades consideradas mais prioritárias para a FCE. Abaixo, estão listados serviços que não são oferecidos à comunidade:

Cerimonial: assessoria e suporte na organização, planejamento, execução e divulgação dos eventos realizados pela comunidade acadêmica FCE.

Criação de sites e suporte: desenvolvimento de sites e suporte técnico na área de informática para grupos de pesquisa, eventos, projetos de extensão, programas de pós-graduação, entre outros. No entanto, é possível contatar a área de Comunicação para uma consultoria sobre a necessidade de atualização do site, que tipos de conteúdos devem estar presentes nas páginas etc. Para suporte técnico para criação de sites, a comunidade pode contar com o apoio do Centro de Processamento de Dados (CPD), que disponibiliza sites pré-prontos nas plataformas Plone e WordPress, cabendo ao solicitante apenas gerenciar o conteúdo das páginas. O serviço deve ser solicitado pelo catálogo de serviços do CPD (ufrgs.br/catalogoti/serviços), acessando a opção hospedagem de sites.

Impressão de materiais gráficos: serviço destinado a servidores docentes e técnico-administrativos FCE que desejam imprimir materiais de divulgação. Ao criar peças gráficas para a comunidade, a área de Comunicação da FCE apenas entrega ao solicitante os arquivos prontos para serem encaminhados à gráfica, cabendo ao responsável pela solicitação o gerenciamento dessa etapa do processo. Mais informações sobre o serviço pelo ufrgs.br/grafica.

Produção de vídeos: serviço de produção de conteúdo audiovisual para a comunidade acadêmica da FCE. A área de Comunicação não dispõe de equipamentos e corpo técnico para a criação, captura e edição de produtos institucionais em formato audiovisual. Para atender a esse tipo de demanda, a UFRGS disponibiliza à comunidade universitária a Rede Multivídeos (ufrgs.br/redemultivideos). Os vídeos produzidos pela comunidade, no entanto, podem ser divulgados nos canais da Faculdade, após passarem pela avaliação da Comunicação.

Transmissão online: transmissão de eventos organizados pela Faculdade ou com participação da FCE. Para atender a essa demanda, a UFRGS disponibiliza à comunidade universitária o Serviço de Webconferência, que pode ser acessado pelo https://mconf.ufrgs.br.

Cabe ressaltar que as relações de atividades aqui apresentadas não são algo perene, e que, periodicamente, são reavaliadas conforme as necessidades da Faculdade e a capacidade de atendimento da equipe.

Tipos de acontecimentos que são considerados notícias para a FCE

As notícias divulgadas nos canais de comunicação da FCE têm como objetivo manter o público informado sobre assuntos como eventos, cursos de graduação e pós, pesquisas, concursos, congressos, serviços e projetos de extensão. Também são notícias, no âmbito da FCE, as novidades sobre a gestão da unidade, no que diz respeito a administração, corpo docente e discente, e servidores técnico-administrativos.

Temas aos quais os acontecimentos da FCE costumam estar relacionadas:

a) Concursos e seleções – notícias sobre concursos e processos seletivos da FCE, para docentes, discentes ou técnico-administrativos. Também se incluem nessa categoria bolsas de estudos, financiamento de pesquisas, chamada para projetos Exemplo: abertura de editais para promoção de professores, oportunidades de bolsas de estudo, monitorias e estágios, programas de mobilidade estudantil etc.

b) Cursos e Eventos – notícias sobre cursos e eventos que tenham participação ou organização da Faculdade de Ciências Econômicas ou de membros da comunidade interna. Também se incluem nessa categoria as atividades que acontecem na FCE. Exemplos: Fórum FCE, Ufrgsun, curso de educação fiscal, palestras externas voltadas à comunidade da Faculdade, seminários de pós-graduação etc.

c) Ensino – matérias relacionadas aos cursos oferecidos pela Faculdade. Exemplos: avaliações do MEC, cursos estrelados pelo Guia do Estudante Abril, oferta de cursos de graduação e pós, visitas e colaborações de profissionais de outras instituições etc.

d) Extensão – matérias sobre programas e projetos de extensão que tenham participação ou organização da FCE ou de membros da comunidade interna. Exemplos: Observatório Estadual de Economia Criativa, Relações Internacionais para Educadores, Ufrgsmun, curso de educação fiscal etc.

e) Institucional – informações relativas à gestão universitária, no que diz respeito à direção da unidade, aos setores e aos departamentos da FCE. Também fazem parte dessa categoria as notícias referentes a alterações nas rotinas administrativas da Faculdade. Exemplos: notas públicas, moções de pesar, assinaturas de convênios, alteração de horário de funcionamento do prédio etc.

f) Pesquisa – divulgação científica, com o objetivo de tornar públicos os projetos de pesquisa desenvolvidos na FCE, seus resultados e impactos para a sociedade. Exemplos: publicação de revistas científicas, trabalhos de grupo de pesquisas, livros etc.

