Planejamento estratégico: como funciona?

O planejamento estratégico é um instrumento que auxilia a Faculdade de Ciências Econômicas a pensar sobre o futuro. Em termos práticos, é um documento que define objetivos para os próximos anos e ações para alcançá-los.

Na FCE, esse processo é participativo e busca, periodicamente, consultar a comunidade. Com isso, é possível identificar problemas e modos de solucioná-los, por exemplo. Também é possível indagar sobre prioridades para os próximos anos e iniciativas que podem ser criadas para que a Faculdade ensine, pesquise e faça extensão com cada vez mais qualidade.

O processo de construção do atual Planejamento Estratégico iniciou-se em 2017, com a estruturação do Núcleo de Planejamento Estratégico. A partir de então, uma série de discussões e ações ocorreram para que ele fosse concebido de forma participativa.

 


Mapa estratégico da FCE: objetivos de longo prazo

 

As primeiras etapas de planejamento estratégico na FCE resultaram na definição de diversos objetivos de longo prazo para a Faculdade. Essas informações foram sintetizadas no mapa estratégico, que aponta todas as direções nas quais a FCE deve caminhar nos próximos anos, sugerindo medidas que precisam ser tomadas no futuro.

O mapa estratégico está estruturado em três perspectivas – Resultados Institucionais, Processos Internos e Sustentabilidade Financeira – , e sete eixos de atuação. Cada eixo apresenta uma série de Objetivos para o Planejamento.

 

 


Ações propostas para 2019-2025

 

Para consolidar o planejamento estratégico da Faculdade e propor ações realmente exequíveis para o atingimento dos objetivos, para todos os itens desse mapa estratégico foram elencadas iniciativas pontuais.

A proposta é a de que essas ações sejam executadas no período 2019-2025, cumprindo com o que foi planejado para esse prazo. Para consultar todas as ações indicadas para cada um dos objetivos estratégicos da FCE, clique no botão abaixo.

Consultar documento

 


O processo é participativo! Registre suas opiniões

 

Agora é o momento de você fazer sugestões sobre essas ações. Acredita que elas realmente contribuirão para a Faculdade atingir seus objetivos de longo prazo? Acha que talvez sejam necessárias novas ações? Se você tem algo a dizer, seja para propor iniciativas ou para sugerir que outras sejam excluídas, participe do processo de consulta, disponível de 9 a 31 de julho.

Essa é uma oportunidade para você analisar o que a Faculdade pretende realizar nos próximos anos, com base no que foi levantado durante todo o processo de construção do Planejamento Estratégico desde 2017.

Podem participar alunos, professores e técnicos da FCE. Após o período de consulta, todas as sugestões serão analisadas pelo Núcleo de Planejamento Estratégico e poderão compor o documento final do Planejamento Estratégico.

Participe da consulta

 


Tem dúvidas? Faça contato

 

Todo esse trabalho é realizado pelo Núcleo de Planejamento Estratégico da FCE, que está à disposição para esclarecer dúvidas e receber sugestões. Se quiser fazer contato, os canais são planejamentofce@ufrgs.br e 51 3308.3132.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.