Pesquisa

A Pesquisa e a produção do saber dela decorrente são tidas como o grande diferencial da formação altamente qualificada de recursos humanos da UFRGS. A transferência do conhecimento de ponta e das premissas da atividade de pesquisa para dentro das salas de aula de graduação e pós-graduação permite que se molde um cidadão pleno de saber, que saberá aplicá-lo com responsabilidade social, ambiental e ética. Tais paramentos credenciam os recursos humanos formados na UFRGS a mudar o mundo ao seu redor e estabelecer uma sociedade que seja cada vez mais digna, equânime e voltada para o bem estar social.

A pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências Econômicas abrange todas as áreas de suas atividades e está organizada em grupos e núcleos de pesquisa. Muitos projetos de pesquisa são financiados por órgãos de fomento, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), entre outros organismos públicos e privados nacionais.

Comissão de Pesquisa

A COMPESQ/FCE, no período de 25 de janeiro de 2018 a 24 de janeiro de 2020, é composto da seguinte maneira:

Coordenação
André Moreira Cunha (coordenador)
Daniela Dias Kuhn (coordenador-substituto)

Membros Natos
Coordenador do PPGE – Marcelo de Carvalho Griebeler
Coordenador do PPGEEI – Sílvia Regina Ferabolli
Coordenador do PPGDR – Gabriela Peixoto Coelho-de-Souza
Diretor do CISADE – Marcelo Antonio Conterato
Diretor do IEPE – Leonardo Xavier da Silva

Representantes Titulares
Éverson Vieira dos Santos (servidor técnico-administrativo)

Representantes Suplentes
Thais Santana da Rosa (servidor técnico-administrativo)

Núcleos e grupos de pesquisa da FCE:

Ciências Contábeis e Atuariais

〉 Governança Corporativa, Compliance e Auditoria

Este grupo de pesquisa tem como objetivo desenvolver o conhecimento na área da Contabilidade para usuários externos, principalmente nos temas carentes de pesquisa como a auditoria contábil. Também engloba o conhecimento da informação contábil para o mercado como a Governança Corporativa, a Governança de Fundos de Pensão, a Gestão de Riscos e o Compliance. O grupo de pesquisa também se propõe a ampliar os estudos na área de disclosure, transparência e combate a fraudes corporativas.
Coordenadora: Letícia Medeiros da Silva
Mais informações:  página no Facebook, 51 3308.3742

〉 Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade – Necon

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade tem como principal foco a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu voltados às áreas de contabilidade governamental, de controladoria e de perícia e auditoria.
Coordenador: Paulo Schmidt
Mais informações: página oficial, página do Facebook, necon@ufrgs.br, 51 3308.3312

〉 Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciência de Dados e Computacional em Economia e Finanças (e-CompFin)

O e-CompFin, grupo criado em agosto de 2019, reúne pesquisadores com o objetivo de produzir e disseminar conhecimento a partir dos paradigmas da economia, da econometria computacional e da ciência de dados.  O núcleo pretende se dedicar à produção de informações que adicionem valor aos operadores do mercado financeiro, à prestação de serviços de consultoria a instituições financeiras, empresas e pessoas físicas e à oferta de cursos de extensão sobre mercado financeiro e suas interações com a economia.
Coordenador: Nelson Seixas
Mais informações: nelson.seixas@ufrgs.br

Ciências Econômicas

〉 Grupo de Pesquisa em Economia Urbana e Direito à Moradia – Nepeu

A recente valorização imobiliária vivida no Brasil nos anos 2000 trouxe a necessidade de reflexão e de pesquisa acadêmica sobre as questões econômicas e sociais, de curto e de longo prazo, relacionadas à ocupação do espaço urbano, à mobilidade urbana, ao direito à moradia e às políticas públicas. O Nepeu desenvolve estudos sobre a dinâmica de valorização fundiária no Brasil, seus impactos sobre o mercado imobiliário, mobilidade e direito à moradia, com o objetivo de discutir teórica e empiricamente o tema.
Coordenador: Fabian Scholze Domingues
Mais informações: página oficial, página no Facebook, fabiandomingues@gmail.com

