Pesquisa

A Pesquisa e a produção do saber dela decorrente são tidas como o grande diferencial da formação altamente qualificada de recursos humanos da UFRGS. A transferência do conhecimento de ponta e das premissas da atividade de pesquisa para dentro das salas de aula de graduação e pós-graduação permite que se molde um cidadão pleno de saber, que saberá aplicá-lo com responsabilidade social, ambiental e ética. Tais paramentos credenciam os recursos humanos formados na UFRGS a mudar o mundo ao seu redor e estabelecer uma sociedade que seja cada vez mais digna, equânime e voltada para o bem estar social.

A pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências Econômicas abrange todas as áreas de suas atividades e está organizada em grupos e núcleos de pesquisa. Muitos projetos de pesquisa são financiados por órgãos de fomento, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), entre outros organismos públicos e privados nacionais.

Comissão de Pesquisa

A COMPESQ/FCE, no período de 25 de janeiro de 2018 a 24 de janeiro de 2020, é composto da seguinte maneira:

Coordenação

Andé Moreira Cunha (coordenador)

.

Membros Natos

Coordenador do PPGE – Ricardo Dathein

Coordenador do PPGEEI – André Luiz Reis da Silva

Coordenador do PPGDR – Gabriela Peixoto Coelho de Souza

Diretor do IEPE – Leonardo Xavier da Silva

.

Representantes Titulares

Éverson Vieira dos Santos (servidor técnico-administrativo)

.

Representantes Suplentes

Thais Santana da Rosa (servidor técnico-administrativo)

Daniela Dias Kuhn (docente)

 

Listados abaixo estão os Grupos e Núcleos de Pesquisa vinculados à FCE:

〉 IEPE – Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas

O Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (IEPE) foi fundado em 05 de agosto de 1953 e é órgão auxiliar da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE). Inicialmente denominado de Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas, passou a intitular-se Centro em 1970, mas manteve a sigla original. O IEPE possui Secretaria Geral, Núcleo de Pesquisa e Estatística, Núcleo de Extensão e Projetos e Núcleo de Publicações.

Entre os objetivos do IEPE, destacam-se a realização de pesquisas e estudos teórico-práticos relacionado à economia e áreas afins e problemáticas enfrentadas pelos governos federal e do Estado do Rio Grande do Sul; possibilitar estágios aos alunos da faculdade e egressos; realização de cursos relacionados às pesquisas e aos estudos desenvolvidos; além de divulgar suas análises e resultados obtidos nas pesquisas e estudos desenvolvidos pelo centro.

Site: ufrgs.br/iepe

E-mail: iepeipc@ufrgs.br

Telefone: (51) 3308-3430/(51) 3308-3447


〉 CEGOV – Centro de Estudos Internacionais sobre Governo

O Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV) é um centro multidisciplinar da UFRGS que realiza pesquisas sobre a ação governamental, tanto no Brasil como no exterior, a partir de uma perspectiva comparada. Reúne pesquisadores de alto nível em diversas áreas, como Economia, Ciência Política, Relações Internacionais, Direito, Administração e Sociologia, além de pesquisadores especializados em áreas específicas de políticas públicas: saúde, educação, esporte, segurança, política externa e defesa nacional.

Todos os pesquisadores atuam em projetos multidisciplinares nas áreas de política internacional, governança, monitoramento e avaliação de políticas públicas, desenvolvimento institucional e de capacidades para a governança, economia brasileira e sul-americana, modelos institucionais e comparados e processos decisórios.

Site: ufrgs.br/cegov

E-mail: imprensa@cegov.ufrgs.br

Telefone: (51) 3308-4715/(51) 3308-4716

 


〉 NAPE – Núcleo de Análise de Política Econômica

Origem do NAPE

O NAPE foi criado em 1994, imediatamente após o Plano Real, visando ao acompanhamento da conjuntura econômica do referido Plano. O NAPE, inicialmente, era constituído pelos Professores Fernando Ferrari Filho, Flávio Fligenspan, Marcelo Portugal e Roberto Camps de Moraes, por alguns alunos do Programa do Programa de Pós Graduação em Economia da UFRGS e pelos bolsistas de iniciação científica dos referidos professores. Atualmente, os membros regulares do NAPE são os Professores Flávio Fligenspan, Marcelo Portugal, Sérgio Monteiro e Maurício Weiss, e os pesquisadores Cecília Rutkoski Hoff, Denilson Alencastro, Eduardo Miguel Schneider, Everson Vieira dos Santos, Henrique de Abreu Grazziotin e Martinho Roberto Lazzari.

O objetivo do NAPE é o de analisar a conjuntura econômica nacional e internacional. Para tanto, é elaborada, trimestralmente, uma Carta de Conjuntura, contendo informações e análises sobre economia mundial, política fiscal, política monetária, inflação, balanço de pagamentos e nível de atividade econômica, entre outros tópicos. A Carta é apresentada em um Seminário aberto ao público, em que é debatida a conjuntura econômica.