Canais em que os eventos e as notícias são divulgados

De modo geral, as notícias são publicadas no Portal (ufrgs.br/fce), na seção de notícias. Palestras e seminários são inseridos no calendário do site (ufrgs.br/fce/eventos) e aparecem na capa do Portal, na coluna “Próximos eventos”.

Tanto notícias quanto eventos são incluídos no FCE Notícias, boletim informativo semanal enviado por e-mail a alunos, professores e técnico-administrativos e a todos os inscritos no ufrgs.br/fce/newsletter.

Antecedência com que as informações precisam ser enviadas para que seja feita a divulgação

O andamento das atividades depende principalmente do volume das demandas. Para não prejudicar a divulgação, é recomendável que as sugestões de notícias, no caso de eventos/atividades com data marcada, sejam enviadas com pelo menos 2 (dois) dias de antecedência.

É importante lembrar, no entanto, que a antecedência da divulgação está intimamente ligada à eficácia das ações de comunicação: uma notícia sobre um evento pode não atingir todo o público potencial caso seja divulgada com pouca antecedência. Encaminhar à Comunicação as informações cerca de 10 (dez dias) antes da ocorrência da atividade é o ideal.

Quem são os demandantes da área de Comunicação da FCE

De modo geral, toda a comunidade da Faculdade pode buscar apoio da área de Comunicação, encaminhando sugestões de pauta ou solicitando outro tipo de serviço: estudantes, professores e técnico-administrativos.

Principais dúvidas quanto ao uso da nova identidade visual

O que fazer com materiais já prontos?
Os materiais existentes e arquivos em produção devem ser atualizados na medida do possível. Atualizar a assinatura de e-mail e trocar o brasão pelo novo logo em sites e páginas de redes sociais, por exemplo, são iniciativas indicadas. Documentos impressos e digitais já publicados ou em processo avançado de edição não precisam ser substituídos/adaptados.

Que fonte deve ser usada em documentos de Word, PowerPoint, Outlook?
Para ofícios e editais, slides e e-mails, pode ser utilizada a fonte Calibri, padrão do pacote Office no Windows. Na ausência, pode ser substituída por Arial ou Helvetica, outras fontes sem serifa.

Como usar o brasão?
O brasão deve ser substituído pelo novo logo conforme novos materiais forem sendo desenvolvidos.

Como pedir apoio da área de Comunicação

As solicitações à Comunicação da Faculdade de Ciências Econômicas podem ser realizadas eletronicamente, pelo e-mail comunicafce@ufrgs.br, ou presencialmente. O atendimento presencial está disponível no mezanino da sala 12, das 13h às 18h, de segunda a sexta.

 


Identidade visual

 

Recentemente, a Faculdade passou pelo processo de redesenho da identidade visual. Em parceria com o curso de Design Visual da UFRGS, uma nova assinatura visual para a FCE foi criada.

Com o objetivo de dar suporte ao desenvolvimento de materiais eletrônicos e gráficos no âmbito da Faculdade, os materiais estão disponíveis para uso da comunidade. Abaixo, arquivos de apoio estão disponíveis para download.

 

Logos FCE
Arquivo com os logos nas orientações e cores padronizadas. Baixar
Pacote de fontes
Família Avenir Next, para uso em materiais como banners, faixas e cartazes. Baixar
Template PowerPoint
Modelo de slides com a aplicação da identidade visual da FCE. Baixar
Assinatura de e-mail
Sugestão de uso da marca da FCE para assinatura de e-mail. Baixar
Folha timbrada
Modelo para ser usado em ofícios, editais e outros documentos oficiais. Baixar
Materiais promocionais
Aplicações para cartão de visitas, camiseta, caneta, caneca e outros. Baixar
Manual de identidade visual
Guia com orientações para uso correto da identidade visual da FCE. Baixar
Marca UFRGS
Arquivos com logo e marca promocional da Universidade. Baixar

 


Plano de Comunicação

 

No primeiro semestre de 2019, o Conselho da Unidade aprovou o Plano de Comunicação da FCE, um documento que indica diretrizes para a gestão da comunicação na Faculdade, como posicionamento nos veículos, canais utilizados e formatos de conteúdo, por exemplo. Em termos práticos, o plano guia a produção de notícias para o Portal, a elaboração de conteúdo para o Facebook e orienta os demais serviços oferecidos à comunidade universitária.

Abaixo, podem ser consultados o plano completo e outros documentos que orientam a atuação da área de Comunicação da FCE.

 

Plano 2019/2021
Plano de Comunicação da FCE, para o período 2019/2021. Baixar
Produtos e serviços
Informações sobre todos os serviços oferecidos pela Comunicação. Baixar
Linha editorial
Definições sobre o que é ou não notícia para os canais da FCE. Baixar
Gestão de crises
Orientações sobre gerenciamento de crises no âmbito da FCE. Baixar

 


Contato

 

As solicitações à Comunicação da Faculdade de Ciências Econômicas podem ser realizadas eletronicamente, pelo e-mail comunicafce@ufrgs.br, ou presencialmente. O atendimento presencial está disponível no mezanino da sala 11, das 13h às 18h, de segunda a sexta.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.