Pesquisa

A Pesquisa e a produção do saber dela decorrente são tidas como o grande diferencial da formação altamente qualificada de recursos humanos da UFRGS. A transferência do conhecimento de ponta e das premissas da atividade de pesquisa para dentro das salas de aula de graduação e pós-graduação permite que se molde um cidadão pleno de saber, que saberá aplicá-lo com responsabilidade social, ambiental e ética. Tais paramentos credenciam os recursos humanos formados na UFRGS a mudar o mundo ao seu redor e estabelecer uma sociedade que seja cada vez mais digna, equânime e voltada para o bem estar social.

A pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências Econômicas abrange todas as áreas de suas atividades e está organizada em grupos e núcleos de pesquisa. Muitos projetos de pesquisa são financiados por órgãos de fomento, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), entre outros organismos públicos e privados nacionais.

Comissão de Pesquisa

A COMPESQ/FCE, no período de 25 de janeiro de 2018 a 24 de janeiro de 2020, é composto da seguinte maneira:

Coordenação
Andé Moreira Cunha (coordenador)

Membros Natos
Coordenador do PPGE – Ricardo Dathein
Coordenador do PPGEEI – André Luiz Reis da Silva
Coordenador do PPGDR – Gabriela Peixoto Coelho de Souza
Diretor do IEPE – Leonardo Xavier da Silva

Representantes Titulares
Éverson Vieira dos Santos (servidor técnico-administrativo)

Representantes Suplentes
Thais Santana da Rosa (servidor técnico-administrativo)
Daniela Dias Kuhn (docente)

 

Núcleos e grupos de pesquisa da FCE:

〉 Centro Brasileiro de Estudos Africanos – CEBRAFRICA

O centro tem por objetivo o conhecimento do continente africano e de suas relações com o Brasil, nas seguintes áreas: Relações Internacionais, Organizações de Integração, Segurança e Defesa, Sistemas Políticos, História, Geografia, Desenvolvimento Econômico, Estruturas Sociais e sua Transformação e Correntes de Pensamento.
Coordenadora: Analúcia Danilevicz
Mais informações: página oficial, página no Facebook, cebrafrica@ufrgs.br, 51 3308.3348, 51 3308.7988.

〉 Cultura política, Estado e relações internacionais – CESPRI

O grupo de pesquisa tem por objetivo compreender e explicar a relação entre a cultura política, entendida como as formas de percepção da política pela cidadania, e as ações do Estado e das instituições políticas, incluindo particularmente as relações internacionais. O CESPRI desenvolve estudos sobre a cultura política de diferentes países nas relações internacionais, de modo a conhecer o impacto das percepções e das atitudes na agenda de política externa, na identificação da opinião pública nacional e internacional sobre um determinado país ou tema, na escolha de estratégias de diplomacia.
Coordenadora: Sonia Maria Ranincheski
Mais informações: página no Facebookcespriufrgs@gmail.com.

〉 Grupo de pesquisa em economia urbana e direito à moradia – NEPEU

A recente valorização imobiliária vivida no Brasil nos anos 2000 trouxe a necessidade de reflexão e de pesquisa acadêmica sobre as questões econômicas e sociais, de curto e de longo prazo, relacionadas à ocupação do espaço urbano, à mobilidade urbana, ao direito à moradia e às políticas públicas. O NEPEU desenvolve estudos sobre a dinâmica de valorização fundiária no Brasil, seus impactos sobre o mercado imobiliário, mobilidade e direito à moradia, com o objetivo de discutir teórica e empiricamente o tema.
Coordenador: Fabian Scholze Domingues
Mais informações: página no Facebook.

〉 Núcleo de Análise e Política Econômica – NAPE

O objetivo central do NAPE é o de analisar a conjuntura econômica nacional e internacional. Para tanto, é elaborada trimestralmente a Carta de Conjuntura Econômica do NAPE/PPGE-UFRGS, contendo informações e análises sobre economia mundial, políticas fiscal e monetária, inflação, balanço de pagamentos e nível de atividade econômica, entre outros tópicos. As cartas são apresentadas em seminários, em que são debatidos tópicos atuais de economia.
Coordenador: Flávio Fligenspan
Mais informações: página oficial, cpge@ufrgs.br, secretariappge@ufrgs.br, 51 3308.3440, 51 3308.4050, 51 3308.3507.

〉 Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais – NERINT

O NERINT desenvolve estudos críticos e inovadores das transformações do sistema internacional pós-Guerra Fria. Paralelamente, o grupo tem buscado contribuir para a retomada da discussão de um projeto nacional para o Brasil no plano da análise das opções estratégicas para a inserção internacional autônoma do país, a partir da perspectiva do mundo em desenvolvimento.
Coordenador: Paulo Gilberto Fagundes Visentini
Mais informações: página oficial, página no Facebook, nerint@ufrgs.br, 51 3308.7988.

〉 Núcleo de Estudos de BRICS – NEBRICS

O NEBRICS se propõe a realizar estudos econômicos sobre os países participantes do grupo dos BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Os temas da pesquisa estarão relacionados, principalmente, com comércio, finanças, produção e políticas econômicas desses países, além de temas relacionados à integração econômica e ao desenvolvimento econômico.
Coordenadora: Jacqueline Angélica Hernández Haffner
Mais informações: página oficial, página do Facebook.

〉 Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura – NECCULT

O NECCULT surge da confluência de diferentes iniciativas convergentes no âmbito do estudo da economia criativa, da cultura e da inovação. Mais especificamente, o grupo busca agregar os esforços dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Observatório de Economia Criativa do RS, do Grupo de Trabalho em Economia Criativa, Cultura e Políticas Públicas do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo e do grupo de pesquisa do CNPq em Economia Criativa, Cultura e Desenvolvimento. O NECCULT busca criar sinergia entre os vários interlocutores da área, funcionando, ao mesmo tempo, como ponto focal para os estudos na Universidade e como referência nacional e internacional da área. Além de pesquisa aplicada, o Núcleo mantém diálogo com a comunidade por meio da Revista Eletrônica do NECCULT, do Curso de Inovação e Empreendedorismo em Indústrias Criativas e do ciclo de conferências Diálogos em Economia Criativa.
Coordenador: Leandro Valiati
Mais informações: página oficial, página do Facebook, 51 3308.4718.

〉 Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade – NECON

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade tem como principal foco a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu voltados às áreas de contabilidade governamental, de controladoria e de perícia e auditoria.
Coordenador: Paulo Schmidt.
Mais informações: página oficial, página do Facebook, necon@ufrgs.br, 51 3308.3312.

〉 Núcleo de Estudo e Pesquisa dos Países da América do Sul – NEPPAS

O NEPPAS visa ao estudo histórico do desenvolvimento econômico em países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), investigando também como esse processo é contemporaneamente impactado pelo crescente ingresso de capitais chineses. O núcleo pretende, a partir de suas pesquisas, estabelecer as bases para operação permanente de um observatório dos países da América do Sul.
Coordenador: Ronaldo Herrlein Júnior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.