〉 Núcleo de Análise e Política Econômica – Nape

O objetivo central do Nape é o de analisar a conjuntura econômica nacional e internacional. Para tanto, é elaborada trimestralmente a Carta de Conjuntura do Nape, contendo informações e análises sobre economia mundial, políticas fiscal e monetária, inflação, balanço de pagamentos e nível de atividade econômica, entre outros tópicos. As cartas são apresentadas em seminários, em que é debatida a política econômica brasileira.
Coordenador: Flávio Fligenspan
Mais informações: página oficial, fli@ufrgs.br

〉 Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura – Neccult

O Neccult surge da confluência de diferentes iniciativas convergentes no âmbito do estudo da economia criativa, da cultura e da inovação. Mais especificamente, o grupo busca agregar os esforços dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Observatório de Economia Criativa do RS, do Grupo de Trabalho em Economia Criativa, Cultura e Políticas Públicas do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo e do grupo de pesquisa do CNPq em Economia Criativa, Cultura e Desenvolvimento. O Neccult busca criar sinergia entre os vários interlocutores da área, funcionando, ao mesmo tempo, como ponto focal para os estudos na Universidade e como referência nacional e internacional da área. Além de pesquisa aplicada, o Núcleo mantém diálogo com a comunidade por meio da Revista Eletrônica do Neccult, do Curso de Inovação e Empreendedorismo em Indústrias Criativas e do ciclo de conferências Diálogos em Economia Criativa.
Coordenador: Leandro Valiati
Mais informações: página oficial, página do Facebook, 51 3308.4718

Desenvolvimento Rural

〉 Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Economias do Sul – Gepies

O Gepies é um ambiente de debate sobre os efeitos do capitalismo nas economias do Sul. O grupo tem como objetivos estabelecer e fomentar novos espaços de discussão e interação que permitam a integração entre pesquisa e extensão, entre discentes, docentes e técnicos, bem como a sociedade de uma maneira geral.
Coordenadora: Daniela Dias Kuhn
Mais informações:  daniela.kuhn@ufrgs.br, 51 3308.4112

〉 Grupo de Estudos e Pesquisa em Pecuárias – Geppec

O grupo tem como objetivo analisar e discutir as transformações e reconfigurações dos mercados da pecuária, suas implicações em termos de novas dinâmicas, instituições e convenções, novas oportunidades e desafios, e as estratégias para o acesso e inserção destes atores nos mercados, focando nas realidades da região sul do país.
Coordenadora: Paulo Dabdab Waquil
Mais informações: waquil@ufrgs.br, 51 3308.3109

〉 Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural – Gepad

O Gepad é um grupo interdisciplinar que reúne pesquisadores interessados em analisar os processos de desenvolvimento rural. Os projetos do grupo focalizam principalmente as dinâmicas sociais, econômicas, culturais e políticas da agricultura familiar.
Coordenadora: Sérgio Schneider (IFCH)
Mais informações: página oficial, 51 3308.3281

〉 Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Consumo e Cultura – Gepac

A agenda de pesquisa do Gepac é voltada a estudos sobre as relações entre alimentação, consumo e cultura. Toma por contexto, por um lado, a ansiedade urbana contemporânea em relação à alimentação e, por outro, a expressão, nas classificações da alimentação operadas por consumidores urbanos, de um rural valorado positivamente, idealizado que, ao demandar alimentos – mas também paisagens, costumes, festas, história, turismo – age na conformação do rural vivenciado pelos que nele habitam.
Coordenadora: Renata Menasche (UFPel)
Mais informações: página oficial, gepac.email@gmail.com

