FCE e Queen Mary University of London exploram oportunidades de parceria

Com o objetivo de ampliar o processo de internacionalização da FCE, a Faculdade de Ciências Econômicas tem buscado firmar cada vez mais parcerias com instituições de outros países. A exemplo da recente aproximação com a Universidade de Cambridge, que resultou na escola de inverno sobre sul global, a Faculdade inicia agora tratativas com a Queen Mary University of London (QMUL). No dia 6 de junho, a FCE recebeu os professores da universidade britânica Colin Grant e Paul Heritage.

A reunião foi realizada com a finalidade de promover a aproximação entre as duas instituições e explorar as possibilidades de parceria, em especial por meio da mobilidade de professores e alunos e da organização de eventos e publicações em conjunto. O encontro contou com a presença da vice-diretora da FCE Maria de Lurdes Furno e dos professores André Cunha, Henrique Morrone, Leandro Valiati, Luiza Peruffo, Silvia Ferabolli, dos programas de pós-graduação em Economia (PPGE) e em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI).

Um dos principais pontos de conexão acadêmica entre a FCE e a Queen Mary University of London está no campo de políticas públicas. Com a recente inauguração do Global Policy Institute, focado em ensino e pesquisa nessa área, a universidade britânica busca parceiros em todo o mundo para ampliar o alcance da atuação do instituto, que tem linhas voltadas especificamente para o estudo de países em desenvolvimento.

A visita à FCE foi realizada dentro de uma agenda que envolveu a articulação da instituição estrangeira com diversos programas de pós-graduação da UFRGS, em especial de áreas como Economia, Enfermagem, Odontologia, Políticas Públicas, Relações Internacionais e Saúde Coletiva.

No âmbito da Faculdade de Ciências Econômicas, as tratativas junto à Queen Mary University of London estão sendo conduzidas pelos professores André Cunha e Leandro Valiati, que estão abertos à participação de outros docentes interessados em estabelecer acordos com a universidade britânica. Os contatos podem ser feitos pelos e-mails andre.cunha@ufrgs.br e leandro.valiati@gmail.com.

 

Encontro aconteceu na sala 13 da Faculdade de Ciências Econômicas

Últimas atualizações:

Links úteis

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação

Professores

Tua UFRGS

Datas letivas

Catálogo do servidor

  • All Post
  • Oportunidades

15 de outubro de 2026

Oportunidade de bolsa para estudantes da FCE

13 de outubro de 2026

Oportunidade de estágio para estudantes da FCE

Redes sociais

Edit Template

Faculdade de Ciências Econômicas | UFRGS
Av. João Pessoa, 52 | 90046-901
Porto Alegre/RS – Brasil
51 3308.3502
fce@ufrgs.br