Site: ufrgs.br/nape

E-mail: cpge@ufrgs.br

Telefone: (51) 3308-3440/(51) 3308-4050


〉 NECON – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Contabilidade

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade (NECON) foi criado em 1999 pelo Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (DCCA) da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE), visando atender a demanda da comunidade que buscava por cursos de especialização direcionados à sua área de atuação profissional e ao mercado de trabalho. O NECON oferece cursos de pós-graduação lato sensu (especializações) voltados às áreas de Contabilidade Governamental, Controladoria e Perícia e Auditoria.

Em 2000, foi firmado um acordo entre o Núcleo e o Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) para a realização do primeiro curso stricto sensu: o Mestrado Profissionalizante em Economia com ênfase em Controladoria. Dando seguimento a esse acordo, em 2007, foi criada a primeira turma de Master Bussiness Economics (MBE) em Controladoria, oferecendo aos alunos uma formação sólida, compatível com as atuais exigências em termos de competências e habilidades para a atuação do controller em uma economia globalizada. Desde sua criação, mais de 800 alunos se especializaram pelo NECON.

Site: ufrgs.br/necon

E-mail: necon@ufrgs.br

Telefone: (51) 3308-3130/(51) 3308-3312

 


〉 Grupo de Pesquisa em Mercados Não Agrícolas Rurais

Sob o olhar de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de diversas áreas – Sociologia, Antropologia, Agronomia, Economia, Arquitetura, Comunicação, Turismo, Geografia, Direito -, o grupo desenvolve trabalhos de pesquisa científica e de divulgação colaborando com a compreensão e a construção do conhecimento dos mercados não agrícolas rurais, que vêm proporcionando novas dinâmicas socioeconômicas no espaço rural.

Site: ufrgs.br/mercados

E-mail: turismorural@ufrgs.br

Telefone: (51) 3308-3965


〉 TEMAS – Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade

O grupo TEMAS articula-se em torno da problemática das inovações tecnológicas e seu impacto em contextos sociais específicos. O enfoque principal de análise restringe-se à área das ciências sociais, mais particularmente da sociologia das inovações ou sociologia da tecnologia.

Esse grupo de pesquisa foi formado em 2003, a partir de atividades de um núcleo homônimo que atuou na universidade entre os anos de 1997 e 2000.  Das discussões e ações emanadas do TEMAS, entre outras, teve origem o atual Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR), em nível de mestrado (1999) e doutorado (2003).

Site: ufrgs.br/temas

E-mail: jal@ufrgs.br

Telefone: (51) 3308-6885


〉 GRIMAD – Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento

O GRIMAD foi constituído no ano de 2000, relacionado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE). Encontra-se cadastrado como grupo de pesquisa, tanto na UFRGS como no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e engloba as seguintes áreas do conhecimento:

  • Ciências Agrárias: Agronomia; Ciências Biológicas: Biologia e Ecologia;
  • Ciências Sociais e Humanas: Antropologia, Educação, Geografia, Política e Sociologia;
  • Ciências Sociais Aplicadas: Economia; Ciências da Saúde e Saúde Coletiva.

O grupo de pesquisadores das várias áreas do conhecimento desenvolve pesquisas relacionadas às dinâmicas sócio-ambientais no espaço rural.

Site: ufrgs.br/grimad

E-mail: verdum@ufrgs.br

Telefone: (51) 3308-3281

 

〉 GEPAD – Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural

O grupo articula-se em torno da temática da agricultura familiar e do desenvolvimento rural, tendo como objetivo analisar as formas de organização e trabalho das famílias que vivem nos espaços rurais. Também aborda aspectos da sociabilidade, da cultura e da ação política e institucional destes grupos sociais. O desenvolvimento é focalizado a partir de uma perspectiva multidisciplinar, tratando-o como um processo que visa à melhoria das condições de vida, ao fortalecimento institucional e à diversificação das estratégias de reprodução social das famílias e dos territórios rurais.

As linhas de pesquisa do GEPAD são:

  • Modos de vida rurais e diversificação das formas sociais familiares;
  • Cultura, sociabilidade e ação política nos espaços rurais; e
  • Processos de desenvolvimento rural: o Estado, as políticas públicas, os atores e as instituições.

Site: ufrgs.br/agriculturafamiliar

Telefone: (51) 3308-3281

〉 NEPEMIGRA – Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Migrações

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Migrações (NEPEMIGRA) surgiu em 2018 com o intuito de coordenar diversas atividades de extensão e pesquisa realizadas na UFRGS, relacionadas aos fenômenos contemporâneos da migração, entre elas o Grupo de Pesquisa sobre Refugiados, Imigrantes e Geopolítica (GRIGs), a Cátedra Sérgio Vieira de Mello e o Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados (GAIRE). Assim, a criação do Núcleo pretende vincular esses grupos e projetos de pesquisa de forma a aglutinar e solidificar o conhecimento produzido, além de possibilitar o intercâmbio entre pesquisadores das mais variadas áreas de conhecimento.

Os professores responsáveis são Fabian Scholze Domingues, de Economia e Relações Internacionais, Veronica Korber Gonçalves, de Relações Internacionais e Roberta Camineiro Baggio, do Direito. As reuniões do NEPEMIGRA acontecem quinzenalmente às terças-feiras, 17h, na sala 21 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Os encontros são abertos ao público e todos os interessados são bem-vindos!

Site: ufrgs.br/nepemigra

E-mail:nepemigra@gmail.com