〉 Grupo de Estudos em Saúde Coletiva – Gesc

O Gesc reúne pesquisadores, estudantes e profissionais da saúde com o objetivo de debater e refletir sobre a Saúde Coletiva enquanto campo científico e cenário de práticas.
Coordenadora: Tatiana Engel Gerhardt e Marta Julia Marques Lopes (Escola de Enfermagem)
Mais informações: página oficialpágina no Facebook, gesc@ufrgs.br

〉 Grupo de Estudos Multidisciplinares da Abordagem Institucionalista de Veblen – Gemav

O Gemav é formado por pesquisadores de diversas áreas – como Administração, Agronomia, Antropologia, Ciências Sociais, Desenvolvimento Rural, Economia, Sociologia e Psicologia – com o objetivo de fomentar um espaço de discussão sobre a abordagem Institucionalista de Veblen.
Coordenadora: Chaiane Leal Agnes, Jonattan Rodriguez Castelli, Livio Sergio Dias Claudino e Rafaela Vendruscolo.
Mais informações: página oficial, grupogemav@gmail.com, 51 3308.3281

〉 Grupo de Pesquisa em Mercados Não Agrícolas Rurais

Sob o olhar de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de diversas áreas (Sociologia, Antropologia, Agronomia, Economia, Arquitetura, Comunicação, Turismo, Geografia e Direito, entre outros), o grupo desenvolve trabalhos de pesquisa científica e de divulgação com o objetivo de ampliar a compreensão sobre os mercados não agrícolas rurais.
Coordenador: Marcelino de Souza e Ivo Elesbão
Mais informações: página oficial, 51 3308.3281

〉 Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade – Temas

O Temas se dedica prioritariamente a estudos acadêmicos em torno da temática do desenvolvimento e ambiente. Entre as áreas de pesquisa, estão diversidade e dinâmicas das relações sociedade-natureza em contextos sociais específicos; conflitos ambientais em fricção com megaprojetos e empreendimentos civis; controvérsias em torno de novidades e inovações tecnológicas; mudanças climáticas e os estudos sociais das ciências e das tecnologias; práticas alimentares e a tecnociência.
Coordenador: Jalcione Pereira de Almeida (IFCH)
Mais informações: página oficial, jal@ufrgs.br,  51 3308.3309

〉 Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento – Grimad

O Grimad desenvolve pesquisas relacionadas às dinâmicas socioambientais no espaço rural e estabelece como objetivos principais aprofundar o debate e a reflexão sobre as principais teorias sociais contemporâneas que tratam do desenvolvimento, incorporando a problemática ambiental e a interdisciplinaridade; analisar as formas de uso do espaço rural e agrícola dentro de uma perspectiva de sustentabilidade; e identificar e analisar as influências e determinações do “componente ambiental” na dinâmica dos sistemas produtivos agrícolas.
Coordenador: Roberto Verdum (Instituto de Geociências) e Fábio de Lima Beck (Agronomia)
Mais informações: página oficial, 51 3308.3281

〉 Laboratório da Paisagem – Pagus

O Pagus objetiva entender a paisagem como elaboração e expressão humana praticada e incorporada no senso comum, assim como um tema de interesse científico e das artes. Neste sentido, a paisagem é vista como uma referência construída na modernidade e também como uma expressão elaborada desde a Antiguidade, tanto no mundo oriental quanto no ocidental.
Coordenador: Roberto Verdum (Instituto de Geociências)
Mais informações: página oficial, página no Facebook, 51 3308.7520

〉 Núcleo de Estudos e Pesquisas em Segurança Alimentar e Nutricional – Nesan

O Nesan é um grupo de estudos que busca fomentar ações e pesquisas na área de Segurança Alimentar e Nutricional na perspectiva do direito humano à alimentação adequada e da soberania alimentar.
Coordenadores: Gabriela Peixoto Coelho-De-Souza, Leonardo Xavier da Silva, Luciano Figueiredo e Rumi Regina Kubo
Mais informações: página oficial, nesan@ufrgs.br, 51 3308.4024

