Extensão

As atividades de Extensão (regidas pela Resolução 17/2015 – CEPE/UFRGS) têm por objetivo estabelecer interação da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) com setores diversos da comunidade. Também à Extensão cabe ampliar e desenvolver o Ensino e a Pesquisa, de modo que os três, – Extensão, Ensino e Pesquisa – operem de forma complementar entre si no âmbito da faculdade. As atividades de extensão da FCE envolvem tanto cursos de extensão como ações de assessoria e apoio a entidades da sociedade civil, dentro dos campos de atuação da FCE.

Comissão de Extensão

A COMEX/FCE, no período de março de 2018 a março de 2020, é composto da seguinte maneira:

Coordenação

Rosa Ângela Chieza (coordenador)

Verônica Gonçalves (coordenador substituto)

.

Representantes Titulares

Verônica Gonçalves (RI)

Rosa Ângela Chieza (DERI)

Gilmar Godoy Gomes (servidor técnico-administrativo)

.

Representantes Suplentes

Ângela Rozane Leal de Souza (DCCA)

Marcia Bianchi (DCCA)

Eduardo Pertille Costa Leite (servidor técnico-administrativo)

.

Listados abaixo estão as Atividades de Extensão vinculadas à FCE

〉 Educação Financeira

Idealizado pela empresa júnior Equilíbrio – Assessoria Econômica e coordenado pelo professor Cássio da Silva Calvete, o curso de Extensão Educação Financeira tem por objetivo desenvolver a cultura de educação financeira janto para pessoas físicas quanto jurídicas. Neste sentido, e em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e com a Santa Casa de Misericórdia, os alunos integrantes da Equilíbrio desenvolvem ferramentas de organização de contas pessoais, melhorando a saúde financeiras de pessoas e empresas.

A assessoria prestada pelos alunos – sempre auxiliados pelo professor Cássio – atua em três dimensões distintas: a) atendimento individual de pessoas físicas; b) recálculos de dívidas solicitados pela Defensoria Pública; e c) palestras em empresas.

Para maiores informações, entre em contato com o professor Cássio pelo e-mail cassio.calvete@ufrgs.br.


〉 Educação Fiscal e Cidadania

O curso de Extensão Educação Fiscal e Cidadania foi criado em 2015, sendo fruto do esforço conjunto da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) e do Centro de Estudos Internacionais sobre o Governo (CEGOV/UFRGS) – e em parceria com a Receita Federal do Brasil, Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre e Instituto de Justiça Fiscal – o curso atua no âmbito do Programa Nacional de Educação Fiscal.

O principal objetivo do curso é contribuir com a formação e capacitação de multiplicadores, que irão auxiliar na disseminação de conhecimento na sociedade em temas relacionados à origem, aplicação e controle dos recursos públicos, fomentando, assim, o controle social. Desta forma, o curso de Educação Fiscal trata de questões relativas à função do Estado, como tributação, gasto público e transparência.

Além da qualificação no âmbito interno da Universidade (discentes, servidores docentes e servidores técnico-administrativos), o curso se destina também ao público externo (estudantes de escolas, associações de bairro, participantes de movimentos sociais, dentre outros).

Para maiores informações, entre em contato com a professora Rosa Chieza pelo e-mail rosa.chieza@ufrgs.br.


〉 Fórum FCE

O Fórum FCE foi aprovado pelo Conselho da Unidade (CONSUNI) como parte do novo Projeto de Desenvolvimento Institucional da Faculdade (PDI). A realização do Fórum busca suprir à necessidade da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) ter em sua agenda evento regular para discussão sobre temas relevantes da economia e da política, brasileira e internacional, com base em exposições de professores da Faculdade e de convidados.

Ao final do ano de 2016, em face dos movimentos havidos na UFRGS contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do teto de gastos, houve uma demanda mais forte para que nossa comunidade se reunisse para debater temas importantes ao país. Pode-se dizer, assim, que a situação inspirou a concepção do Fórum FCE como um atividade regular da Faculdade de Ciências Econômicas.

Os temas debatidos no Fórum são contemporâneos e relacionados a economia e política do Brasil e do mundo, sendo o espaço uma oportunidade para o debate e exercício da argumentação, uma oportunidade de compreender múltiplas visões. “Em lugar de elevar a voz, precisamos esgrimir bons argumentos e refletir sobre eles. Este é um papel essencial que cumpre uma Universidade pautada pelo livre debate de ideias”, ressalta o professor Carlos Henrique Vasconcellos Horn.

O Fórum FCE reúne profissionais altamente qualificados, engajados em pesquisa regular sobre a economia e a política brasileira e internacional, que apresentam os resultados de suas pesquisas em seminários de pós-graduação e em encontros científicos. Muitos de nossos professores são convidados para eventos fora da Faculdade e para debates na mídia. Assim, nada mais natural que também aqui na FCE tenhamos um momento em que esses professores e convidados possam debater sobre temas contemporâneos que são do interesse da comunidade, oportunizando, assim, uma interação especial com estudantes e o público em geral.

Acesse a página dedica ao repositório de arquivos do I Fórum FCE, ocorrido em 30 de 2017, aqui.


NEA〉 NEA – Núcleo de Economia Alternativa

O Núcleo de Economia Alternativa (NEA) é um espaço que visa a indissociabilidade acadêmica entre Extensão, Ensino e Pesquisa, apoiado pelas das demandas populares no mundo do trabalho. Busca-se o compartilhamento de experiência e conhecimento, além de conferir novo significado a conceitos de produção, trabalho e gestão de negócios.

Ainda, o NEA mantém a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), que oferece suporte ao trabalho cooperativado, através de novas formas de gestão, relações humanas e trabalho – todas associadas a uma educação continuada – resultando numa melhor qualidade de vida para os trabalhadores. O objetivo final é demonstrar aos cooperativados, ao governo e à sociedade em geral que uma economia popular é tão viável quanto a das grandes empresas.

Site: ufrgs.br/neaitcp

E-mail: itcpufrgs@gmail.com

Telefone: (51) 3308-3075


〉 UFRGSMUN Back in School (BIS)

O UFRGSMUN Back in School (BIS) foi criado em 2007 e é administrado pelos alunos do curso de Relações Internacionais da FCE. O principal objetivo do BIS é levar temas de Relações Internacionais à alunos de ensino médio de escolas públicas.

O projeto BIS surgiu como extensão do UFRGSMUN, evento anual de simulações das Nações Unidas, voltado para estudantes da graduação. Atualmente, tais simulações ocorrem em diversas escolas e universidades do mundo inteiro, sendo o UFRGSMUN um dos principais do Brasil.

O intuito do BIS é promover esse modelo de aprendizagem nas escolas públicas através de aulas e debates. Desta forma, permitindo que os alunos aperfeiçoem seu senso crítico, pratiquem a oratória e discutam sobre importantes questões globais da atualidade.

Para maiores informações, entre em contato com a professora Sônia Maria Ranincheski pelo e-mail sonia.ranincheski@ufrgs.br.