O que é?

grandinho

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul possui um acervo edificado dos mais significativos no contexto urbano da cidade de Porto Alegre. Nele convivem duas gerações históricas e artísticas de edificações dos séculos XIX e XX.

Na busca da preservação desse patrimônio cultural e dessa memória, a UFRGS inscreveu, em 1998, o Projeto Resgate do Patrimônio Histórico e Cultural da UFRGS no Programa Nacional de Apoio à Cultura do Ministério da Cultura (PRONAC).

A principal fonte de recursos do referido projeto é a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), conhecida também como Lei Rouanet, que possibilita às empresas e aos cidadãos aplicarem uma parte do Imposto de Renda devido em ações culturais. É importante ressaltar que o interesse em contribuir com a restauração de nossos prédios históricos demonstra os sentimentos de gratidão e de retribuição à instituição seja pelos conhecimentos adquiridos nos bancos acadêmicos ou mesmo pelos avanços proporcionados à sociedade através de suas pesquisas de excelência.

A Missão

A nossa missão é salvaguardar o patrimônio cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exercitando a memória coletiva e fortalecendo a cidadania.

Saiba mais sobre o Setor de Patrimônio Histórico