〉 Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica – Desma

O Desma desenvolve pesquisas e estudos sobre temáticas relacionadas à agrobiodiversidade, cultura indígena, agricultura familia, mulheres rurais e demais aspectos sociais, políticos e econômicos ligados ao desenvolvimento rural sustentável.
Coordenadoras: Rumi Regina Kubo e Gabriela Peixoto Coelho-de-Souza
Mais informações: página oficial

〉 Núcleo de Estudos em Economia Agrária

O Núcleo é composto por pesquisadores dedicados ao estudo de temas vinculados a problemáticas rurais e agrícolas. Entre as pesquisas em andamento, destacam-se os projetos que analisam o papel do Estado, o processo de formulação e implementação de políticas públicas para a agricultura, as relações com as instituições privadas, a formação e o funcionamento de cadeias agroindustriais, a diversidade das estruturas produtivas no espaço rural e dos mercados agrícolas e agroindustriais.
Coordenadoras: Paulo Dabdab Waquil
Mais informações: página oficial, waquil@ufrgs.br, 51 3308.3109

Relações Internacionais

〉 Centro Brasileiro de Estudos Africanos – Cebrafrica

O centro tem por objetivo o conhecimento do continente africano e de suas relações com o Brasil, nas seguintes áreas: Relações Internacionais, organizações de integração, Segurança e Defesa, Sistemas Políticos, História, Geografia, Desenvolvimento Econômico, Estruturas Sociais e sua transformação e Correntes de Pensamento.
Coordenadora: Analúcia Danilevicz Pereira
Mais informações: página oficial, página no Facebook, cebrafrica@ufrgs.br, 51 3308.3348, 51 3308.7988

〉 Cultura Política, Estado e Relações Internacionais – Cespri

O grupo de pesquisa tem por objetivo compreender e explicar a relação entre a cultura política, entendida como as formas de percepção da política pela cidadania, e as ações do Estado e das instituições políticas, incluindo particularmente as relações internacionais. O Cespri desenvolve estudos sobre a cultura política de diferentes países nas relações internacionais, de modo a conhecer o impacto das percepções e das atitudes na agenda de política externa, na identificação da opinião pública nacional e internacional sobre um determinado país ou tema, na escolha de estratégias de diplomacia.
Mais informações: página oficial, página no Facebookcespriufrgs@gmail.com, 51 3308.4043

〉 Núcleo dos BRICS – Nebrics

O Nebrics se propõe a realizar estudos econômicos sobre os países participantes do grupo dos BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Os temas da pesquisa estarão relacionados, principalmente, com comércio, finanças, produção e políticas econômicas desses países, além de temas relacionados à integração econômica e ao desenvolvimento econômico.
Coordenadora: Jacqueline Angélica Hernández Haffner
Mais informações: página oficial, página do Facebook

〉 Laboratório de Análise de Política Externa Brasileira – LabPEB

Núcleo de fomento ao debate e produção científica sobre Política Externa Brasileira. Através de reuniões quinzenais, o LabPEB promove espaço para que pesquisadores que trabalham com Análise de Política Externa e Política Externa Brasileira possam apresentar resultados parciais e totais de pesquisas. 
Coordenador: André Luiz Reis da Silva

〉 Núcleo de Estudo e Pesquisa dos Países da América do Sul – Neppas

O Neppas visa ao estudo histórico do desenvolvimento econômico em países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), investigando também como esse processo é contemporaneamente impactado pelo crescente ingresso de capitais chineses. O núcleo pretende, a partir de suas pesquisas, estabelecer as bases para operação permanente de um observatório dos países da América do Sul.
Coordenador: Ronaldo Herrlein Júnior
Mais informações: neppas.ufrgs@gmail.com, ronaldoh@ufrgs.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.